Helena Dias

O preço de trabalhar com um influenciador

No mundo das redes sociais e da parcerias de marcas, quanto custa afinal o marketing de influenciadores?

Antes de lhe responder a esta questão, se ainda não sabe o porquê de investir em influenciadores, deixo-lhe 4 factos:

Mas para as marcas que querem crescer nas redes sociais, especialmente no Instagram, definir o orçamento a alocar a parcerias com influenciadores pode ser difícil.

Mas vamos por partes:

Tipos de influenciadores

Existem diversas classificações, mas aquela com a qual eu mais concordo é:

Se por um lado, investir em macro-influenciadores pode ser extremamente vantajoso, como em casos em que os produtos esgotam em tempo recorde (ver exemplo em baixo da parceria entre a marca quem disse, berenice? e a influenciadora Helena Coelho), por outro, existem casos como o desta influenciadora que, apesar de ter mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, não conseguiu vender nem sequer 36 camisolas.

Fonte: Facebook quem disse, berenice?

A verdade é que, num estudo recente sobre o marketing de influenciadores, a Neoreach, conclui que quanto maior o influenciador, menor o ROI.

À medida que as taxas de interação no Instagram continuam a diminuir, mais e mais empresas começam a perceber o valor de estabelecer parcerias com influenciadores que têm um público pequeno mas altamente interativo.

Um dos maiores benefícios em trabalhar com micro-influenciadores é precisamente o facto de estes conseguirem reter taxas de interação mais altas do que influenciadores maiores (se a comunidade for verdadeira).

No estudo da Neoreach é possível ainda apurar que influenciadores com uma comunidade de 50.000 a 250.000 seguidores, proporcionam um ROI mais alto (em 30%) do que os macro-influenciadores e 20% acima dos mega-influenciadores.

Como saber se os influenciadores têm uma boa taxa de interação?

Uma das questões que recebo muito dos meus clientes é qual é uma boa taxa de interação numa publicação de um influenciador.

De acordo com a Fohr, quando mais seguidores um influenciador tem, menor a taxa de interação:

1000-5000 seguidores: 7.0%

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No mundo das redes sociais e da parcerias de marcas, quanto custa afinal o marketing de influenciadores?

Antes de lhe responder a esta questão, se ainda não sabe o porquê de investir em influenciadores, deixo-lhe 4 factos:

Mas para as marcas que querem crescer nas redes sociais, especialmente no Instagram, definir o orçamento a alocar a parcerias com influenciadores pode ser difícil.

Mas vamos por partes:

Tipos de influenciadores

Existem diversas classificações, mas aquela com a qual eu mais concordo é:

Se por um lado, investir em macro-influenciadores pode ser extremamente vantajoso, como em casos em que os produtos esgotam em tempo recorde (ver exemplo em baixo da parceria entre a marca quem disse, berenice? e a influenciadora Helena Coelho), por outro, existem casos como o desta influenciadora que, apesar de ter mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, não conseguiu vender nem sequer 36 camisolas.

Fonte: Facebook quem disse, berenice?

A verdade é que, num estudo recente sobre o marketing de influenciadores, a Neoreach, conclui que quanto maior o influenciador, menor o ROI.

À medida que as taxas de interação no Instagram continuam a diminuir, mais e mais empresas começam a perceber o valor de estabelecer parcerias com influenciadores que têm um público pequeno mas altamente interativo.

Um dos maiores benefícios em trabalhar com micro-influenciadores é precisamente o facto de estes conseguirem reter taxas de interação mais altas do que influenciadores maiores (se a comunidade for verdadeira).

No estudo da Neoreach é possível ainda apurar que influenciadores com uma comunidade de 50.000 a 250.000 seguidores, proporcionam um ROI mais alto (em 30%) do que os macro-influenciadores e 20% acima dos mega-influenciadores.

Como saber se os influenciadores têm uma boa taxa de interação?

Uma das questões que recebo muito dos meus clientes é qual é uma boa taxa de interação numa publicação de um influenciador.

De acordo com a Fohr, quando mais seguidores um influenciador tem, menor a taxa de interação:

Mas afinal quanto custa um influenciador?

O preço de trabalhar com influenciadores varia. Mas nunca é de graça. E se, nos primeiros tempos do influencer marketing, as marcas conseguiam estabelecer parcerias em troca de produtos gratuitos, hoje em dia essa forma de pagamento já é muito difícil de ser aceite.

Embora haja muitos nano e alguns micro-influenciadores ainda dispostos a trocar publicações por produtos, os maiores influenciadores do Instagram cobram entre centenas a milhões de euros por publicação, uma vez que suas contas já se tornaram a sua principal fonte de rendimento.

Ao seleccionar um influenciador, existem ainda outros fatores que devemos ter em conta, tais como:

Por isso, como é que podemos definir um preço justo quando existem tantos outros fatores a considerar? Principalmente tendo em conta que não existem regras estabelecidas, apesar dos esforços, sobre como fazer e pagar pelo marketing de influenciadores.

Foi para ajudar na transparência neste processo que a Klear lançou um estudo onde inquiriu 1.985 influenciadores diferentes das três principais redes sociais (Instagram, Youtube e Facebook).

Fonte: Klear

No quadro em cima podemos ver imediatamente o porquê de os nano e micro-influenciadores serem muito mais apelativos de trabalhar com – não só estão mais conectados com os seus seguidores como também cobram muito menos do que as celebridades.

Obviamente, estes dados não são a regra (como referi em cima, ainda não existe regulamentação nesta área), cada influenciador cobra de forma diferente e o estudo não foi feito especificamente no mercado português. Contudo, este é um indicador razoável do que pode esperar e que o pode ajudar a definir o seu orçamento e que, na verdade, não foge muito aos valores que tenho visto nas ações com influenciadores que temos desenvolvido na Social Ninjas.

Como definir um orçamento para marketing de influenciadores?

Embora não exista um modelo único para a definição do custo, para decidir quanto do seu orçamento de marketing deve alocar ao marketing de influenciadores, comece por estes cinco pontos:

Como é que os influenciadores podem trabalhar com a sua marca?

O que ter em conta ao trabalhar com influenciadores?

Resumo do artigo

O que é um influenciador?

Indivíduo que possui um público fiel nos seus canais online (Instagram, Youtube, Blog, entre outros) e que exerce uma capacidade de influência na tomada de decisão de compra dos seus seguidores.

O que é o marketing de influenciadores?

Forma de marketing em que as empresas contratam ou fazem parcerias com influenciadores para aumentar o reconhecimento da sua marca e divulgar os seus produtos/serviços, alcançando novos potenciais clientes.

Que tipos de influenciadores existem?

Existem 4 tipos de influencidadores: Mega-influenciadores (mais de 500.000 seguidores), Macro-influenciadores: entre 30.000 e 500.000 seguidores), Micro-influenciadores (entre 5.000 e 30.000 seguidores) e Nano-influenciadores (entre 500 e 5.000 seguidores).

Como é que as marcas podem colaborar com influenciadores?

Partilhando conteúdos que a marca criou ou conteúdo da marca criado por eles, realizando passatempos em parceria com a marca, participando em eventos presenciais, takeovers de canais, entre outros.

Quanto custa trabalhar com um influenciador?

O preço de trabalhar com influenciadores varia. Mas nunca é de graça. Os valores podem variar desde a oferta de produto a milhões de euros, variando consoante o influenciador e o tipo de ação desenvolvida com ele.