Pessoa a fazer conteúdo para o verão no computador na esplanada enquanto bebe um café

Chegou o calor, sol e descontração – e o conteúdo para o verão!

Para os produtores de conteúdo, esta estação oferece uma excelente oportunidade para criar materiais refrescantes que envolvam e inspirem o público.


Mas captar a atenção também é uma dificuldade: com cada vez mais conteúdos a surgirem, a luta por esta atenção não é exclusiva do verão – é uma realidade constante.

Por isto, neste artigo, verás dicas para criar conteúdos para o verão.

1 – Ignora todas as dicas que te possa dar e analisa os teus dados

Sim, leste bem. Esta é a dica mais sincera e acertada que te posso dar.

Pode parecer um contrassenso, mas a realidade é esta: cada marca tem o seu público. E cada público é único e tem as suas particularidades. Nada melhor que analisar os dados que já tens desse público para os potenciares a atingir melhores resultados.

Nesta análise, contam:

  • dados de vendas
  • dados de conteúdos com os quais o teu público interage mais
  • dados de anúncios que resultaram melhor
  • dados dos melhores horários para publicar nas redes sociais
  • outros tantos que sejam relevantes

Mas, acima de tudo, contam os dados que estão alinhados com os objetivos que definiste para a tua marca – os famosos KPIs.

“Então para que servem as restantes dicas?”

Quando passamos muito tempo a trabalhar com Social Media, tendemos a esquecer-nos de alguns pontos-chave que podem alavancar resultados. Este artigo relembra alguns desses pontos que costumam resultar no verão.

Ainda, este artigo serve para quem está à procura de novas abordagens e novas formas de olhar para os Social Media nesta época do verão.

Por isso, e em resumo, cabe-te a ti (ou à tua equipa) analisares os teus dados e aplicares as dicas que achares convenientes para a tua marca.

Agora, e sem mais demoras, vamos às restantes.

2 – Cria conteúdo leve, como a roupa

Sabes aquela sensação de estar demasiado vestido no verão? Quando a roupa é demasiado quente para a temperatura que está?

Com os teus conteúdos não pode acontecer o mesmo!

O verão não é uma boa altura para criares conteúdos demasiado complicados de analisar ou perceber. As pessoas querem desligar das complicações do dia-a-dia – então não podem ser os teus conteúdos a gerar essa complicação.

Lembra-te: o conceito “férias” é o rei nesta época. Faz conteúdo que tu próprio gostasses de ver na praia, na esplanada, em qualquer lugar.

3 – Adequa a tua mensagem àquilo que o público está a viver

Verão tem uma quantidade enorme de estereótipos associados:

  • Calor
  • Praia
  • Mar
  • Esplanada
  • Acampar
  • Atividades ao ar livre
  • E muito mais

Porque não aproveitar estes estereótipos para criar conteúdo?

Analisa aqueles que se enquadram no conceito da tua marca e aproveita-os. São conteúdos com os quais as pessoas facilmente se irão identificar – logo mais probabilidade de sucesso.

4 – Aposta no conteúdo visual

Verão é cor, é paisagens, é visual. Então os teus conteúdos também precisam sê-lo.

No geral, 40% dos marketers verificou que conteúdo mais visual (em especial, vídeo) melhorou o seu marketing de conteúdo. O que não é de espantar quando já em 2018 91% das pessoas preferia o conteúdo visual em vez de outros formatos.

Ou seja, esta é uma dica relevante para todo o ano – mas em especial para o verão. Se queres captar a atenção terás mesmo de apostar no visual.

Ah, e uma dica extra: se apostares em vídeo, fá-lo curto e com legendas. Além das questões de acessibilidade, é difícil ouvir o que queres dizer com o barulho das ondas de fundo.

5 – Gestão de Comunidade é tudo

A gestão de comunidade é tudo, todo o ano. Então porquê o reforço?

Sabemos que com as nossas próprias férias pelo meio é difícil manter a consistência em algumas tarefas. Mas a gestão de comunidade é uma daquelas que não se pode mesmo descurar.

Porque as pessoas continuam à espera de uma resposta. E essa resposta não pode esperar.

Aliás, em termos de conteúdo, pode ser uma boa altura para agitares as comunidades. Tendo mais tempo, as pessoas sentir-se-ão mais tentadas a falar com as marcas.

Por isso, organiza bem a passagem desta tarefa – e, claro, não deixes de lado a tua própria organização.

Sobre esta questão, aconselho mesmo a subscreveres o Desafio Ser Social Media Manager da Helena Dias. Lá ela dá conselhos e dicas imperdíveis para se ser um melhor Social Media Manager – e é capaz de incluir umas dicas valiosas sobre Gestão de Comunidade.

6 – Aposta em CTA’s facilmente executáveis

Partilha, comenta, gosta, guarda, compra agora, etc.

Quanto mais simples o Call To Action for, mais fácil é de atingires o objetivo que pretendes. E, claro, constrói o teu conteúdo com o CTA em mente.

Mensagem final: descomplica o conteúdo e aproveita o momento

Esta mensagem é importante tanto para atingires o teu público como para não desgastares a tua capacidade produtiva (ou da tua equipa).

Em especial no verão, a simplicidade tem de ser palavra de ordem na comunicação. E esta simplicidade também se pode transparecer na equipa. 

Não é trabalhar menos – é depositar o esforço no que é necessário. E é, sobretudo, aproveitar estas dicas para pôr a mão na massa!

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