Como criar um Calendário Editorial

Este artigo foi originalmente publicado a 29 de Dezembro de 2013 e foi atualizado a 19 de Outubro de 2022, para refletir a minha experiência e a da Maria Seixas ao longo dos anos.

Criar e publicar conteúdo de interesse para o nosso público é um grande desafio. Hoje, temos diferentes canais, formatos e ferramentas o que dificulta ainda mais esse trabalho.

Os teus clientes não estão nas redes sociais para comprar, principalmente em B2B. Entretem-nos, conta-lhes histórias, dá-lhes algo para partilhar, ajuda-os – quando chegar a hora de comprar, será a tua empresa e produtos de quem eles se vão lembrar.

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial (ou calendário de conteúdo) é um cronograma de todas as publicações em blogs, redes sociais, newsletters e outras peças de comunicação, que mostra cada etapa do processo, desde a a idealização até à publicação.

A criação de um calendário editorial permite-nos planear com antecedência, de forma a:

  • Planear com antecedência, manter a consistência e reduzir o stress de ter de idealizar conteúdos diariamente
  • Garantir que estamos a publicar conteúdos de acordo com os nossos objetivos para irmos ao encontro dos resultados pretendidos
  • Planear a longo prazo, para estarmos livres e flexíveis no futuro imediato e conseguirmos reagir às mudanças dos mercados, mudanças das plataformas e às novas oportunidades que possam surgir

A importância da criação de um calendário editorial

Se ainda não ficaste convencido com os pontos em cima, aqui vão mais razões para criares um calendário editoral:

  • Melhora a organização dos conteúdos
  • Permite ter o controlo do cronograma de forma estratégica
  • Evita a repetição de temas, num curto espaço de tempo
  • Ajuda a tornar as marcas mais dinâmicas (diversificando no formato)
  • Possibilita a avaliação de resultados mais claros
  • Ajuda a equilibrar o fluxo de publicações
  • Permite ter todos os passos documentados, desde o que corre bem ao que corre menos bem
  • Permite estar sempre a par das tendências
  • Ajuda a gerar novas ideias para outros conteúdos
  • Reduz atrasos
  • Reduz erros

Como criar um calendário editorial

Antes de criar conteúdos é importante ter sempre em mente:

  • Os objetivos da marca
  • Com quem queremos comunicar
  • A fase do funil de venda para a qual queremos criar conteúdo
  • A linha editorial da marca
  • Os resultados dos conteúdos anteriores
  • As últimas tendências (nas plataformas e no setor)
  • Nas atualizações das plataformas

E ao definir o calendário editorial, deves definir:

  • Tema/pilar do conteúdo
  • Briefing/descritivo da ideia: exemplos visuais e/ou escritos, links de apoio, material complementar (por exemplo, informações enviadas pelo cliente/departamento que pediu o conteúdo)
  • Buyer persona
  • Fase do funil de vendas
  • Objetivo do conteúdo
  • Formato recomendado
  • Plataforma

E quando estiveres a preencher esses campos, questiona-te sempre:

  • Isto serve para quê?
  • Isto é para quem?
  • Isto resolve o quê?

Se não conseguires responder a essas 3 perguntas, mais vale não perderes tempo com esse conteúdo. Lembra-te: Qualidade é sempre melhor que quantidade.

Como ter ideias para criar o calendário editorial

Está sempre atento a:

  • Concorrência (observa o que eles fazem, bem e mal)
  • Marcas que gostas (ou que o cliente gosta)
  • Marcas do mesmo sector (principalmente internacionais)
  • Tendências (pesquisa pelas # e age rápido para não perderes o timing)
  • Conteúdo antigo (especialmente aqueles temas que são sempre atuais)
  • Conteúdos que vês nas redes sociais e guardaste (cria bibliotecas de ideias)
  • Artigos de sites do sector
  • À tua volta (online e offline – as melhores ideias surgem no banho, na rua, a ler um livro)

E tem em conta: 

  • Sê camaleão: coloca-te no lugar do leitor e confirma se o conteúdo está adaptado
  • Sê sustentável: utiliza os recursos disponíveis de forma racional e consciente
  • Rentabiliza o conteúdo: transforma um conteúdo em vários. Um tema pode ter mais de 10 formas: desvantagens, mitos, checklists, diferenças, tutoriais, tendências, notícias, curiosidades, passo a passo, benefícios.

Template para criar um calendário editorial

Estes são os templates que eu costumo usar para criar os meus calendários editoriais e os dos clientes. Uso o Notion para tal, por isso basta duplicares o template para ti e podes usar também:

Calendário Editorial – Newsletters e Social Media
Template no Notion de criação de calendário editorial para newsletters e social media

2 thoughts to “Como criar um Calendário Editorial para redes sociais (e não só)?

  • Breno Pires

    Muito bom mesmo, outra post legal sobre como criar um calendário editorial para o Facebook, e também para outras redes sociais é esse:

    Nele tem um infográfico ótimo com todas as dicas necessárias para criar um bom calendário editorial para as redes sociais

    Responder
    • Helena Dias

      Olá Bruno! Ainda bem que gostou. E muito obrigada pela partilha da informação.

      Responder

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