Fazer um bom benchmarking para as redes sociais é parte integrante de qualquer estratégia de sucesso.
Isto porque é uma das formas de te conseguires destacar da concorrência. Se no mundo existem cerca de 333 milhões de empresas e nem só de oceanos azuis vivem os mercados, encontrar uma forma de se diferenciar daqueles que concorrem contigo é mais do que necessário: é imprescindível.
Por isso, ao ler este artigo, vais ficar a saber o que é benchmarking e como podes implementar esta prática no plano estratégico de redes sociais da tua empresa.
A postos para melhorar os teus resultados?
Mas antes, o que é o benchmarking?
Para que não existam dúvidas, vamos primeiro explorar o conceito.
Segundo o Priberam, Benchmarking pode ser definido como o “processo destinado a melhorar o desempenho e os procedimentos de uma empresa, baseado na avaliação e comparação de desempenho e procedimentos de outras empresas.”.
E este processo pode ser utilizado para diversas áreas, desde o marketing, a processos operacionais ou mesmo problemas mais específicos da empresa. E claro, para o mote deste artigo: as redes sociais.
Em qualquer um dos casos, a fórmula é sempre a mesma:
- olhar para o que os teus melhores concorrentes fazem – ou empresas que te inspirem;
- olhar para o que a tua empresa está a fazer;
- identificar pontos de melhoria.
Simples? Na teoria, sim! Na prática, por vezes, saber por onde começar é um obstáculo. Por isso, passamos agora para o cerne da questão:
Como fazer um bom benchmarking para as Redes Sociais?
Primeiro de tudo, define o que pretendes analisar
Antes de começar o processo de benchmarking, precisas definir claramente o que pretendes analisar.
Porque existem diferentes aspetos importantes para os quais o benchmarking pode ajudar a dar resposta nas redes sociais, como por exemplo:
- Ter mais seguidores
- Vender mais a partir das redes sociais
- Construir uma comunidade
- Não sei mesmo o que devo fazer nesta rede social, preciso de bons exemplos
Além disto, existem diferentes redes sociais. O que significa que deves escolher aqueles que pretendes analisar, tendo em conta o objetivo que tens para a tua empresa.
Quanto mais focada for a análise, resultados mais concretos terás.
Ainda assim, não te cinjas completamente ao que pretendes analisar – vai explorando outras vertentes, de forma menos aprofundada. Porque é nos locais mais improváveis que surgem os melhores exemplos e as melhores ideias.
Escolhe as empresas de referência
Para esta escolha, podes ir por 2 vertentes:
- analisar a tua concorrência direta e líderes de mercado na tua área de atuação
- escolher os melhores exemplos para o que pretendes realmente analisar
Isto porque nas redes sociais não compete apenas por produto: competes sobretudo pela atenção das pessoas.
Então, sim: é importante analisar o que a tua concorrência está a fazer. Mas também importa perceber quais são os melhores exemplos daquilo que também pretendes para as tuas redes sociais.
Podes utilizar relatórios externos, case studies, palestras e outros para encontrar estes casos.
Recolhe e analisa os dados, utilizando o Swonkie
Chegou então o momento de passar à ação. Nesta fase, importa recolher tanto dados quantitativos, como qualitativos.
O que é que isto significa? Que precisas tanto dos dados numéricos de cada uma das redes como das publicações em si, para retirar conclusões.
E neste passo, o Swonkie, uma plataforma de gestão de redes sociais, pode ajudar.
Para isso, basta:
- Aceder ao Swonkie
- Selecionar o menu “Concorrência”
- Clicar em “Adicionar”

Agora preenche com a rede social que pretendes analisar, a Página do concorrente e o tipo de alerta que pretendes receber:
- Quando as publicações do concorrente atingirem um determinado número de gostos ou comentários
- Quando utilizarem uma palavra-chave específica
- Quando publicarem
- Ou quando uma publicação se tornar viral

Depois de configurado, terás acesso às publicações da concorrência num feed personalizado e receberás alertas sempre que as condições que pretendas analisar sejam atingidas.

Simples, não é? Mas não é só isto que pode fazer! Ainda consegues criar um relatório comparativo da tua página com a dos concorrentes.
E de forma rápida consegues analisar os pontos que pretendes e compará-los com a tua marca.

Agora reúne os pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria que encontras. Todas as informações serão importantes para obter uma análise detalhada.
Desenvolve um plano de ação
Com base na análise dos dados recolhidos, desenvolve um plano de ação detalhado. Já desenvolvemos um artigo aqui no Community Manager onde podes descarregar um template com os pontos chave da análise do benchmarking e do plano de ação para redes sociais.
Identifica as mudanças que precisam ser feitas e estabelece objetivos claros e mensuráveis – SMART ou OKR.
Além disso, certifica-te de que o teu plano é realista, viável e adaptado às necessidades e recursos da tua empresa – de nada adianta sonhar com metas inalcançáveis.
Põe as mãos na massa e monitoriza o processo
Com todos os passos anteriormente bem desenvolvidos, este não será uma dificuldade.
Nesta fase, o importante é colocar em prática o plano de ação que desenvolveste e analisar a sua execução.
E se utilizares o Swonkie vais manter os teus resultados debaixo de olho – e o dos teus concorrentes também.
Podes usufruir de um teste de 7 dias gratuito se quiseres experimentar.