Como Criar Anúncios no Instagram com o Power Editor

Já utiliza o Instagram para crescer o seu negócio?

Quer melhorar os seus resultados com a ajuda de anúncios no Instagram?

Então tenho o prazer de anunciar que desde 30 de Setembro que já é possível criar anúncios no Instagram. O que primeiro estava apenas disponível para grandes marcas com grandes orçamentos para publicidade, está agora também disponível para nós através da ferramenta Power Editor do Facebook.

Neste artigo, vou-lhe mostrar exactamente como é que pode fazer publicidade ao seu negócio no Instagram, desde a criação da sua conta no Facebook Business Manager até ao lançamento de uma campanha de publicidade no Instagram.

Vamos lá?

1. Crie uma conta no Facebook Business Manager

Como criar uma conta no Facebook Business Manager

Estas contas foram projetadas para nos ajudar a gerir múltiplas páginas, contas de publicidade e colaboradores de uma empresa/agência – num só lugar – permitindo-nos também conectar uma conta do Instagram à plataforma de anúncios do Facebook

Visita o website do Facebook Business Manager e clique, na parte inferior da página, para se registar.

Inscrição no Facebook Business Manager

Ser-lhe-á solicitado que preencha a informação da sua empresa, que seleccione uma página de Facebook, para ser a principal no seu Business Manager, e para que digite os seus dados de contacto.

Inscrição no Facebook Business Manager1

Nota: No futuro, só poderá gerir a página que definir como principal através do Business Manager ou da aplicação de Páginas. Se não pretender isto, pode sempre criar uma página nova de Facebook.

Inscrição no Facebook Business Manager2
Depois de criar a conta, não se esqueça de completar estes pontos essenciais:

  • Adicione páginas do Facebook;
  • Crie uma nova conta de publicidade;
  • Adicione pessoas, ou seja, colaboradores da sua empresa;
  • Atribua páginas e contas de anúncios a si mesmo e aos seus colaboradores;
  • Configure um método de pagamento.

2. Reivindique a sua conta do Instagram:

Em seguida, irá necessitar de adicionar a sua conta do Instagram ao seu Business Manager.

Para o fazer, siga os passos seguintes_

  1. Vá ao seu Business Manager;
  2. Clique em Business Settings -> Instagram Accounts  (Infelizmente, se esta opção não lhe aparecer, ainda não pode fazer publicidade no Instagram).

Associar uma conta do Instagram ao Business Manager3. Clique em Claim New Instagram Account no canto superior direito.

Associar uma conta do Instagram ao Business Manager

Preencha os campos de login no Instagram (username e password) e clique em next.

Finalmente, clique na caixa junto a cada conta de publicidade para autorizar o acesso à sua conta do Instagram. Caso contrário, pode clicar em Assign Ad Accounts e associar a sua conta de publicidade mais tarde.

Associar uma conta do Instagram ao Business Manager1

Agora, vamos até ao Power Editor.

3. Crie a campanha de publicidade no Power Editor:

Se não estiver familiarizado com o Power Editor, sugiro que leia esta tutorial primeiro.

Assim que estiver no Power Editor, seleccione a conta de publicidade que pretende.

Power Editor do Facebook - Criar anúncios no Instagram

Agora clique em Create Campaign, adicione um nome para a sua campanha e seleccione o objetivo Clicks to Website, Mobile Apps Installs ou em Video Views.

Nota: Os três tipos de objetivos que referi em cima são os únicos que nos permitem criar anúncios no Instagram.

Criar uma campanha de anúncios no instagram

Nomeie o seu conjuntos de anúncios (ad set) e click em Create.

4. Seleccione as Configurações da Campanha:

Agora, vá até ao ad set, clicando na opção do meio do menu de navegação à esquerda do painel.

Seleccione o ad set que acabou de criar e clique em EditSe já tiver usado o Power Editor anteriormente, já deve estar familiarizado com as seguintes configurações de campanhas:

  • Budget
  • Schedule
  • Audience
  • Placement
  • Optimization and Delivery
  • Advanced Delivery

E é precisamente aqui, no ad set, que deverá aparecer-lhe a nova opção de posicionamento do anúncio.

Criar anúncios do Instagram

Se quiser anunciar no Instagram, só pode selecionar a opção Instagram. O que significa que não pode criar o mesmo anúncio e ad set para o Facebook (feed de notícias e mobile) e Instagram.

Depois de selecionar Instagram, na seção Mobile Devices, seleccione se pretende que os anúncios apareçam em ambos os dispositivos móveis (Android e iOS) ou apenas num deles.

Importante: Os anúncios só serão visíveis em dispositivos móveis e não aparecerão na versão do Instagram para Desktop.

Criar uma campanha de anúncios no Instagram - Mobile DevicesEm relação à audiência/público-alvo, um dos aspectos mais interessantes é que agora já conseguimos saber, exactamente, quantas pessoas usam o Instagram em cada país – um ótimo dado para pesquisas de mercado.

Criar uma campanha de anúncios no Instagram - Audiences

Pode ainda direccionar os anúncios para os visitantes do seu website, criando uma custom audience ou deixar que seja o Facebook a encontrar outras pessoas relevantes através da lookalike audiences.

5. Crie o seu Anúncio

Uma vez que já criou a campanha e já definiu as respectivas configurações, vá até aos anúncios e clique em Edit junto a um dos anúncios.

Primeiro, ser-lhe-à perguntado qual o destino do anúncio: A sua conta no Instagram ou a sua Página do Facebook.

Criar uma campanha de anúncios no Instagram - Destino do Anúncio

 

Seleccione a página do Facebook, assim como a conta do Instagram que pretende.

Atualmente, não é possível seleccionar uma publicação para promover no Instagram. Em vez disso, terá de criar um novo anúncio.

Adicione o link para o qual pretende que as pessoas vão quando clicarem no seu anúncio. Em seguida, adicione o texto para o seu anúncio (só pode adicionar até 300 caracteres quando cria um anúncio para o Instagram).

Finalmente, adicione a imagem que pretende para o seu anúncio (o tamanho recomendado é de 1080x1080px) e seleccione a call-to-action que pretende: 

Criar uma campanha de anúncios no Instagram - Criar Anúncio

Clique em review changes (no topo direito) e está pronto.

Criar uma campanha de anúncios no Instagram - Review Changes

Tenha em atenção que poderá demorar até 24h para que o anúncio seja aprovado.

Já experimentou criar um anúncio no Instagram? Como é que está a pensar incorporá-los na sua estratégia para 2016? Deixe os seus comentários na caixa em baixo.

Como Criar Anúncios no Instagram

por Helena Dias tempo: 4 min
1