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E se pudesse perguntar, aos marketers mais influentes online, qual a ferramenta de social media é a sua favorita?
A ideia foi do Content Marketing Institute que questionou 50 e reuniu num artigo as opiniões de cada um e a respectiva razão.
Eu já usei algumas das ferramentas referidas e, por isso, decidi listar, de entre as mencionadas, as que mais me ajudam no meu dia-a-dia.
1. Neil Patel: Empreendedor e influenciador, NeilPatel.com
“Com o BuzzSumo pode ver o que “está na moda” ou não. A partir daí pode construir ideias sobre o tipo de artigos que deve escrever para gerar tráfego e leads. A melhor parte do BuzzSumo é que também lhe mostra quem partilhou os outros conteúdos, para que possa abordar esses influenciadores e pedir-lhes que partilhem também os seus conteúdos.”
2. Ann Handley: Chief Content Officer, MarketingProfs
“O Instagram é a minha rede social favorita por causa sua simplicidade em termos de social storytelling. Desde contas pessoais divertidas – como a Small Chalk e de Adam Padilla – a marcas, a plataforma permite-nos conectar imediatamente e mais profundamente com as pessoas do que qualquer outra. Ainda não os perdoei por terem introduzido o algoritmo. (Cronologicamente estava muito mais alinhado com o carácter da plataforma.) Mas eu não consigo desistir de ti, Insta.”
3. Jeff Bullas: CEO, JeffBullas.com
“A SumoMe é uma ferramenta híbrida que é um pouco como um canivete suíço. Ajudou-me a prosperar e a sobreviver na selva do mundo digital ao criar botões de partilha nas redes sociais – website, sms, Flipboard, WhatsApp – e ao monitorizar a minha contagem de partilhas em cada artigo do blog. A funcionalidade que eu realmente adoro é o Welcome Mat: um pop-up que captura emails. Em menos de 12 meses, colectou mais de 40.000 subscritores de email.
4. Michael Brenner: CEO, Marketing Insider Group
“O Twitter continua a ser a minha rede social primária. Mas sozinho, o Twitter é difícil de gerir. É por isso que uso o Followerwonk para compreender quem é a minha audiência, quando é que eles estão mais propensos a interagir e para encontrar seguidores que se sobrepõem com perfis semelhantes e influenciadores. A ferramenta de análise deles – que integra com a Buffer – diz-lhe exactamente quando publicar os seus conteúdos mais importantes de forma a obter maior exposição.”
5. Pam Moore: CEO e Fundadora, Marketing Nutz
“Eu adoro usar o If This Then That (IFTTT) para habilitar a publicação nativa de imagens o Twitter que são publicadas originalmente no Instagram. Pode definir critérios específicos através da utilização de hashtags ou configurá-lo para publicar no Twitter automaticamente, por padrão.”
6. Tommy Walker: Editor-in-chief, Shopify Plus Blog
“O TweetDeck é muito mais do que uma forma de publicar em múltiplas contas. Com todos os recursos de filtragem e funcionalidades de pesquisa avançada, pode criar diversos dashboards que lhe vão dar uma visão em tempo real da sua indústria , concorrência e conteúdos populares. Por exemplo, quando alguém partilha um artigo do meu blog, o IFTTT vai adicioná-lo automaticamente a uma lista, que eu estou a monitorizar no TweetDeck. Quando eu olho para a lista, consigo ver todos os outros conteúdos que a pessoa que partilhou o meu artigo está a partilhar.
7. Sujan Patel: Fundador e CEO, Web Profits
“Os Social media estão a tornar-se mais pessoais e os consumidores estão realmente a conversar com as empresas. Eu não estou a falar de comentários ou de conversas de alto nível. Estou a falar de consumidores prontos a realizar uma transacção. É por isso que eu adoro o Facebook Messenger, o Facebook fez um excelente trabalho capacitando os empresários de ferramentas para comunicarem directamente com os consumidores e, com a introdução dos bots, o Messenger vai ter um grande impacte nos próximos anos.
8. Johnathan Dane: Fundador, KlientBoost
“Nós começámos a utilizar o LinkedIn Sales Navigator para alcançar os decisores nas empresas que podiam ser os nossos clientes ideais. Assim que conseguimos captar o interesses destas, convidamo-los para uma reunião rápida… Para Lead Generation, é fenomenal.”
9. Steve Rayson: Diretor, BuzzSumo
“Acompanhar e gerir as menções sociais e as mensagens é um trabalho duro. Eu adoro a abordagem do Agorapulse ao ajudar-nos a limpar a caixa de mensagens e a alcançar aquele sentimento quando temos a caixa vazia. O Agorapulse faz mais do que reunir todas as menções e mensagens, permite trabalhar de forma eficaz enquanto equipa para dar resposta a tudo.”
10. Nadya Khoja: CMO, Venngage
“Apesar do Snapchat não ser a rede social mais monitorizável, é fenomenal para interagir com a nossa audiência e para dar aos seguidores uma visão dos bastidores da sua empresa e vida pessoal. A única métrica mensurável é as visualizações, por isso, para continuar a crescer, tem de ser criativo. Confiança e advocacia são construídos ao ser uma marketer divertido e útil.”
11. Gerry Moran: Global Head of Social Media, Cognizant
“A chave para qualquer estratégia de social media de sucesso é conteúdo que conta uma história. Contudo, a história nem sempre é construída num sítio só. Esta evolui de uma colecção de fotografias, GIFs animados, infográficos, um excerto de uma música, um ditado da minha avó, pontos de dor do dia-a-dia, um rabisco num quadro branco, factos da indústria, etc. O Evernote dá-me uma forma de organizar as minhas histórias, tornando a minha estratégia de social media mais bem sucedida.”
12. Brian Dean: Fundador, Backlinko
“O Click to Tweet dá aos seus leitores uma forma imediata e fácil de partilhar o seu conteúdo ao criar uma one-click box de tweets pré-definidos, hashtags e menções. A integração num blog é super fácil e eles têm ainda um gerador de Click to Tweet que pode usar para adicionar links para emails ou PDFs. Mais oportunidades para partilhar significa mais partilhas. É tão simples como isso. Eu usei-o recentemente neste artigo e recebi mais 20% de tweets do que a minha média.”
13. Joanna Wiebe: Criador, Copy Hackers
“Buffer! Três razões. (1) Pode instalar uma extensão no browser que lhe permite Buffer qualquer página ou imagem para ser partilhada imediatamente ou mais tarde. (2) A caixa de conteúdos: Eu posso colocar um URL de um blog que gosto e o Buffer cria, instantaneamente, uma lista enorme de tweets desse blog. (3) A empresa é super transparente. E não espero que todas as empresas publiquem o que ganham vs. o que pagam da forma que a Buffer faz, mas é uma abordagem aconchegante de ver os humanos por de trás de uma empresa de software.
14. Matthew Toren: Proprietário, iSmallBusiness
“O Canva é uma ferramenta web de design muito acessível e que permite a não-designers, como eu, criar imagens impressionantes. O conteúdo visual tornou-se tão importante para as publicações nas redes sociais ajudarem a contar a história da sua publicação e conteúdo. Eu reparei que os meus conteúdos visuais recebem mais 23% de cliques do que os não visuais. Eu adoro o facto de poder adaptar o tamanho para qualquer plataforma onde preciso usar a imagem.”
15. Shayla Price: B2B content marketer
“O Bit.ly é uma ferramenta imprescindível para a sua lista. A plataforma faz mais do que encurtar links. Pode usá-la para monitorizar links, medir a performance das suas campanhas e para aprender quais os canais que lhe geram mais tráfego.”
16. Larry Kim: Fundador, WordStream
“Eu adoro audiências: descobrir quais os interesses, comportamentos e a dados demográficos do seu público-alvo. Para isto, eu uso o Facebook Audience Insights porque ele vai-lhe dizer praticamente tudo o que sempre quis saber: cargos, habilitações literárias, estilo de vida, localização, comportamento de compra e muito mais. Ao compreender melhor quem é o seu público-alvo, vai poder criar, com mais precisão, conteúdos com o qual eles, provavelmente, se envolverão.”
17. Kevan Lee: Director de Marketing, Buffer
“O Pocket ajuda-me a reunir todas as minhas leituras sobre social media. Eu posso encontrar algo interessante, guardá-lo no pocket, voltar ao trabalho e, depois, ler tudo mais tarde. Além disso, ele tem algumas integrações bastante boas para partilhar directamente no Twitter e no Facebook ou enviar para a Buffer. E tem a sua própria área de recomendações, que pode ser uma das poucas áreas ainda desconhecidas para construir uma base de seguidores e autoridade, para não mencionar a recolha de conteúdos para curadoria.”
18. Benji Hyam: Co-fundador, Grow and Convert
“O LinkedIn é óptimo para prospecção. Antes de fazer uma abordagem, eu olho para o perfil da pessoa e recolho o máximo de informação que consigo sobre ela. Pormenores simples como incluir contactos em comum, o cargo delas e projectos passados que elas partilharam, aumenta drasticamente as suas chances de obter uma resposta. Personalize as suas mensagens e relacione-se com as pessoas tendo como base as informações recolhidas. Acima de tudo, seja pessoal, não robótico.”
19. Monina Wagner: Social Media Community Manager, Content Marketing Institute
“Nos social media, as relações são importantes. A Repost é uma ferramenta simples, mas eficaz que nos desafia a nos envolvermos com os outros através da partilha de conteúdos, enquanto atribuímos o crédito. A aplicação dá às marcas a oportunidade de contarem a sua história através de conteúdos gerados pelos utilizadores – criando uma experiência emocional positiva, construindo a lealdade dos consumidores e assegurando a retenção dos clientes.”
20. Chirag Kulkarni: Empreendedor, orador e consultor
“A ferramenta que eu adoro é a Crowdfire. Por apenas $10/mês, eu posso seguir os seguidores que mais interagem com as pessoas na minha indústria (Neil Patel, Jeff Bullas, etc) e, porque esses influenciadores têm uma grande base de leitores, muitos deles convertem e começam a seguir-me. Eu posso usar a funcionalidade de DM automática para fazer testes A/B a alguns dos meus artigos mais populares, o que me gera tráfego para o website e leads.
21. Heidi Cohen: Chief Content Officer, Actionable Marketing Guide
“A minha ferramenta de social media favorita não é uma ferramenta. É uma forma de social media: um blog. O seu blog é um meio próprio que deve actualizar com conteúdos de qualidade. Se fizer bem, pode otimizar o seu blog para as redes sociais, motores de pesquisa, influenciadores e negócio. Para isso, destaco duas ferramentas. O meu plugin preferido para blogs é o Yoast for SEO. E eu adoro o Feedburner porque ele distribui os artigos por email, quando são publicados. Como já disse antes, ‘O email é o rei dos social media.'”
Já usou algumas destas ferramentas?
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