As redes sociais (e os consumidores) evoluíram. E se há 10 anos nós usávamos o LinkedIn, Facebook, Youtube e talvez o Twitter, hoje usamos também o Instagram, Threads, TikTok, Pinterest, entre outras.

Para as marcas e profissionais, isso faz com que as redes sociais sejam hoje uma ferramenta indispensável em todo o mundo. No entanto, a questão da precificação dos serviços de gestão de social media continua a ser um desafio para muitos – seja quem presta o serviço que te dificuldade em saber quando cobrar, seja o cliente na hora de contratar que não consegue perceber o porquê da diferença de valores entre agências, eugências e freelancers.

Eu trabalho com gestão de redes sociais há mais de 10 anos, 6 dos quais na minha própria empresa. E quando se trata de precificar os serviços de gestão de redes sociais, existem 4 fatores cruciais a ter em conta:

  1. Economia de tempo: Um dos principais princípios da Social Ninjas foi sempre procurar a informação ao máximo antes de perguntar ao cliente. Ao mostrar como podem economizar tempo ao delegar tarefas de gestão de redes sociais, aumentamos o valor percebido do nosso serviço. Por exemplo, durante as reuniões comerciais, questionamos quanto tempo as empresas gastam atualmente na gestão das redes sociais e destacamos como podemos otimizar esse tempo.
  2. Resultados mensuráveis: A capacidade de demonstrar resultados tangíveis, como conversões, leads e crescimento de seguidores, é essencial. Realizamos auditorias às redes sociais no início de cada projeto e fornecemos relatórios mensais para monitorizar o progresso. Esses dados não apenas demonstram o valor dos nossos serviços, mas também servem como base para estudos de caso convincentes para futuros clientes.
  3. Autoridade e experiência: A experiência, formação e networking são elementos-chave para estabelecermos autoridade na área da gestão de redes sociais. Foi quando eu desenvolvi um método próprio de gestão de redes sociais e o comecei a apresentar nas reuniões comerciais, que a minha taxa de conversão de reuniões comerciais em clientes disparou. Em baixo, podes ver o email que enviei a um potencial cliente na altura e a resposta que recebi.

Além disso, fatores como imagem pessoal (cenário, roupa, qualidade da câmara e do áudio) também influenciam no nosso posicionamento.

4. Entregáveis claros e específicos: Na proposta e contrato com o cliente, é fundamental definir claramente os serviços oferecidos, os objetivos do cliente e a frequência das interações. Além disso, é essencial adaptar a estratégia às necessidades específicas de cada cliente. Aqui, devemos ter em conta:

  • Níveis de consciência: quer aprender a fazer, quer estratégia ou quer ser acompanhado?
  • Entregáveis por posicionamento: feed, stories ou feed e stories?
  • Formato do conteúdo: texto, imagem gráfica, fotografia, vídeo curto, vídeo longo?
  • Canais: quantas e quais as redes sociais incluídas na prestação de serviço?
  • Objetivos: vendas, leads ou número de seguidores?
  • Sector: Quão técnica é a área? Se é um sector novo ou mais técnico (falar de viagens é complemente diferente de falar de medicina), a agência ou freelancer podem cobrar mais caro pelo estudo do sector do cliente.
  • Conteúdo: Já existe alguma biblioteca de conteúdos ou vamos ter de criar de raíz?
  • Reuniões: Quantas reuniões vão ser feitas por mês?
  • Periodicidade da entrega dos relatórios: serão enviados relatório semanais, mensais ou trimestrais?
  • Horário: o trabalho requer alguma ação ou intervenção ao fim-de-semana ou e horário pós laboral? Por exemplo, participação em eventos ao fim-de-semana ou respostas nas redes sociais em horário pós-laboral?
  • Serviços extra: publicidade, criação de conteúdos, copywriting, gestão de comunidades. estratégia, automações.

Ao adotar uma abordagem estratégica e transparente na precificação dos serviços de gestão de social media, os profissionais podem garantir que o valor do seu trabalho seja reconhecido e adequadamente remunerado, enquanto proporcionam resultados impactantes para os seus clientes.

No entanto, é importante reconhecer que muitas empresas ainda subestimam o verdadeiro valor dos serviços de gestão de social media. Muitos empresários ainda acreditam que a gestão de redes sociais é uma tarefa simples e que qualquer pessoa pode realizá-la. E esta visão simplista não poderia estar mais longe da verdade.

Lembra-te sempre de que o facto de uma pessoa ter 50 000 seguidores no Instagram não significa que será excelente a gerir as redes sociais da tua empresa.

Gerir as redes sociais de uma empresa requer uma combinação única de habilidades e conhecimentos.

Desde a elaboração de estratégias eficazes até à criação de conteúdo envolvente e à análise de dados, os profissionais de social media desempenham um papel fundamental no sucesso das empresas na era digital.

Portanto, é hora de reconhecer o verdadeiro valor dos serviços de gestão de redes sociais. Contratar um profissional qualificado pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa nas redes sociais e, em última análise, no crescimento do seu negócio.

Por isso, da próxima vez que considerar os serviços de gestão de social media, lembre-se de que está a investir no sucesso futuro da sua empresa. E não se esqueça de valorizar e reconhecer o trabalho árduo e o talento dos profissionais que o tornam possível.

Ao reconhecer o verdadeiro valor dos serviços de gestão de social media, as empresas podem alcançar resultados extraordinários e posicionar-se para o sucesso a longo prazo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇