Chegou o calor, sol e descontração – e o conteúdo para o verão!
Para os produtores de conteúdo, esta estação oferece uma excelente oportunidade para criar materiais refrescantes que envolvam e inspirem o público.
Mas captar a atenção também é uma dificuldade: com cada vez mais conteúdos a surgirem, a luta por esta atenção não é exclusiva do verão – é uma realidade constante.
Por isto, neste artigo, verás dicas para criar conteúdos para o verão.
1 – Ignora todas as dicas que te possa dar e analisa os teus dados
Sim, leste bem. Esta é a dica mais sincera e acertada que te posso dar.
Pode parecer um contrassenso, mas a realidade é esta: cada marca tem o seu público. E cada público é único e tem as suas particularidades. Nada melhor que analisar os dados que já tens desse público para os potenciares a atingir melhores resultados.
Nesta análise, contam:
- dados de vendas
- dados de conteúdos com os quais o teu público interage mais
- dados de anúncios que resultaram melhor
- dados dos melhores horários para publicar nas redes sociais
- outros tantos que sejam relevantes
Mas, acima de tudo, contam os dados que estão alinhados com os objetivos que definiste para a tua marca – os famosos KPIs.
“Então para que servem as restantes dicas?”
Quando passamos muito tempo a trabalhar com Social Media, tendemos a esquecer-nos de alguns pontos-chave que podem alavancar resultados. Este artigo relembra alguns desses pontos que costumam resultar no verão.
Ainda, este artigo serve para quem está à procura de novas abordagens e novas formas de olhar para os Social Media nesta época do verão.
Por isso, e em resumo, cabe-te a ti (ou à tua equipa) analisares os teus dados e aplicares as dicas que achares convenientes para a tua marca.
Agora, e sem mais demoras, vamos às restantes.
2 – Cria conteúdo leve, como a roupa
Sabes aquela sensação de estar demasiado vestido no verão? Quando a roupa é demasiado quente para a temperatura que está?
Com os teus conteúdos não pode acontecer o mesmo!
O verão não é uma boa altura para criares conteúdos demasiado complicados de analisar ou perceber. As pessoas querem desligar das complicações do dia-a-dia – então não podem ser os teus conteúdos a gerar essa complicação.
Lembra-te: o conceito “férias” é o rei nesta época. Faz conteúdo que tu próprio gostasses de ver na praia, na esplanada, em qualquer lugar.
3 – Adequa a tua mensagem àquilo que o público está a viver
Verão tem uma quantidade enorme de estereótipos associados:
- Calor
- Praia
- Mar
- Esplanada
- Acampar
- Atividades ao ar livre
- E muito mais
Porque não aproveitar estes estereótipos para criar conteúdo?
Analisa aqueles que se enquadram no conceito da tua marca e aproveita-os. São conteúdos com os quais as pessoas facilmente se irão identificar – logo mais probabilidade de sucesso.
4 – Aposta no conteúdo visual
Verão é cor, é paisagens, é visual. Então os teus conteúdos também precisam sê-lo.
No geral, 40% dos marketers verificou que conteúdo mais visual (em especial, vídeo) melhorou o seu marketing de conteúdo. O que não é de espantar quando já em 2018 91% das pessoas preferia o conteúdo visual em vez de outros formatos.
Ou seja, esta é uma dica relevante para todo o ano – mas em especial para o verão. Se queres captar a atenção terás mesmo de apostar no visual.
Ah, e uma dica extra: se apostares em vídeo, fá-lo curto e com legendas. Além das questões de acessibilidade, é difícil ouvir o que queres dizer com o barulho das ondas de fundo.
5 – Gestão de Comunidade é tudo
A gestão de comunidade é tudo, todo o ano. Então porquê o reforço?
Sabemos que com as nossas próprias férias pelo meio é difícil manter a consistência em algumas tarefas. Mas a gestão de comunidade é uma daquelas que não se pode mesmo descurar.
Porque as pessoas continuam à espera de uma resposta. E essa resposta não pode esperar.
Aliás, em termos de conteúdo, pode ser uma boa altura para agitares as comunidades. Tendo mais tempo, as pessoas sentir-se-ão mais tentadas a falar com as marcas.
Por isso, organiza bem a passagem desta tarefa – e, claro, não deixes de lado a tua própria organização.
Sobre esta questão, aconselho mesmo a subscreveres o Desafio Ser Social Media Manager da Helena Dias. Lá ela dá conselhos e dicas imperdíveis para se ser um melhor Social Media Manager – e é capaz de incluir umas dicas valiosas sobre Gestão de Comunidade.
6 – Aposta em CTA’s facilmente executáveis
Partilha, comenta, gosta, guarda, compra agora, etc.
Quanto mais simples o Call To Action for, mais fácil é de atingires o objetivo que pretendes. E, claro, constrói o teu conteúdo com o CTA em mente.
Mensagem final: descomplica o conteúdo e aproveita o momento
Esta mensagem é importante tanto para atingires o teu público como para não desgastares a tua capacidade produtiva (ou da tua equipa).
Em especial no verão, a simplicidade tem de ser palavra de ordem na comunicação. E esta simplicidade também se pode transparecer na equipa.
Não é trabalhar menos – é depositar o esforço no que é necessário. E é, sobretudo, aproveitar estas dicas para pôr a mão na massa!