Como usar hashtags nas Redes Sociais

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

Costuma usar hashtags nas suas redes sociais? Já reparou se as hashtags que está a usar neste momento não estão também a ser usadas por outra pessoa, para um tema completamente diferente do seu?

Ou ainda pior: Já reparou se os seus concorrentes estão a usar a mesma hashtag sobre o mesmo tema?

Antes de selecionar uma palavra ou frase e decidir usá-la como a sua hashtag nas redes sociais, existem alguns passos que deve considerar por forma a maximizar a exposição e alcance da mesma.

O que é uma hashtag?

Uma hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #. O que acontece de seguida é que ela vai fazer com que o conteúdo das suas publicações fiquem acessíveis a todas as pessoas com interesses semelhantes.

Outra mais-valia é que a hashtag vai aparecer como link clicável, bastando apenas clicar sobre ela para ver todos os resultados relevantes e tudo o que está a ser publicado sobre ela.

Sabia que a primeira hashtag foi usada em Agosto de 2007 pelo Twitter? Desde aí, e até aos dias de hoje, tornou-se um dos símbolos mais comuns nas redes sociais. Mas, embora as pessoas as usem para praticamente tudo nos dias de hoje, não quer dizer que as estejam a usar corretamente.

Todas as publicações com, pelo menos, uma hashtag conseguem, em média, mais 12,6% de interação por parte dos seguidores. Em média, 88% das publicações partilhadas pelas empresas têm, pelo menos, uma hashtag.

O nosso conselho? Partilhe sempre as suas publicações com, pelo menos, 2 a 3 hashtags que sejam relevantes para o seu negócio.

A título de curiosidade, o Instagram aconselha a que se usem apenas 4 a 5 por publicação e o Twitter aconselha a que se usem apenas 1 ou 2 por publicação.

Como usar as hashtags corretamente?

Usar hashtags ajuda a que as suas publicações fiquem visíveis para qualquer pessoa que partilhe os mesmos interesses, o que faz com que as suas publicações não fiquem limitadas aos seus seguidores. Ou seja, escolher a hashtag certa é muito importante, pois ela irá ajudar a ampliar fortemente o alcance das suas publicações para milhares de potenciais seguidores, fãs ou clientes.

Siga as nossas dicas para encontrar a(s) hashtag(s) que melhor defina(m) as suas publicações.

1. Escolha uma hashtag única

Se a sua empresa/marca está presente no Facebook, Google+, Twitter, Instagram, Pinterest ou YouTube, não tem como evitar a utilização das hashtags.

Como marketeer, o seu objetivo é alcançar o seu público através da utilização de hashtags, especialmente durante um evento, um workshop, um webinar ou o lançamento de um novo serviço/produto. No entanto, se pretende que outras pessoas cheguem até si e se envolvam com os seus conteúdos, terá que usar uma hashtag mais interessante e específico – e não algo simples como #workshop #webinar #marketing #eventoxpto.

Dica: Nunca use hashtags muito longas e que deixem os seus seguidores confusos como #NovaAgenciadeMarketingDigitalemAveiro ou #nova #agencia #marketing #digital #aveiro. Este tipo de publicações são muito comuns e não vão ajudar em muito as suas publicações. Não queira revelar tudo o que a sua empresa faz/é numa única publicação.

2. Escolha uma hashtag que seja fácil de lembrar

Com as milhares de hashtags com que somos inundados nas redes sociais, a última coisa que vai querer para o seu negócio é criar uma hashtag que seja difícil de soletrar/pronunciar. Uma hashtag deve ser curta, fácil de pronunciar e de escrever e deve dar aos seguidores uma ideia melhor acerca do tema da publicação/conversa.

Um bom exemplo é o da Verizon Wireless. Esta empresa sabe bem como escolher e usar as hashtags que as ajudam a estar no topo da sua área de negócio. Se procurarem apenas por #verizon, vão encontrar imensos tweets. Sabendo isso, a empresa procurou usar hashtags mais detalhadas para os seus webinars, como #VerizonNOLA10. Uma outra hashtag que a empresa usa é a #VZW e, como pode ver na imagem, é uma das mais usadas quando se fala em Verizon Wireless.

Twitter da Verizon Wireless

3. Use a hashtag em todas as redes sociais

Apesar das hashtags terem começado a ser usadas no Twitter, o Facebook, o Google+, o Pinterest e Instagram também já permitem a utilização das mesmas. Se os seus seguidores virem uma hashtag uma vez, vai ficar na mente deles (se também for fácil de entender). Agora imagine se colocar a mesma em todas as redes sociais com as quais trabalha. O alcance e a lembrança será muito maior!

Ao usar a hashtag em todas as redes sociais, isso vai ajudar a que:

  • A palavra tenha maior exposição para um maior número de pessoas;
  • Ajuda a que as pessoas se lembrem da hashtag quando a veem diversas vezes, em diferentes redes sociais.

4. Pesquise a hashtag antes de a usar

O pior que pode acontecer quando usa uma hashtag é perceber que ela está a ser usada por outras pessoas para significados completamente diferentes. Antes de usar uma hashtag, faça uma pesquisa para ver se outras pessoas estão a usá-la, qual o sentido/objetivo e o que estão a dizer.

Para saber quais as hashtags a colocar nas suas publicações, use a Tagboard. Desta forma vai saber quais as hashtags mais utilizadas nas redes sociais. Uma outra aplicação que pode usar é a Hashtag Dictionary, para ver quais as hashtags mais usadas.

Se pesquisar pela palavra #marketing, as hashtags mais utilizadas são:

Como usar as hashtags nas redes sociais
Já está a fazer uso de algum dos passos que aqui indicamos? Tem mais algum que considere que deva ser tido em conta? Partilhe connosco a sua experiência e feedback, nos comentários em baixo.

Créditos da Imagem: (CC) Brian Solis. www.briansolis.com

Como usar hashtags nas redes sociais

por Filipa Almeida tempo: 4 min
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