Este artigo foi originalmente publicado a 29 de Dezembro de 2013 e foi atualizado a 19 de Outubro de 2022, para refletir a minha experiência e a da Maria Seixas ao longo dos anos.
Criar e publicar conteúdo de interesse para o nosso público é um grande desafio. Hoje, temos diferentes canais, formatos e ferramentas o que dificulta ainda mais esse trabalho.
Os teus clientes não estão nas redes sociais para comprar, principalmente em B2B. Entretem-nos, conta-lhes histórias, dá-lhes algo para partilhar, ajuda-os – quando chegar a hora de comprar, será a tua empresa e produtos de quem eles se vão lembrar.
O que é um calendário editorial?
Um calendário editorial (ou calendário de conteúdo) é um cronograma de todas as publicações em blogs, redes sociais, newsletters e outras peças de comunicação, que mostra cada etapa do processo, desde a a idealização até à publicação.
A criação de um calendário editorial permite-nos planear com antecedência, de forma a:
- Planear com antecedência, manter a consistência e reduzir o stress de ter de idealizar conteúdos diariamente
- Garantir que estamos a publicar conteúdos de acordo com os nossos objetivos para irmos ao encontro dos resultados pretendidos
- Planear a longo prazo, para estarmos livres e flexíveis no futuro imediato e conseguirmos reagir às mudanças dos mercados, mudanças das plataformas e às novas oportunidades que possam surgir
A importância da criação de um calendário editorial
Se ainda não ficaste convencido com os pontos em cima, aqui vão mais razões para criares um calendário editoral:
- Melhora a organização dos conteúdos
- Permite ter o controlo do cronograma de forma estratégica
- Evita a repetição de temas, num curto espaço de tempo
- Ajuda a tornar as marcas mais dinâmicas (diversificando no formato)
- Possibilita a avaliação de resultados mais claros
- Ajuda a equilibrar o fluxo de publicações
- Permite ter todos os passos documentados, desde o que corre bem ao que corre menos bem
- Permite estar sempre a par das tendências
- Ajuda a gerar novas ideias para outros conteúdos
- Reduz atrasos
- Reduz erros
Como criar um calendário editorial
Antes de criar conteúdos é importante ter sempre em mente:
- Os objetivos da marca
- Com quem queremos comunicar
- A fase do funil de venda para a qual queremos criar conteúdo
- A linha editorial da marca
- Os resultados dos conteúdos anteriores
- As últimas tendências (nas plataformas e no setor)
- Nas atualizações das plataformas
E ao definir o calendário editorial, deves definir:
- Tema/pilar do conteúdo
- Briefing/descritivo da ideia: exemplos visuais e/ou escritos, links de apoio, material complementar (por exemplo, informações enviadas pelo cliente/departamento que pediu o conteúdo)
- Buyer persona
- Fase do funil de vendas
- Objetivo do conteúdo
- Formato recomendado
- Plataforma
E quando estiveres a preencher esses campos, questiona-te sempre:
- Isto serve para quê?
- Isto é para quem?
- Isto resolve o quê?
Se não conseguires responder a essas 3 perguntas, mais vale não perderes tempo com esse conteúdo. Lembra-te: Qualidade é sempre melhor que quantidade.
Como ter ideias para criar o calendário editorial
Está sempre atento a:
- Concorrência (observa o que eles fazem, bem e mal)
- Marcas que gostas (ou que o cliente gosta)
- Marcas do mesmo sector (principalmente internacionais)
- Tendências (pesquisa pelas # e age rápido para não perderes o timing)
- Conteúdo antigo (especialmente aqueles temas que são sempre atuais)
- Conteúdos que vês nas redes sociais e guardaste (cria bibliotecas de ideias)
- Artigos de sites do sector
- À tua volta (online e offline – as melhores ideias surgem no banho, na rua, a ler um livro)
E tem em conta:
- Sê camaleão: coloca-te no lugar do leitor e confirma se o conteúdo está adaptado
- Sê sustentável: utiliza os recursos disponíveis de forma racional e consciente
- Rentabiliza o conteúdo: transforma um conteúdo em vários. Um tema pode ter mais de 10 formas: desvantagens, mitos, checklists, diferenças, tutoriais, tendências, notícias, curiosidades, passo a passo, benefícios.
Template para criar um calendário editorial
Estes são os templates que eu costumo usar para criar os meus calendários editoriais e os dos clientes. Uso o Notion para tal, por isso basta duplicares o template para ti e podes usar também:
2 thoughts to “Como criar um Calendário Editorial para redes sociais (e não só)?”
Muito bom mesmo, outra post legal sobre como criar um calendário editorial para o Facebook, e também para outras redes sociais é esse:
Nele tem um infográfico ótimo com todas as dicas necessárias para criar um bom calendário editorial para as redes sociais
Olá Bruno! Ainda bem que gostou. E muito obrigada pela partilha da informação.