Equipa a debater a importância de uma estratégia de Marketing Digital
Este artigo foi originalmente publicado a 13 de maio de 2020 e foi atualizado a 12 de janeiro de 2023.

Ouvimos todos os dias que ter uma estratégia de marketing digital é importante. Mas porquê?

Vivemos numa sociedade que anda a um ritmo super acelerado e onde todos nos queixamos de o dia ter apenas 24 horas. Isto, em conjunto com as transformações tecnológicas, tem feito com que o marketing digital conquiste o seu próprio espaço dentro das empresas.

O marketing digital assume-se como aliado das marcas e negócios em conseguir que estes tenham um “tempo de antena” nos ecrãs das pessoas. Ajuda-as a comunicar com o seu público-alvo a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Mas, sem uma estratégia de marketing digital, é impossível concretizarmos os nossos objetivos.

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa “um plano para alcançar determinado objetivo, resultado ou fim”. A estratégia de marketing digital é o que garante que alcançamos os nossos objetivos e que temos uma forte presença online.

Mas afinal, para que serve uma estratégia e porque é tão importante termos uma? Vamos por partes:

Garantir uma presença online

Quando temos algum tipo de contacto com uma empresa, pesquisarmos as suas informações online é quase um instinto. Fazemos uma pesquisa para perceber em que canais estão presentes, como comunicam com o seu público, as reviews e comentários recebidos, entre outros. Analisamos, mesmo que inconscientemente, a reputação e notoriedade da empresa com quem estamos a ponderar trabalhar ou comprar.

Por isso mesmo, é imperativo termos uma forte presença e notoriedade online, que apenas pode ser conseguida, quando suportada numa boa estratégia.

Comunicar com o público certo

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a segmentação detalhada e precisa do público que pretendemos alcançar, ao contrário dos meios tradicionais, em que a segmentação é feita de forma mais macro. Por exemplo, online (e somente online) conseguimos criar mensagens diferentes para cada um dos nossos públicos-alvo, e não apenas segmentar por idades ou localização. No marketing digital conseguimos ser tão específicos na segmentação quanto selecionar hábitos de consumo, interesses ou profissões.

Com uma estratégia de marketing digital, conseguimos segmentar um público mais específico resultando numa comunicação mais eficaz.

Uma estratégia de marketing digital permite criar relações duradouras

Criando uma estratégia, iremos conseguir criar conteúdo mais direcionado para pessoas que realmente vão ter interesse no mesmo. Assim, haverá maior interação entre o público e a própria marca, o que resultará numa maior fidelização do cliente.

Medir as métricas certas

O marketing digital permite-nos medir as métricas de uma forma mais rigorosa e detalhada. Com o auxílio de todas as ferramentas de análise disponíveis, como o Google Analytics é possível sabermos com maior precisão:

  • Idades, localização e idiomas das pessoas que visitaram o nosso website;
  • Quanto tempo estiveram lá;
  • Páginas mais visitadas;
  • De onde vieram;
  • Entre muitos outros.

Para que todos estes dados nos ajudem a melhorar a nossa estratégia, é importante que as métricas que analisamos sejam as certas, estando por isso alinhadas com os objetivos de cada negócio.

Alcançar os objetivos

A estratégia é fulcral para definirmos e conhecermos o caminho para alcançar os nossos objetivos. Por isso é que é tão importante definirmos os nossos objetivos antes de definirmos qualquer estratégia. No marketing digital, ainda existe a possibilidade de utilizarmos meios orgânicos e/ou pagos, o que amplia substancialmente as nossas possibilidades de visibilidade e as hipóteses de vendas.

Destacar da concorrência

Como conseguimos conhecer a um nível mais preciso e detalhado o perfil do nosso consumidor, acaba por ser mais fácil nós destacarmo-nos da nossa concorrência. Mesmo assim, para definir uma estratégia, é importante saber:

  • Quem é a nossa concorrência;
  • O tipo de conteúdos que publicam;
  • A frequência com que publicam;
  • Como e onde comunicam;
  • Ações para a atração e fidelização de clientes;
  • Entre outros.

Antes de começar a investir é importante ter uma estratégia adaptada às necessidades da sua marca. Peça-nos uma proposta, nós podemos ajudar.

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