Este artigo foi originalmente publicado a 8 de outubro de 2021 e foi atualizado a 18 de setembro de 2023.
A Black Friday não é só um evento, é uma maratona! Exige técnica, concentração e conhecimento sobre como preparar uma campanha de Black Friday, para chegar à meta com uma sensação de vitória!
Todos os treinos até ao momento são essenciais para evitar lesões que possam prejudicar não só o presente, mas também o futuro da marca. E quem participa numa corrida, participa também em várias: existe a Black Friday, Cyber Monday e, os mais destemidos, podem pensar já no Natal.
Estão prontos para um mega aquecimento dos pés à cabeça? Vamos lá!
1. Começa por definir uma estratégia
Pondera os produtos, descontos, pacotes de oferta, de tudo o que desejas incluir na tua campanha.
Quanto às redes sociais, estas podem ser mais que simples motores de promoção. O social commerce (s-commerce) permite vender produtos diretamente nas redes e pode ser muito vantajoso para a tua marca, dependendo do público-alvo.
Quais os produtos que terão descontos?
Enquanto alguns consumidores preparam as prendas de natal, outros procuram oportunidades e descontos. Consulta quais as tendências e os produtos mais pesquisados no ano para decidir quais os produtos que irão ter desconto.
Os carrinhos de compras abandonados na loja online também podem ser uma fonte de inspiração:
- Analisa quais os produtos que foram selecionados;
- Identifica a partir de que valor o carrinho foi abandonado;
- Define descontos atrativos que possam levar o cliente a finalizar a compra.
O registo dos produtos com maior volume de encomendas e as Wishlists também podem ajudar nesta tarefa.
Qual a tua estratégia de venda?
Podes escolher o produto mais vendido, atribuir um desconto e usá-lo como chamariz para recomendar outros produtos (cross-selling). No entanto, também podes sugerir um produto novo que é melhor em termos de qualidade do que o cliente estava disposto a comprar (up-selling).
Quais os teus descontos e proposta de valor?
Considera os descontos que vais oferecer, pois uma coisa é certa: os clientes esperam promoções especiais. Mas qual o formato a usar? Vales de desconto? Portes gratuitos? Pacotes de produtos? Os lucros serão doados a uma instituição de solidariedade?
Pensa num desconto original e no canal que vais utilizar para o distribuir.
Nestes eventos, pode ser uma boa estratégia investir em publicidade paga para garantir que alcanças o público certo. Contudo, o CPM e o CPC durante estes dias provavelmente estarão mais elevados do que no resto do ano, devido à procura e à concorrência. Como tal, convém estabelecer um orçamento para anúncios pagos ou para colaborar com influenciadores digitais. Não te esqueça de que deves investir nos canais de comunicação que geram maior retorno de investimento para a tua marca.
Qual a duração da promoção?
A promoção estará em vigor durante toda a semana, apenas durante as 24 horas da Black Friday ou até à Cyber Monday? Escolhe qual a opção mais conveniente para vender os teus produtos.
Quem são os teus concorrentes?
Como estarão a preparar a campanha de Black Friday? Subscreve as suas newsletters, está atento ao que eles publicam nas redes sociais e ativa Google Alerts para saber o que é dito sobre estas empresas e sobre a tua também, claro.
2. Prepara conteúdos originais e consistentes
Um dos passos essenciais para preparar a campanha de Black Friday é a criação de conteúdo adequado e atrativo:
- Ilustra as promoções com um design criativo e consistente em todas as redes, desde a fotografia de perfil a um carrossel original com os vários produtos que têm o mesmo desconto;
- Nas redes sociais, o importante é interagir com emojis, perguntas, gifs e hashtags gerais (#blackfriday #giftsforhim…) e específicos da sua marca (#ninjasblackfriday);
- Explora diferentes formatos de conteúdo, como vídeos que mostrem o produto ou stories com ofertas relâmpago. Inclui CTAs mais imediatos, como “compra já” ou “não percas esta oportunidade” e coloca o link para a página onde estão os produtos com o desconto. Se tiveres vários links, podes utilizar ferramentas como o linktree ou desenvolver uma landing page com foco na campanha;
- Atualiza o teu blog com artigos relacionados com os produtos que pretendes vender, desde tutoriais a testemunhos. Explora as palavras-chave relacionadas com esse tópico para gerar mais tráfego e escreve artigos otimizados para os motores de pesquisa. Publica esses artigos nas redes sociais para intercalar com as tuas mensagens mais promocionais e não cansar os teus seguidores;
- Quando tudo estiver pronto, confirma os melhores momentos para publicar consoante a tua audiência e as redes sociais onde tem presença e calendariza todas as publicações. Assim, terás menos uma preocupação em mente quando o dia do evento chegar.
3. Aposta em e-mail marketing
Existem várias razões pelas quais recomendamos apostar em e-mail marketing, tais como:
- Um visitante da tua loja online deixou produtos abandonados no carrinho de compra? Envia um e-mail original para relembrar que os produtos estão ansiosos para conhecer a sua nova casa;
- Gostarias de ter mais subscritores? Aproveita este período, que atrai mais gente ao site, para ativar um pop-up de subscrição com uma oferta de boas-vindas, por exemplo;
- Tens clientes que já compraram os teus produtos mas que nunca mais voltaram? Convida-os de volta, seja através de um e-mail ou com campanhas de remarketing para uma lista de clientes já existentes e mostra-lhes as suas novidades.
- Por último, valoriza os teus clientes mais fiéis e oferece-lhes um desconto maior, sugestões personalizadas ou acesso prévio a promoções através de um código enviado por e-mail.
- Mas lembra-te de que todos somos humanos: tanto quem escreve o e-mail, como quem o lê. Sê moderado e não exageres na linguagem comercial. Explora as emoções e faz os clientes sentirem-se especiais, da mesma forma que ficas satisfeito quando o teu produto é escolhido por eles.
4. Cria suspense
O primeiro objetivo é criar um ambiente de curiosidade e de mistério para atrair os potenciais clientes à tua loja online no dia do evento:
- O que achas de criar jogos para ganhar descontos? Ou desafios originais que levem as pessoas a participar e a descobrir as vantagens dos teus produtos?
- Ofertas diárias limitadas no tempo também podem resultar bem, pois dão uma sensação de urgência e de oportunidade única;
- Coloca a melhor oferta no topo da página para atrair mais clientes ou cria um evento no Facebook;
- Também podes criar wishlists no site ou perguntar o que as pessoas gostariam de comprar através de uma pool nas stories do Instagram. Existem várias ações dinâmicas e interativas que podes implementar. Até podes colocar um countdown que conte os dias ou horas que faltam até à Black Friday!
5. Otimiza o teu site
- Assegura que o teu site é compatível com todos os dispositivos;
- Simplifica o processo de pagamentos e disponibiliza opções de preenchimento automático de informações;
- Testa o teu site ou pede a alguém de fora que o avalie com um olhar mais fresco. Se preferires, existem plataformas que fazem isso por ti e que até comparam o teu site com outros semelhantes, para que tenhas uma melhor ideia dos teus pontos fortes e fracos;
- Está disponível para os teus clientes. Prepara algumas mensagens predefinidas para enviar pelas redes sociais ou cria um chat no site com mensagens automatizadas tais como “Iremos responder o mais breve possível. Entretanto, aproveita e vê estes produtos com desconto de 50%. Não percas esta oportunidade!”.
6. Verifica t-u-d-o
Desde confirmar o inventário à atualização da política de devoluções, é fundamental verificar que tudo está em ordem para a Black Friday. Divide as diferentes tarefas e respetivos prazos pelos membros da equipa, para que nada fique pendente.
Pensa nos piores cenários que podem vir a ocorrer e qual será a melhor solução para cada um deles. Um determinado produto esgotou, mesmo apesar de teres encomendado/produzido muito mais do que imaginavas que iria ser vendido? Oferece um vale de oferta com o desconto correspondente à Black Friday, por exemplo. Pode não ser a solução ideal, mas é melhor do que deixar o cliente aborrecido e sem vontade de comprar os teus produtos.
Não te esqueças: mais vale prevenir (agora, que ainda tens tempo) do que remediar (no próprio momento, no meio de tanta coisa).