Bem, mas por onde é que deve começar para otimizar o perfil do LinkedIn?
Os currículos estão agora online. Se antes era necessário enviar o currículo por correio ou fax, hoje o nosso currículo aparece nos resultados de pesquisa do Google.
Isto significa que toda a nossa atividade online precisa ser bem gerida e otimizada. Quantos casos já ouviram de pessoas que perderam uma oportunidade de emprego (ou até mesmo o emprego!) por uma atualização mal pensada no Facebook ou no Twitter?
Os empregadores (e falo por experiência própria) gostam de ver a nossa paixão por uma área/carreira – e aqui até um blog pode ser a diferença entre ganhar ou perder uma oportunidade.
Defina um objetivo
O LinkedIn é conhecido por ser uma ótima ferramenta de networking e recrutamento. Mas esta rede oferece muitas mais oportunidades.
Por isso, primeiro defina o que é que pretende tirar desta rede. Eu utilizo o LinkedIn em 3 níveis – corporativo, recursos humanos e branding pessoal. Deixo aqui alguns exemplos para o ajudar a definir o seu:
Objetivo Corporativo
- Monitorizar as tendências do sector;
- Captar novos clientes;
- Encontrar parceiros ou fornecedores.
Objetivo de Emprego ou Recursos Humanos
- Encontrar uma nova oportunidade de trabalho;
- Recrutar novos colaboradores.
Objetivo de Branding Pessoal
- Valorizar a experiência;
- Aumentar a visibilidade e reputação;
- Desenvolver o poder de influência;
- Estabelecer novos contatos.
Regra 10-20-30
Ao ver o vídeo do Guy Kawasaki da regra do 10-20-30 para os PowerPoints lembrei-me de a aplicar ao meu LinkedIn. São 10 passos, 20 minutos por dia, 30 dias por mês.
1º Passo
- No Nome, incluir (apenas) o nome;
- No Título deve incluir palavras-chave e termos de pesquisa que pretenda que façam o seu perfil surgir nas pesquisas no Google – Estas palavras-chave podem (e devem) ainda ser utilizadas no sumário, experiência profissional (atual e anterior) e nas competências e especialidades.
Veja neste vídeo sobre como otimizar as palavras-chave no LinkedIn
- Adicione uma fotografia profissional – Deixe os óculos de sol, os copos na mão e as paisagens para o Facebook;
- Adicione informação de contato importante;
- Personalize o URL do seu perfil – pt.linkedin.com/in/helenaipdias/ e não pt.linkedin.com/pub/helena-dias/86/5b/8b3;
Veja aqui como personalizar o URL do perfil do LinkedIn
- Personalize os nomes do seu website para atrair o seu público-alvo – Não coloque simplesmente o nome “Blog” mas, por exemplo, para o blog Community Manager Portugal coloquei “Dicas de Gestão de Comunidades”;
- Prova social (Social proof) é importante online, por isso certifique-se de ter pelo menos 500 conexões – Isto leva a credibilidade e autoridade na Web.
2º Passo
- Atualize o seu Sumário – Inclua palavras-chave que façam aparecer o seu perfil e a sua empresa nos resultados de pesquisa;
- Escreva na primeira pessoa – Porquê? O LinkedIn é uma rede social e as redes sociais são para interagirmos com a nossa rede. E como rede social, as pessoas vão visitar o nosso perfil e é importante que sintam que estamos a falar diretamente com elas;
- Não escreva simplesmente – Fale com o seu público-alvo para que eles se autoidentifiquem;
- Pode ainda adicionar símbolos – Apesar de a utilização de símbolos no perfil ser muito debatida, eu acredito que, utilizados de forma moderada, os símbolos ajudam a realçar alguns aspetos importantes.
Veja aqui e aqui listas de símbolos para utilizar no seu perfil do LinkedIn.
3º Passo
- Coloque diversas palavras-chave na seção Competências e especialidades – Pode adicionar até 50 competências por isso aproveite-as bem;
- Solicite recomendações a colegas de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros;
- Faça recomendações – Se o fizer, é mais provável que o façam a sim também.
4º Passo
- Adicione a sua experiência profissional;
- Adicione a formação académica;
- Mais uma vez, coloque palavras-chave na sua experiência profissional – atual e passada;
- Adicione vídeos e apresentações – Muitas pessoas preferem ver a ter de ler;
- Diga às pessoas para carregarem para verem o vídeo, dado que não é óbvio que o tenham de fazer.
5º Passo
- Utilize a seção Projetos para realçar relatórios gratuitos, estudos de caso ou outros elementos para download, e ainda para apresentar os produtos e serviços que está a promover.
6º Passo
- Certifique-se de que tem pelo menos 10 recomendações;
- Mais uma vez, recomende e peça recomendações.
7º Passo
- Adicione experiência de voluntariado e inclua causas que apoia.
Veja o porquê de o fazer e como encontrar oportunidades de voluntariado no LinkedIn.
8º Passo
- Adicione à seção Reconhecimentos e Prémios prémios importantes, de reconhecimento e conquistas para aumentar a sua credibilidade.
9º Passo
- Adira a 50 grupos – Um utilizador básico do LinkedIn pode aderir no máximo a 50 grupos.
10º Passo
- Atualize diariamente o seu estado para adicionar valor à sua rede de contatos. Podem ser os últimos artigos do seu Blog, apresentações ou conteúdo de terceiros que possam interessas à sua rede de contatos;
- Agora que já otimizou o perfil do LinkedIn, porque não fazê-lo em mais do que uma língua? Por exemplo em Português e em Inglês.
Já otimizou o seu perfil?
Acha que falta algum passo importante para otimizar o perfil do LinkedIn? O que achou ser a dica mais importante para o otimizar?
Leia também o artigo sobre Como usar o LinkedIn para Vender.
2 thoughts to “Como otimizar o perfil do LinkedIn: Regra 10-20-30”
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