5 PASSOS PARA OTIMIZAR AS REDES SOCIAIS

Embora possa estar a sentir que o ano está a passar a voar, tenho a certeza que muita coisa mudou na sua empresa nos últimos meses – por isso está na hora de começar a preparar uma limpeza de primavera aos perfis nos social media.

A otimização dos perfis não é nenhum bicho de 7 cabeças. É sim uma forma de fazer melhorias. Trata-se de pegar naquilo que já tem vindo a fazer e, analisando as diversas experiências feitas, descobrir formas de torná-las ainda melhores.

Como otimizar as redes sociais: Guia com 5 passos

As redes sociais são cada vez mais um dos principais de comunicação utilizados pelas empresas e são o foco principal deste artigo – desde o Facebook ao Twitter, LinkedIn, Pinterest e Google+.

Enquanto estiver em modo de limpeza, levará algum tempo a limpar os seus perfis online, a verificar o seu website e a atualizar as suas contas de social media. Por isso, aqui ficam então algumas das melhoras práticas que pode implementar (ou pelo menos testar) para otimizar as suas redes sociais:

1 – Use as dimensões adequadas para as imagens dos perfis e das publicações

Se não prestar atenção às dimensões das imagens que partilha nas redes sociais, pode acabar por partilhar imagens distorcidas e de baixa qualidade – principalmente no que diz respeito às fotos de capa.

Para garantir que os perfis sociais da sua empresa mostrem a seu marca da melhor forma possível, utilize as dimensões de imagem recomendadas por cada rede social.

Pode utilizar ferramentas como a Canva.com que já nos oferece templates com as dimensões correctas de cada rede social mas, se preferir fazer de raiz, explore essas dimensões no guia Qual é o tamanho das Redes Sociais?.

2 – Teste a frequência das publicações para encontrar o número ideal em cada rede

Descubra as melhores horas para publicar – para maximizar a interação e aumentar as vendas.

É importante que se lembre que a frequência com que publica irá depender de quantas publicações estão a preencher o feed de notícias dos seus seguidores.

Por exemplo, se a maioria dos seus seguidores do Twitter veem apenas um total de 20 dos novos tweets no seu feed a cada hora, e se a sua empresa publica de 4 em 4 horas, isso dá 1 em cada 5 tweets que eles vêem seus.

Soa um bocado a Spam, certo? Ao aprender sobre os seus seguidores e ao testar diferentes frequências das suas publicações, pode mitigar ser spammer e otimizar as suas redes para aumentar a interação e a geração de leads.

Aqui vai uma estratégia simples para determinar a sua frequência ideal de publicações. Primeiro, em cada rede que está a testar, calendarize as suas publicações com 2 horas de diferença e mantenha essa calendarização durante 1 semana. Durante esse tempo, garanta que vai acompanhando as principais méricas de cada rede (Gostos, partilhas, taxas de clique, leads geradas, etc).

Na semana seguinte, reduza o intervalo de publicações para 1h30m e veja se (e como) essa alteração na frequência das publicações afeta as suas métricas. Continue a reduzir o tempo entre publicações de semana para semana e, através de uma análise simples, vai encontrar a frequência de publicações ideal que maximiza as métricas que quer otimizar.

Eu costumo usar a ferramenta de calendarização da Buffer e da Hootsuite para fazer esse teste para o Twitter e o LinkedIn. A ferramenta permite organizar as publicações com antecedência e testar múltiplos padrões de partilha.

3 – Descubra as melhores horas para publicar nas diferentes redes sociais

Além de calcular a frequência ideal de publicação, deve também olhar para os melhores dias e horas para publicar nas diferentes redes sociais.

Por exemplo, no caso da Oakreative, onde trabalhava aquando da redação deste artigo, a melhor hora para publicar no twitter era às 17h (esta é a hora em que ocorre a maior percentagem de retweets).

Utilize a ferramenta Followerwonk para encontrar a melhora hora para publicar, de acordo com a sua audiência.

Já no Facebook, o meio dia ou depois das 19h eram os melhores horários para maximizar o nosso alcance.

Utilize a ferramenta Fanpage Karma para encontrar os melhores horários, de acordo com a sua audiência.

Por outro lado, e contudo, existem diversos estudos (como o da imagem em baixo) que apontam para diferentes dias e horas ideias para publicar. Por isso, terá de testar com o seu público para poder encontrar os seus tempos ideias de publicações.

melhores horas para publicar nas redes sociais
(Fonte: Quick Sprout.)

4 – Integre as redes sociais com outros canais de marketing

Para o bem da sua organização, os seus canais de marketing não podem funcionar por is só. Todos devem estar interconectados.

E, especialmente no caso das redes sociais, esta interconexão é especialmente aparente (e importante). Aqui estão algumas dicas de como integrar as suas redes sociais em outros canais de marketing.

Adicione os botões das redes sociais nos seus emails e páginas de obrigado

O seu blogue não é o único canal que pode beneficiar dos botões das redes sociais. Ao incorporar estes nos seus emails, pode ajudar a aumentar as taxas de aberturas, de cliques e as conversões, e ainda – de modo geral – pode tornar claro para os seus contactos de que existem outros canais onde estes podem interagir com a sua marca (p.e. Facebook, Twitter, LinkedIn, etc).

As páginas de obrigado (as páginas que são mostradas um utilizador depois de este nos contactar através do websites ou depois de fazer o download de um ebook), são outro local onde pode adicionar os botões para as redes sociais e que pode fazer uma grande diferença.

Enquanto, normalmente, é recomendado que nas páginas de destino (Landing Pages), sejam removidos todos os links de navegação para garantir que os visitantes estão focados no preenchimento do formulário, nas páginas de Obrigado a história é outra: Os visitantes já nos forneceram a informação de contacto pedida, por isso se os conseguir convencer a partilhar os seus conteúdos – ótimo! Tenha é a certeza que, ao implementar os botões das redes sociais), estes estão a apontar para a landing page (e não para a página de obrigado).

Conclusão

Tem algumas dicas e truques para otimizar as suas redes sociais que queira partilhar? Deixe-as nos comentários em baixo!