Este artigo foi originalmente publicado a 06 de outubro de 2020 e foi atualizado a 1 de fevereiro de 2023, para refletir as alterações ao longo do tempo.
Quais as diferenças entre uma agência de social media e uma equipa interna? Porquê contratar uma agência de social media? E o que é que agência de social media faz? Como existem prós e contras em ambas as hipóteses, vamos desvendar a estratégia de ataque por detrás de ambas.
Treino intensivo
Imagine uma agência de social media como sendo uma equipa de ninjas especialistas em várias missões, mas com um único propósito: proteger a sua marca e levá-la ainda mais longe. Como tal, cada ninja realiza diversos treinos intensivos para que estejam sempre a par das técnicas mais recentes e dos truques mais infalíveis para concretizar os seus objetivos.
Por outro lado, pode contratar individualmente diferentes especialistas e formar a sua equipa. Na verdade, ter uma equipa interna garante-lhe uma enorme vantagem ao estar focada a 100% na sua marca e nos seus concorrentes diretos ao passo que uma agência tem a sua marca e outras. Porém, será que compensa?
Em primeiro lugar, tem de ter em conta o tempo que necessita para procurar, contratar e a dar formação. Encontrar um digital manager, um copywriter, um designer, um gestor de redes sociais entre outras profissões igualmente essenciais pode ser ser um processo demorado e dispendioso financeiramente.
O salário de cada funcionário não é a única despesa em vista, pois também tem de escolher os melhores programas para realizar o que pretende, realizar cursos técnicos e obter certificações, adquirir material de escritório, etc. Não descartamos a hipótese de esta opção ser mais barata a longo prazo, mas terá os mesmos resultados?
Basta um dos membros da equipa estar a fazer um curso, de férias ou de baixa que a equipa fica incompleta e pode comprometer o trabalho em geral. Claro que o mesmo pode acontecer numa agência e um ninja estar em baixa forma. Mas temos sempre outros ninjas preparados para atacar.
Momento da batalha
Uma equipa interna tem a vantagem de conhecer os segredos da casa. Também pode ser mais fácil acompanhar o trabalho, tirar dúvidas e tomar decisões de forma mais imediata. E o facto de escolher os seus próprios colaboradores, pode ajudar a manter o espírito de camaradagem dentro da própria empresa. Mas também pode fazer com que fiquem focados num só plano de trabalho, ficando a faltar um olhar fresco ou uma segunda opinião.
Como ninjas, estamos sempre atentos e evitamos correr o risco de ficarmos presos a uma só estratégia. Depois de nos apresentar a sua marca, iremos arregaçar as mangas da nossa túnica e descobrir qual a melhor estratégia a seguir.
O facto de uma agência ter vários clientes resulta num conhecimento transversal sobre tendências, inovação e uma permanente atualização das últimas informações que andam por aí. Estamos sempre à procura de ideias, de saber quais os melhores passos e golpes a dar, a rever números, comentários, partilhas, reações, conteúdos, fazer relatórios, editar as imagens e a escrever todas as letras que aparecem no botão do website onde as pessoas vão carregar para conhecer a sua marca. Tanta coisa, tanto trabalho… Uff, ficou cansado de ler? Então sente-se e descanse porque nós tratamos de tudo, com muito prazer.
Se acha que é demasiado confuso termos tanto em mãos e que não nos vamos conseguir concentrar, deixamos mais um argumento de contra-ataque. Segundo a tradição ninja, o tempo é um recurso precioso que não se pode desperdiçar. Se precisa de ajuda para desenvolver uma campanha específica ou para atingir determinados objetivos, irá precisar de tempo para encontrar uma solução. Se estivesse nas nossas mãos, já o teríamos feito assim, num estalar de dedos, pronto para entrar em ação após a sua validação.
Um combate de honra
Apesar de este artigo puxar a brasa à nossa sardinha ninja, acreditamos que deve escolher a opção que é mais conveniente para a sua empresa. Tal depende dos seus objetivos, prioridades, competências, composição da equipa, entre outros fatores. E não somos nós que o dizemos. Veja aqui neste artigo.
Mas por vezes, unir forças pode ser a melhor solução. Uma agência de social media e uma equipa interna não têm de ser inimigas mortais. Muito pelo contrário! Por exemplo, se tiver uma equipa interna de pequena dimensão, pode contratar uma agência para realizar certas campanhas. Ter uma agência e uma equipa interna é um excelente exemplo de colaboração e nunca de competição, pois ambas irão complementar-se.
Golpe final: agência de Social Media ou equipa interna?
Se ficou com a ideia de que o melhor é mesmo investir numa equipa interna, não tem problema. Amigos, amigos, ninjas à parte. Votos de sucesso!
Se ainda não ficou convencida/o, veja como temos ajudado os nossos clientes, desde startups a marcas líderes mundiais e peça-nos uma proposta. Podemos aconselhá-lo também em outras questões, se necessitar.
Mas cuidado! Mal nos pergunte porque deve contratar uma agência de social media, irá correr o risco de ser persuadido e de concluir que somos a agência certa para ser a sombra da sua empresa.