Atelier de marketing digital Google – Aveiro 2019

A importância de recomeçar

Depois de 5 anos sem trabalhar na área de marketing e depois de uma licenciatura em Ciências do Consumo, estava na altura de me relançar nesta área, mas como?

Quando terminei o curso, a confusão entre departamento de marketing e departamento comercial era generalizada pelas empresas mais pequenas e com isso a confusão de funções. Vender no sentido clássico não é de todo uma aptidão com que tenha sido equipado.

A falta de opções na época e algumas más experiências no marketing tradicional levaram-me a seguir outros caminhos.

Longe desta área à tantos anos, a vontade de voltar fez-se sentir, porque o marketing está mais digital do que nunca, e as mentalidades das empresas começam a mudar.

Surgiu a oportunidade de participar neste Atelier da Google e pareceu-me um excelente ponto de partida, não estava enganado.

Durante o Atelier Digital Google foi ficando cada vez mais claro que o marketing digital não vale por si só e tem que funcionar em conjunto com o chamado marketing tradicional e, mais importante, com toda a estratégia empresarial de qualquer empresa que pretende vingar nos mercados actuais.

Curso Presencial de Marketing Digital Grátis

O Atelier Digital da Google, na sua versão presencial, é especialmente focado nos conceitos básicos e conta com oradores escolhidos pela própria Google, e não é por acaso.

O primeiro dia conta com Marco Gouveia, um dos maiores especialistas em SEO (Search Engine Optimization) e SEM ( Search Engine Marketing). Ao contar muitas experiências pessoais (comprovadamente de sucesso), Marco transmite-nos plenamente a importância do mundo digital na mentalidade do empresário moderno ao mesmo tempo que nos faz sair do primeiro dia em pulgas para as 9 e meia do dia seguinte.

No segundo dia, às 9 horas já lá estava, sabendo que só começava às 9 e meia. Dormir não retirou nem uma pontinha de entusiasmo ao dia com a Virgínia Coutinho.

Virgínia Coutinho perderia num duelo de animadores com o Marco Gouveia,  no entanto se o palco fosse Análise da Web e Estratégia Empresarial, Virgínia seria o alvo a abater.

Com um foco, currículo e conhecimento técnico que saltam imediatamente à vista, Virgínia Coutinho pôs toda a gente em sentido e mostrou-nos que o marketing digital é uma coisa séria, difícil e que requer muitas aptidões técnicas. Longe vão os tempos em que um blog com piadolas ou experiências de recém-mamãs eram passatempos sem importância.

Nesta altura percebemos claramente que o caminho a percorrer é longo e trabalhoso e que só os melhores conseguem ter sucesso.

Este reality check talvez tenha sido a causa de estarem menos pessoas no 3º dia do Atelier. Depois de Virgínia Coutinho, quem achava que era fácil, percebeu rapidamente que temos que ser altamente qualificados e que isto do Marketing Digital requer muito trabalho e know-how.

O contacto com a realidade empresarial e de como se pode transformar o marketing digital em dinheiro continuou com André Novais de Paula no 3º dia.

No dia mais longo, muito por culpa de ser o último dia, mas também pela quantidade de informação a assimilar, André Novais de Paula teve pela frente a difícil missão de nos mostrar como o mundo mobile se integra no mundo digital, como nos devemos internacionalizar num mundo onde podemos, sem sair de casa, estar no Brasil, em Portugal e na China ao mesmo tempo.

Percebemos na primeira hora com André, que todo o conhecimento é pouco, e que as dificuldades de trabalhar em marketing digital não são para quem desistiu no 2º dia deste atelier, requer foco, dedicação e trabalho.

Não seria de esperar outra coisa, mas André Novais de Paula mostra que tem o conhecimento e atitude necessários para mostrar todas as oportunidades do mundo mobile e da internacionalização.

André Novais de Paula consegue terminar este atelier a dar dicas e conselhos reais, para um mundo real que vive lado a lado com o digital, uma realidade que existe e é implacável.

Durante 3 dias percebi as linhas gerais do que tenho que percorrer para chegar a ser profissional de marketing digital, que desafios me esperam e que o caminho vai ser longo, e vai requerer muito trabalho e muito estudo.

Vale muito a pena este curso na sua versão presencial. Mostra-nos que, como em tudo na vida, há um lado romântico e idealista que nos dá a vontade e a força para lidar com os desafios e constrangimentos da realidade.