Benefícios-de-ter-um-blog-nos-negócios

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

Ter um blog, é ter uma ferramenta essencial para partilhar as mensagens da sua empresa e uma forma de comunicar diretamente com os seus (potenciais) clientes e seguidores.

No entanto, ainda se veem muitas empresas (principalmente as pequenas/médias empresas com poucos recursos humanos) que não têm um blog, e olham para este como um luxo que não pode ser implementado. Mas esta não deve ser a atitude que os Marketers Digitais devem adotar!

Das pesquisas feitas pela Hubspot sobre Inbound Marketing sobre a capacidade de atrair visitantes para o website, demonstra que o blog é um recurso vital para as marcas que procuram expandir a sua audiência e estarem presentes na mente dos seus seguidores. O estudo indica ainda que um blog ajuda a aumentar a lista de clientes e pode levar a que a empresa seja considerada como líder no setor onde atua e como influenciadora.

Benefícios do blog empresarial

1. Blog empresarial gera tráfego relevante

O blog é das melhores ferramentas para a sua empresa e deve sempre ter conteúdo relevante e com palavras-chave específicas que ajudarão no aumento de tráfego orgânico. Em um outro relatório da HubSpot, podemos verificar que as empresas que publicam até 15 artigos por mês no blog, geram 5 vezez mais tráfego do que as empresas que não têm.

2. Blog empresarial ajuda na geração de leads

Os chamados “Apelo à ação” (ou mais conhecida como CTA – Call-to-action) é um dos melhores atributos do blog empresarial. Este tipo de ação pode ser a subscrição de uma newsletter, o download de um whitepaper ou um flyer, o preenchimento de um formulário de inscrição para se poder ter acesso a um ebook gratuito. As possibilidades são ilimitadas – depende sempre do que pretende que o cliente/potencial cliente encontre.

As empresas com blog geram mais 67% de leads do que empresas sem blog. Só o simples facto de passar de uma frequência de artigos de 4-6 por mês para 6-8 pode duplicar as leads geradas. Do que está à espera para experimentar?

3. Blog empresarial ajuda a captar novos clientes

Se as empresas olharem para estes número e colocarem pelo menos 1 artigo por dia (ou 1 de 2 em 2 dias), as hipóteses de conseguir novos clientes aumenta para os 85%.

4. Blog empresarial gera um ROI positivo

O ROI (Retorno sobre o Investimento) ajuda as empresas a identificarem os retornos financeiros (passados e potenciais). Na área do Marketing também é muito importante termos métricas para tudo o que fazemos. Tendo em conta esse cenário, os Marketers desenvolveram uma nova sigla para ações de marketing: ROMI.

ROMI significa Return On Marketing Investment e é calculado comparando os ganhos da empresa com o investimento feito apenas em marketing. Com isto, é possível estabelecer dados mais precisos sobre como o departamento de marketing afeta (positiva ou negativamente) o desempenho do negócio e, desta forma, otimizar os gastos.

5. Blog empresarial coloca-o com a posição de líder e especialista da sua indústria

A internet é um grande equalizador pelo facto de permitir desenvolver a influência de um blogger como um líder da indústria ou um especialista através da informação valiosa que partilha através dos blogs empresariais.
Ao demonstrar que é especialista em uma determinada área relacionada com o seu negócio, vai desenvolver níveis elevados de credibilidade que vão fazer com que a sua pequena empresa seja capaz de competir com grandes empresas!

6. Blog empresarial melhora as relações com os clientes

Você e a sua audiência podem estar mais envolvidos em conversações saudáveis através da área de comentários comum a todos os blogs.

A troca de informações gerada através dos comentários pode gerar conhecimentos valiosos sobre os seus clientes/seguidores que melhorem a relação entre ambos, ajudem a melhorar o serviço prestado e aumentar o sucesso geral do seu negócio.

7. Blog empresarial gera resultados a longo prazo

O blog empresarial triunfa, pois os artigos partilhados ficam sempre acessíveis e partilháveis, gerando resultados a longo prazo que se mostram benéficos para o seu negócio.

70% do tráfego gerado no website em cada mês não é gerado apenas pelos artigos publicados no blog nesse mês, mas dos artigos publicados em meses anteriores. HubSpot

O que isto quer dizer é que qualquer artigo publicado no blog da empresa hoje, continua a gerar um grande impacto no seu negócio por dias, meses e até anos.

Depois destas razões todas, ainda acha que não vale a pena ter um blog? Partilhe connosco a sua experiência e feedback.