Se chegaste a este artigo, provavelmente estás a preparar uma entrevista de emprego para o cargo de Social Media Manager.
Quer estejas a contratar para integrar a tua equipa, ou um freelancer ou mesmo uma agência de social media, queres ter a certeza que fazes as perguntas certas.
E neste artigo vou mostrar-te 6 perguntas simples que ajudarão a selecionar o melhor candidato.
Mas antes de avançar, deixo-te uma pequena nota: o segredo para estas questões funcionarem está mais na atenção do que nas respostas.
Sim, estas são perguntas específicas para o cargo de Social Media Manager, selecionadas de entre as diversas entrevistas em que estive e diferentes fontes de informação.
E sim, as suas respostas com exatidão são importantes.
Mas, acima de tudo, aquilo que não é dito ao responder a estas questões é o que irá indicar se o candidato é (ou não) um match para o cargo de Social Media Manager.
Ficaste curioso? Explico o que quero dizer em cada uma das perguntas.
#1 – Como se mantém a par das tendências de Social Media?
Começamos com o básico, mas que vai ajudar a perceber muitos fatores importantes sobre o novo contratado.
E esses fatores estão relacionados com a capacidade crítica e a variedade dos meios.
“Como assim?” É simples: se a pessoa responde que subscreve a newsletter X para ter novidades, já te indica que percebe a importância de uma newsletter para uma determinada marca. E, dependendo da marca que ele indicar, que se preocupa em obter informação de fontes fidedignas – e que tem, por isso, pensamento crítico.
Além disto, e o fundo desta questão, é mesmo perceber se o candidato tem o hábito de estar a par das notícias de social media. Este é um ponto que pode logo – e deve! – excluir a pessoa do processo de seleção.
Isto porque o cenário dos social media muda rapidamente. Se a pessoa não tem o hábito de procurar com regularidade estas mudanças (ou criou sistemas para isso, como subscrever newsletters ou Google Alerts, por exemplo), rapidamente o seu conhecimento estará ultrapassado.
#2 – Olhando para os nossos social media, o que faria de diferente?
Esta pergunta é de praxe e parece simples.
Mas se o candidato começar logo a responder, desconfie.
“E porquê? Se a pessoa responde prontamente, significa que esteve a analisar a minha marca, que está interessado em conseguir o cargo.”
Sim, tens toda a razão. É importante que a pessoa entrevistada conheça minimamente a marca e que a tenha estudado – já revela que é organizado e interessado, qualidades importantes em qualquer colaborador.
Mas a questão está mesmo aí: este não será “qualquer colaborador” – será o teu Social Media Manager. Como tal, espera-se que seja uma pessoa questionadora, com senso crítico.
Por isso, o candidato pode sim apresentar pequenas melhorias, mas acima de tudo tem de contra-atacar com a questão: “Depende. Quais são os objetivos da marca, o seu público para os diferentes Social Media e o seu maior desafio?”.
Isto porque a marca pode não estar a obter os melhores resultados visíveis nos social media, mas estes estarem a contribuir para os objetivos da marca.
Depois de ter obtido a resposta à questão, aí sim o candidato pode dizer melhorias específicas que irão ajudar a sua marca.
#3 – Temos 100€ para investir em publicidade. Metade da equipa pretende investir em publicidade no Facebook. A outra metade acha melhor investir em LinkedIn. Qual a sua opinião?
Esta é mais uma pergunta que deve ser respondida com outra questão. Mais uma vez, o candidato tem de questionar qual é o objetivo e o público que pretende atingir (pelo menos).
Se não o fizer, estará a dar-te uma resposta com base em nada. Nesta questão em específico, o investimento em Facebook costuma ser mais baixo, para atingir a mesma audiência.
Mas imaginemos que a tua marca trabalha um setor muito específico que no LinkedIn apresenta uma maior comunidade. Se calhar investir nesta rede seria uma melhor opção.
E, além de perguntar a audiência, o candidato deve indicar que não há nada melhor do que testar. Porque tudo pode indicar que um determinado cenário irá funcionar melhor, mas só testando se pode afirmar com certeza que neste espaço/tempo em específico a escolha foi a melhor.
Acho que já percebeste a ideia: aqui não importa propriamente qual a escolha que se faça. Importa sim os argumentos para chegar a essa escolha – e a capacidade de questionar!
#4 – Que empresas acompanha e admira nos social media?
Esta também é uma pergunta de algibeira. E também permite conhecer diversas vertentes do candidato.
Com esta pergunta ficas a conhecer os seus gostos, aquilo que o inspira e se o seu estilo se alinha com aquilo que pretendes para a tua marca.
E, ajudando a desenvolver a resposta, podes ainda perceber se a pessoa tem uma boa capacidade analítica.
Por exemplo, o candidato pode simplesmente responder que não acompanha nenhuma marca com regularidade, mas que a marca X lhe tem chamado a atenção nos últimos tempos, pelas campanhas que tem realizado, tanto pagas como orgânicas, nos social media. E que essas campanhas o têm impactado, porque claramente faz parte do público da marca.
Mas que não a acompanha com regularidade, porque considera que não trabalha a interação com o seu público da melhor forma, porque (aqui insere uma justificação convincente e bem estruturada).
Nesta questão não há claramente uma resposta certa, mas deves estar atento à utilização dos termos corretos e à formulação de justificações.
#5 – A meio de uma campanha, apercebe-se que não está a atingir os objetivos. O que faz?
Esta pergunta tem 2 objetivos: perceber a capacidade de adaptação e análise do candidato e a sua facilidade em assumir responsabilidades.
São dois pontos difíceis de identificar numa entrevista. Mas para os quais esta questão pode dar umas luzes.
A ideia é que a pessoa responda qual o seu processo de gestão de campanha, quais os passos que segue quando se apercebe que as coisas não estão a correr como previsto.
Mais uma vez, e como cada passo que um Social Media Manager dá, as palavras “analisar” e “dados” têm de estar presentes na resposta.
Também a organização da resposta ajudará a perceber a capacidade de assumir a responsabilidade. Se esta for muito enrolada, poderá indicar que numa situação de necessidade poderá demorar a agir.
Por isso, preste atenção a todos os detalhes.
Nota extra: esta pergunta poderá ainda ajudar a perceber a capacidade de gerar recomendações. Hoje, qualquer Social Media produz dados. Mas a capacidade de transformá-los em informação e, sobretudo, em recomendações tem de ser uma das competências de um bom Social Media Manager.
#6 – Que táticas utiliza para lidar com comentários negativos ou uma crise nos social media?
Gerir pequenas crises é o pão nosso de cada dia dos Social Media Managers. Então é importante perceber se o candidato tem experiência e capacidade para lidar com elas. E esta pergunta é uma forma simples de o fazer.
E, sendo esta uma pergunta tão aberta, a sua resposta irá realmente indicar-te o nível de experiência e o quanto estas crises destabilizam a pessoa.
Para ajudar a desenvolver a resposta, podes mesmo pedir exemplos de situações e como o candidato ajudou a resolvê-las.
E quando o candidato responder, tens de estar essencialmente atento à segurança na resposta.
A arte de obter as respostas certas está em fazer as questões certas. Estes são 6 exemplos de questões que qualquer Social Media Manager deve saber responder.
Ajusta-as consoante a tua necessidade e adapta as questões à realidade da tua marca.
Mas lembra-te: quanto mais atenção tiveres àquilo que fica por dizer, maior será o sucesso da tua contratação.
Vê também aqui quais são as diferentes profissões de quem trabalha em social media.