Como preparar o orçamento de marketing para 2020

Já começou a planear 2020? Esta é a minha altura preferida do ano – um novo ano traz sempre uma quantidade enorme de possibilidades!

Por isso, decidi partilhar as minhas melhores dicas sobre planeamento anual. Uma das nossas coisas preferidas é começar com um calendário completo e mapear todas as oportunidades que identificamos.

Como criar o orçamento de marketing para 2020

Muitos marketers temem a criação de orçamentos anuais – pois sabem que os seus CEOs, CFOs e outros decisores vão analisar cada item, linha a linha.

Mas também sabem que se não forem rápidos a apresentar os valores que precisam, serão forçados a implementar estratégias e táticas de marketing que sabem que são menos eficientes e mais caras.

Para criar o melhor orçamento para 2020 – um que possa defender habilmente junta da gestão de topo – siga estas duas etapas.

1. Determine quanto pretende gastar

O primeiro passo para a criação de um orçamento de marketing sólido é determinar quanto tem para gastar e quanto precisa gastar para obter os resultados que pretende.

Existem duas formas reais de fazer isso. A primeira, é usar o rácio do orçamento de marketing (investimento em marketing a dividir pelo total das receitas). Mas a percentagem que deve orçamentar não depende apenas das receitas – depende também dos seus objetivos de crescimento.

A segunda abordagem consiste em determinar o custo exato do ciclo de compra de um consumidor. Com isto, quero dizer que deve determinar quanto precisa investir para encontrar um novo potencial comprador, atraí-lo e torná-lo em um cliente (custo de aquisição de cliente). Esta é a forma mais detalhada e difícil de determinar o seu orçamento de marketing, mas assim como em algumas atividades (como a de aumentar a notoriedade da marca) torna-se difícil determinar o ROI (Retorno do Investimento).

2. Determine quais as tácticas mais eficazes

Assim que tiver determinado quanto pretende investir em marketing em 2020 o desafio passa por determinar em que táticas deve investir o dinheiro.

São quatro os principais fatores que contribuem para definir como investir o seu dinheiro:

  1. O tamanho do orçamento: O valor que tem para investir irá, obviamente, influenciar o que pode comprar. Se tiver um orçamento reduzido, terá de se concentrar nas táticas que se têm revelado mais eficazes – tornando-as a sua prioridade. Por exemplo, uma startup que vende software-as-a-service (SaaS) precisa direcionar os seus esforços tanto para aumentar as receitas como para aumentar a notoriedade da marca. Portanto, esta deve priorizar táticas que aumentem a procura, como as estratégias de publicidade nos motores de pesquisa, em vez de táticas de marketing de conteúdo, como os blogues.
  2. As mudanças na indústria de marketing: Tal como acontece com a maioria das indústrias, o marketing está em constante evolução. O que funcionou há dez anos atrás, provavelmente não se irá revelar eficaz hoje. Para melhor alocar os seus recursos, pesquise minuciosamente o que está a mudar na indústria para determinar as melhores práticas atuais.
  3. As táticas com mais sucesso em 2019: Apesar de não terem uma estratégia bem definida, a maioria das empresas está cada vez mais a apostar no marketing digital (social media, publicidade online e email marketing são as três mais comuns). Reveja os dados (veja aqui como fazer uma auditoria às suas redes sociais) para ver, de entre as táticas de marketing que tem utilizado, quais foram as mais eficazes este ano.
  4. As pessoas que pretende alcançar: A verdadeira chave para determinar como alocar o seu orçamento é definir exatamente quem é o seu público-alvo e quais os meios de comunicação que estes mais utilizam. Dê resposta à seguinte questão: Quem estou a tentar alcançar e onde posso encontrar essas pessoas? Isto vai ajudá-lo a definir que caminhos seguir quando define as suas estratégias de marketing.

“A maioria das organizações começa com um produto ou serviço, mas isso é uma abordagem egoísta para alcançar os potenciais clientes”

– David Meerman Scott, autor de As Novas Regras de Marketing e PR.

Resumo do artigo

O que é um orçamento de marketing?

Um orçamento de marketing não é simplesmente um número aleatório. É sim um planeamento de todos os gastos que a sua empresa irá ter durante um período de tempo (normalmente, anual) com todas as atividades de marketing, incluindo agências ou prestadores de serviços, impressão, anúncios online, licenças de software, eventos, entre outros.

Qual é a importância de criar um orçamento de marketing?

Planear o orçamento de marketing é importante para assegurarmos que os recursos de nossa empresa serão bem alocados. Desta forma, evitamos desperdícios em atividades que não estão a trazer retorno.

Como criar um orçamento de marketing?

– Determine quanto pretende gastar. Aqui é importante ter em conta o que gastou no ano transacto e a disponibilidade financeira da empresa.
– Determine quais as tácticas mais eficazes. Faça uma auditoria ao ano transacto de forma a percepcionar quais as táticas que trouxeram melhores resultados para a sua empresa. Se não tem recursos para fazer tudo internamente, contacte fornecedores para pedir cotações.