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Quem trabalha em Marketing Digital, sabe o quão difícil pode ser iniciar-se na área sem se perder no meio de tanta informação, plataformas, canais, estratégias. Enfim – é uma verdadeira overdose de informação 🤯.

No mês passado, o Vasco Marques lançou o seu novo livro – o Marketing Digital de A a Z. Desde então, tem gerado imenso buzz entre a comunidade de marketing digital. Então decidi fazer algo diferente: vou partilhar consigo como o pode usar para aprender marketing digital na prática e como o vou incorporar nas minhas aulas no próximo semestre.

Estrutura do livro

O livro está estruturado em duas partes:

  1. A primeira parte tem cinco capítulos fundamentais que, no final, contêm seções com quiz, questões frequentes, links de recursos e erros frequentes. Estes capítulos falam sobre:
    1. Estratégia Marketing Digital
    2. Sites e Vendas Online
    3. Redes Sociais
    4. Conteúdos
    5. Google Marketing
  2. A segunda parte tem um glossário com mais de 800 termos relacionados com marketing, tecnologia, negócios, gestão e digital – e ainda um mini glossário com terminologias em português do Brasil e outros termos que se utilizam mais frequentemente em inglês.  

O livro é de fácil consulta, está a cores e permite-nos escrever diretamente nele, em modelos prontos a serem utilizados. 

Este é um verdadeiro manual de trabalho e não podia deixar de o incorporar nas minhas aulas.

Criar uma Identidade Profissional Online

A melhor forma de aprender marketing digital é colocar em prática aquilo que vai aprendendo. E a melhor forma de praticar o que vai aprendendo é ter o seu próprio espaço. Muitas pessoas passam horas e horas a ler blogs e livros de marketing digital sem implementar ou testar o que estão a estudar. Como resultado: não aprendem nada ou esquecem-se facilmente do que aprenderam.

No próximo semestre vou lecionar uma disciplina inteiramente dedicada a métricas de social media na Aveiro Digital School/ISCIA onde os meus alunos terão de desenvolver a sua própria identidade profissional digital. O principal objetivo deste projeto é que os alunos consigam demonstrar que conhecimentos têm sobre as ferramentas de marketing que aprenderam ao longo do curso, além de se destacarem enquanto futuros profissionais de marketing digital. No final deverão ser capazes de criar e analisar o sucesso de um projeto de conteúdo online relevante para os seus objetivos profissionais e interesses pessoais.

Além disso, este será um trabalho que provará aos outros que, se eles conseguem criar uma presença online de sucesso para eles, também poderão fazê-lo para uma marca. E o mesmo se aplica a si.

Em baixo, partilho os passos básicos que deve seguir para criar a sua própria identidade profissional digital (no final do artigo partilho o link para fazer download das diretrizes completas do trabalho que vou dar aos meus alunos).

Passo 1: Definir o seu foco inicial (1ª e 2ª semana)

O marketing digital compreende todas as estratégias que temos disponíveis para tentar levar as pessoas até a um website (aquisição), fazer com que elas voltem (retenção) e fazer com que elas façam uma determinada ação (conversão). Neste passo deve escolher um projeto que lhe permita desenvolver competências nesses 3 níveis:

  • Se tiver interesse em marketing B2B, crie conteúdo sobre as tendências atuais, sobre os sucessos que teve nessa área, conteúdo que o faça questionar e apoiar outros profissionais do sector.
  • Se o seu interesse recair no marketing de eventos, pode explorar as tendências atuais desse setor, destacar a sua experiência na organização de eventos (por exemplo, os meus alunos poderão falar sobre o ABC Digital, um evento que eles organizaram no primeiro ano do curso) falando do que correu bem e do que correu mal, recomendando a outros estudantes e profissionais formas de criarem um evento de sucesso.  
  • Se for branding o tema que mais o motiva, então pode fazer a sua própria análise a marcas e aos seus anúncios, escrever sobre sucessos e insucessos de ações de marcas, falar dos passos para a criação de uma marca.
  • Mas, se o que gosta é de bicicletas, futebol, moda, viagens, empreendedorismo ou até mesmo cerveja, então deve focar-se nesse tópico e partilhar as suas dicas, opiniões, análises, sucessos e insucessos nessas áreas.
  • As suas ideias de conteúdo devem ser completamente suas. Mas é importante que escolha uma área ou tema que o mova. Algo que goste e que o motive ao longo do tempo.
  • Para esta fase do projeto, recomendo que leia o Capítulo 1 – Estratégia de Marketing Digital do livro Marketing Digital de A a Z de Vasco Marques.

Passo 2: Construir o seu espaço online (3ª e 4ª semana)

A melhor maneira de praticar marketing digital é termos um espaço online para implementar tudo o que vamos aprendendo – afinal, foi assim que nasceu o Community Manager Portugal.

Para praticar tudo o que vai aprendendo, crie um espaço online seu. No caso dos meus alunos, recomendo-os criarem um website em WordPress que contenha:

  1. Um espaço de blog específico para partilhar os conteúdos que vai criando.
    1. Este deve ser um espaço de conteúdo atualizado regularmente que destaque os seus interesses, dúvidas ou pensamentos, de forma profissional. Deve ser um lugar onde publica conteúdo relevante e específico para os seus objetivos profissionais. 
      1. Se não gosta de escrever, pode criar conteúdo em vídeo ou podcasts e publicar, respectivamente, no Youtube ou no Soundcloud/Spreaker) e depois incorporar no website.
      2. Idealmente, deverá publicar 1 a 2 conteúdos semanais (especialmente quando está a começar).
  2. Uma área de portfólio: aqui deve partilhar trabalhos realizados anteriormente, seja como voluntário ou como freelancer, em estágios e empregos anteriores ou apenas por diversão e do qual tem orgulho. Para ser verdadeiramente bem sucedido neste ponto, esta área deve ter, pelo menos, cinco itens.
  3. Design visualmente atrativo e visualmente e textualmente coerente: existem diversas formas de tornar o conteúdo visualmente coerente. Pode seleccionar um template que reflita a sua personalidade e, ao mesmo tempo, transmita profissionalismo. 
  4. Para esta fase do projeto, recomendo que leia o Capítulo 2 – Sites e Vendas Online do livro Marketing Digital de A a Z de Vasco Marques.

Passo 3: Começar a praticar (5ª e 6ª semana)

Nesta fase, já deve ter o seu espaço online concluído e pronto para ser divulgado. Deixo aqui alguns dos passos que deve seguir agora:

  1. Colocar no website o link para, pelo menos, duas redes sociais vitais para o seu objetivo profissional:
    1. Perfil do LinkedIn (importante para o sucesso do seu projeto):
      1. Deve incluir toda a informação relevante sobre si, profissionalmente.
      2. Deve incluir uma fotografia sua.
      3. Deve ter um URL personalizado.
      4. Deve estar vinculado a outros sites externos relevantes (como o website que criou).
      5. Deve ser usado regularmente para divulgar o conteúdo que vai criando e publicando no website. 
      6. Deve conter duas recomendações.
    2. Deve ainda escolher outra rede social ou plataforma que acrescente valor à sua identidade profissional online:
      1. Facebook (Página)
      2. Instagram
      3. Pinterest
      4. Twitter
      5. Tumblr
      6. Youtube (Canal)
      7. Vimeo
      8. Prezi
      9. Slideshare
      10. Behance
  2. Partilhar os seus primeiros conteúdos (artigos/vídeos/podcasts e itens do portfólio) nas redes sociais que selecionou.
  3. Para esta fase do projeto, recomendo que leia o Capítulo 3 – Redes Sociais, o Capítulo 4 – Conteúdos e o Capítulo 5 – Google Marketing do livro Marketing Digital de A a Z de Vasco Marques.

Passo 4: Testar, analisar e repetir (7ª semana – para sempre)

Por fim, deve recorrer às estatísticas nativas das redes sociais, ao SSI do LinkedIn e ao Google Analytics para avaliar e registar o seu crescimento ao longo do tempo. 

  1. Exemplos de algumas métricas que deve medir:
    1. LinkedIn: seguidores, conexões, interações.
    2. Facebook: seguidores, partilhas, interações. 
    3. Website/Google Analytics: visitantes únicos, tempo no website, partilhas de conteúdo, comentários, conteúdo mais visualizado.
    4. Outros conforme apropriado.
  2. Para esta fase do projeto, recomendo que preencha, mensalmente, as folhas de métricas no excel Template de Auditoria aos Social Media. Consulte o artigo sobre como fazer uma auditoria às redes sociais, para ver, passo a passo, como preencher esse template.

Este projeto é inteiramente sobre si e deve ser algo pelo qual está de facto interessado e apaixonado. Use o livro Marketing Digital de A a Z de Vasco Marques como um manual e guia de inspiração e ajuda e o livro Digital Marketing Analytics para analisar o sucesso do seu projeto.

Faça aqui download das diretrizes completas para a criação de uma Identidade Profissional Online.

Quem me dera ter tido um guia assim quando comecei.

Obrigada pelo guia e muitos parabéns Vasco!

Compre aqui a sua cópia do livro Marketing Digital de A a Z do Vasco Marques.

Resumo do artigo

O que é o Marketing Digital?

Conjunto de atividades que uma empresa, marca ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos clientes, criar relações e desenvolver uma identidade de marca. De entre as suas principais estratégias estão o marketing de conteúdo, o SEO, a gestão de redes sociais, a publicidade online e o email marketing.

Como aprender Marketing Digital?

A melhor forma de aprender marketing digital é colocar em prática aquilo que vai aprendendo. E a melhor forma de praticar o que vai aprendendo é ter o seu próprio espaço online, nomeadamente um website com o seu blog e/ou portfólio – criando assim a sua própria Identidade Profissional Online.

O que é uma Identidade Profissional Online?

É a nossa marca, em relação às nossas atividades profissionais que vão sendo visíveis através de meios online.

O que é o Marketing Digital de A a Z?

O Marketing Digital de A a Z é o novo livro de Vasco Marques, um manual completo para os profissionais da área, incluindo quiz, questões frequentes, links de recurso, erros frequentes e um glossário.

Quem é Vasco Marques?

É um consultor especializado em Marketing Digital, autor dos livros Marketing Digital de A a Z, Marketing Digital 360, Vídeo Marketing e Redes Sociais 360.