10 passos para fazer uma auditoria às redes sociais

Fazer uma auditoria às redes sociais pode não ser a parte mais glamorosa do trabalho de um gestor de redes sociais. Mas, quer gostemos quer não, tem de ser feito. Afinal de contas, de que outra forma vamos saber se a nossa estratégia está (ou não) a funcionar? Se existem contas falsas ou o nosso perfil está desatualizado? E que oportunidades de melhoria podemos encontrar?

Antes de pensar estrategicamente sobre a utilização das redes sociais, é preciso documentar e avaliar os esforços existentes. Por isso, partilho o processo que deves seguir, passo a passo, assim como uma checklist para garantires que não deixas escapar nenhum detalhe importante. 

O que é uma auditoria às redes sociais

Uma auditoria às redes sociais é uma análise regular da atividade nas redes sociais da empresa. Deve ser feita, no mínimo, trimestralmente.

Porquê fazer uma auditoria às redes sociais

Uma auditoria é focada no passado – ver o que está a acontecer pode ser útil para identificar lacunas, melhorias necessárias e quais os sucessos que devem ser comemorados.

Depois de determinarmos o resultado da auditoria, o próximo passo é descobrir como usar a auditoria para desenvolver e melhorar a estratégia de social media.

Essa auditoria responde a questões como:

  • Qual é a rede social que nos está a trazer os melhores resultados?
  • O público que estamos a impactar nas redes sociais, reflete o público-alvo da marca?
  • Estamos a perder tempo ao estar em determinadas plataformas de social media em vez de dedicarmos esse tempo a outras?

Como fazer uma auditoria às redes sociais

0. Cria um documento (ou usa o meu)

Uma auditoria começa com algum trabalho de investigação e é importante termos um sítio onde colocar tudo o que vamos encontrando – por exemplo, um excel ou uma página no notion.

Eu uso esta checklist de auditoria às redes sociais que criámos na Social Ninjas, agência especializada em social media, para fazer a auditoria aos nossos clientes.

Faz uma cópia para ti e não te sintas obrigado a limitar-te aos pontos do meu template. Personaliza-o para o adaptares às tuas necessidades (e às da marca em análise).

1. Reúne as informações básicas de todas as Redes Sociais

Agora que já tem onde acompanhar todas as contas da sua marca, está na hora de começar a sua investigação.

O primeiro passo da auditoria às redes sociais é fazer uma revisão completa de cada conta que a tua marca tem – não apenas aos três principais (Facebook, Instagram e LinkedIn). Há 5 anos atrás criaste um Pinterest? Existe alguma conta antiga criada por um estagiário ou antigo colaborador no TikTok ou no Youtube? Ou alguém criou uma conta falsa sobre a tua marca?

A tua marca não precisa estar em todas as redes sociais para ser bem sucedida. Mas com esta auditoria vais perceber que redes poderás adicionar ou eliminar numa estratégia futura. E até já podes reservar o username da tua marca em alguma rede que não exista, para caso queiras usá-las no futuro.

Usa o Namechk e o Knowem – estas ferramentas podem ajudar-te a encontrar as contas existentes nas diversas redes sociais. Anota todas (oficiais e não oficiais), incluindo:

Nesta fase é importante anotares:

  • Rede social em questão
  • O nome do perfil e descrição
  • Handle/username
  • URL para acesso
  • Anotar a data da última atividade

Depois de teres todos os perfis listados, está na hora de garantires que todas as tuas passwords estão seguras. Mas, guardar as passwords no template não é seguro. Utiliza ferramentas como a 1Password ou a LastPass que armazenam com segurança todas as passwords. Regista na checklist se a password está segura ou não.

A próxima etapa é decidir em quais plataformas te queres focar. Isso dependerá da tua marca até porque, provavelmente, já terás uma boa ideia de onde pretendes que a tua marca esteja ativa. 

Os perfis escolhidos serão a base da tua auditoria.

2. Analisa o teu branding

Agora que já escolheste que perfis vais auditar, dedica algum tempo a analisar cada um para garantir que estão consistentes em termos de identidade da marca. 

Por vezes delegamos a gestão de diferentes redes sociais a diferentes pessoas e isto pode causar algumas incoerências em diferentes meios. Convém estar atento a este ponto, para que a audiência identifique sempre de forma rápida a tua marca.

Nesta fase é importante:

  • Perceber se a identidade da marca está coerente (p.e. é utilizado o logótipo mais recente)
  • Analisar a coerência do tom de voz (quer nas publicações, como nas biografias e descrições de perfil)
  • Analisar, preencher e atualizar as informações do negócio
  • Anotar se o Perfil/Página está verificada
  • Verificar se todas as redes sociais têm link para o website e anotar esse link
  • Perceber se os posts afixados estão atualizados
  • Comparar todos os pontos anteriores entre as diferentes redes, procurando incoerências (incluindo as informações básicas)

3. Analisa a performance dos diferentes meios

O próximo passo é pesquisar os dados e ver o desempenho de cada um deles. 

Esta é a principal parte da sua auditoria às redes sociais, pois vai-te mostrar o que está a funcionar, o que tem de ser melhorado e quais as tuas oportunidades. A ideia é perceber quais são as redes mais populares e aquelas que te geram maior retorno.

Regista métricas como:

  • Interação total recebida
  • Interação média por publicação (distinguir entre orgânico e pago)
  • Média de publicações semanais (distinguir entre orgânico e pago)
  • Alcance no período em análise (distinguir entre orgânico e pago)
  • Impressões
  • Vendas realizadas nas redes sociais / conversões para o website
  • Lucros associados à tua presença nas diferentes redes sociais (identificando, para isso, os custos a ela associados)

Para recolher essas métricas, podes usar uma ferramenta de gestão de redes sociais como o Swonkie ou podes fazê-lo nativamente, em cada rede social (em baixo explico onde).

Assim que começares a inserir os dados, deve ser bastante óbvio que canais estão a ter melhor performance, especialmente se fizeres esta análise com regularidade. Além disso, deverás também encontrar áreas de oportunidade e os canais que precisam de mais tempo e esforço.

Onde aceder às estatísticas do Facebook e Instagram

A melhor forma de acederes às estatísticas do Facebook e do Instagram, é através do Meta Business Suite.

Aí vais poder saber quais são as publicações com as quais as pessoas estão a interagir (e com quais não estão) para que possas tomar decisões informadas sobre o conteúdo.

Onde aceder às estatísticas do LinkedIn

Para ver as estatísticas da página de LinkedIn abre a página em questão. O módulo de Análise está localizado no menu por baixo do seu logo e nome da página:

Onde aceder às estatísticas do Twitter

Para acederes às métricas do Twitter abre o Tweet Analytics.

Estatísticas de redes sociais no Google Analytics

Agora está na hora de analisar quais as redes sociais que geram mais tráfego para o nosso website. 

Para começar, no Google Analytics (Universal), vai a Aquisição > Todo o Tráfego > Canais e clica em Social (confirma que as datas da análise são as que pretendes). 

Aí vais conseguir analisar o número de visitantes que cada rede social gerou durante o período definido.

Estatísticas das redes sociais no Swonkie

Se usares o Swonkie, consegues aceder a todas as métricas da tua marca no menu de relatórios.

Podes até criar um relatório avançado apenas com as métricas que pretendes para a auditoria, para teres estes dados sempre atualizado e facilitar a recolha de todos os dados nas próximas auditorias.

4. Conhece a tua audiência como ninguém

Ao analisares como cada rede social está a ajudar a tua marca a alcançar os objetivos de marketing, é importante perceberes quem estás a alcançar em cada canal.

A demografia dos teus seguidores é um bom ponto de partida. Por exemplo, os utilizadores do TikTok e Instagram tendem a ser mais jovens do que os do Facebook.

Atualmente, as redes sociais não nos dão tantos dados demográficos quando gostaríamos. Ainda assim, devemos utilizar aqueles que estão possíveis, para perceber se estamos a chegar aos públicos certos.

Aqui é importante:

  • Registar os Gostos de página/Seguidores totais (se possível, avaliar a variação em relação ao mês anterior)
  • Identificar a faixa etária predominante
  • Identificar o género predominante

Podes recolher estes dados exactamente no mesmo sítio que no ponto anterior.

Compara o teu público em todas as redes sociais. O ideal é que sejam coerentes, caso contrário, verifica a tua mensagem e o tipo de conteúdo que estás a partilhar em cada rede para ver se há uma desconexão.

Identifica Seguidores Falsos

Com o crescimento de ferramentas (bots) que seguem automaticamente e de empresas que vendem seguidores nas redes sociais, é importante analisarmos qual a percentagem desses bots que fazem parte dos nossos seguidores. Apesar de não haver forma de analisar isto em redes sociais como o Facebook, Pinterest ou LinkedIn, existem ferramentas para o Twitter e o Instagram que nos ajudam nesta análise.

Para fazer essa análise aos teus seguidores do Twitter, usa a ferramenta Twitter Audit. No caso do Instagram use a ferramenta HypeAuditor ou a Social Audit Pro.

Vê também como identificar quem comprou seguidores no Instagram.

5. Identifique as melhores publicações em cada rede social

O conteúdo é o que liga a tua marca à audiência. Será esse conteúdo o responsável por apresentar os teus produtos e serviços. E, claro, gerar as vendas que pretendes.

Para cada rede social, identifica as 5 publicações:

  • Geraram maior interação
  • Trouxeram mais seguidores
  • Geraram mais conversões/vendas

Assim que tiveres registado essas publicações, analise-as e procura padrões:

  • Identifica a tipologia desses conteúdos (storytelling, educativo ou comercial)
  • Identifica o formato (story, imagem, vídeo, carrossel, link, texto, poll, outro)
  • Identificar se há conteúdos que funcionam em diferentes redes sociais e se há outros que só funcionam para aquela rede em específico
  • Costumas receber mais comentários em fotografias ou em vídeos?
  • As publicações com mais interação no Facebook, são as mesmas que no Instagram?

Este passo vai ajudar-te a melhorar a tua estratégia de conteúdo para as redes sociais. Se as tuas publicações não são atrativas para os teus seguidores, não serás bem-sucedido. Use esta auditoria para analisar o conteúdo que tens vindo a partilhar e identificar quais as publicações que tiveram maior impacte junto do teu público e, consequentemente, te trouxeram melhores resultados, para poderes replicar esse sucesso.

6. Atualiza a tua estratégia, respondendo a estas 7 questões

Este é o ponto máximo da auditoria às redes sociais. Todos os dados analisados anteriormente, respondendo a estas questão, vão tornar a tua estratégia mais forte e capaz de responder aos teus desafios:

  • A minha presença nas redes sociais está a alcançar os objetivos pretendidos?
  • Quais as redes sociais que estão a trazer melhores resultados?
  • Existe alguma rede social que deva ser adicionada/em que se deva voltar a apostar?
  • Existe alguma rede social que não faça sentido para a imagem que quero transmitir da minha marca?
  • Que conteúdos estão a funcionar melhor agora?
  • O conteúdo está a alcançar a audiência pretendida?
  • Estou a conseguir manter-me dentro de uma estrutura de custos que seja rentável para a minha marca?

7. Daqui a 3 meses, repete tudo

É importante referir que a auditoria às redes sociais não é um processo único. Deves realizar esta auditoria, no mínimo, trimestralmente para garantires que está tudo a correr como previsto e procurares alterações à performance das redes sociais da sua marca. Isto porque tanto as plataformas como os públicos estão constantemente a mudar.

E como tal, estas decisões não têm de ser para sempre. Podes decidir focar-te numa rede social durante um tempo, mas na próxima auditoria mudar totalmente a aposta.

O objetivo da auditoria é dar-nos uma melhor compreensão de como está a nossa presença nas redes sociais e fazer planos para o futuro, por isso, usa todas as informações que reuniste para criar uma estratégia de redes sociais mais robusta e definir novos objetivos e metas para o trimestre seguinte. 

8. Extra: Calcula o ROI das redes sociais

O ROI (Retorno do Investimento) é uma métrica financeira que, em traços gerais, nos responde à seguinte questão: A cada 1€ investido, quanto é que recebo de volta?

Por isso, monitorizar e aumentar o ROI da tua marca deve ser uma prioridade. 

A fórmula básica para calcular o ROI das tuas redes sociais é:

(Ganhos das redes sociais – Custos com as redes sociais) / Custos com as redes sociais X 100

Contudo, ganhos e custos podem ser diferentes de marca para marca – especialmente se não vendes diretamente pelas suas redes sociais. Por exemplo, algumas marcas associam um valor a cada novo visitante que obtêm das redes sociais ou a cada lead ganho. É por essa razão que não incluo o ROI na checklist meu template.

Acede à checklist de auditoria às redes sociais.

Resumo do artigo

O que é um auditoria às redes sociais?

Análise regular da atividade nas redes sociais da empresa. Deve ser feita, no mínimo, trimestralmente.

Porque é importante fazer uma auditoria às redes sociais?

Uma auditoria é focada no passado – ver o que está a acontecer pode ser útil para identificar lacunas, melhorias necessárias e quais os sucessos que devem ser comemorados.

Como fazer uma auditoria às redes sociais?

1. Reúne as informações básicas de todas as Redes Sociais
2. Analisa o teu branding
3. Analisa a performance dos diferentes meios
4. Conhece a tua audiência como ninguém
5. Identifica os conteúdos que trouxeram melhores resultados
6. Atualiza a tua estratégia, respondendo a estas 7 questões
7. Daqui a 3 meses, repetir

One thought to “7 passos para fazer uma auditoria às redes sociais (Inclui Checklist)”

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇