Muitas empresas vêem o marketing como uma despesa – gastam dinheiro apenas quando acham ser absolutamente necessário e precisam de mais vendas. O resultado → procuram minimizar este custo tanto quanto possível.

As empresas preferem gastar o seu dinheiro noutras coisas que são necessárias para gerir o seu negócio, como comprar novos equipamentos ou contratar novos colaboradores.

Se tens esta mentalidade, é normal que não estejas a ver o panorama geral… E sem novos clientes e vendas, o que tu tens, provavelmente não é um negócio.

“Porque o objetivo do negócio é ter clientes, a empresa tem duas – e apenas duas – funções básicas: marketing e inovação. O marketing e a inovação produzem resultados; tudo o resto são custos.”

Peter Druker

As empresas que encaram o marketing como um investimento, compreendem que, para fazer crescer o seu negócio, têm de investir continuamente na criação de novos contactos e novos clientes.

Porque é que as empresas não investem em marketing

As empresas que decidem não investir em marketing de forma consistente tendem a ter várias características em comum:

Estão em modo sobrevivência (e não em modo de prosperidade)

Se alguém te perguntar se a tua empresa está em modo de sobrevivência ou em modo de prosperidade, o que responderias?

A maioria dos empresários quer estar em modo de prosperidade, mas acabam por tomar decisões com base no modo de sobrevivência… ou no medo de gastar dinheiro para além das despesas quotidianas, caso não consigam sobreviver.

O modo de sobrevivência é uma luta constante. Ou teu negócio está apenas a sobreviver, ou tens medo de que o teu negócio fique numa posição de mal sobreviver. As tuas decisões reflectem isso e tendem a produzir mais resultados a curto prazo. Corta nas despesas que consideras desnecessárias ou extravagantes e as tuas decisões tendem a ser mais reactivas do que proactivas. As empresas neste modo gastam frequentemente dinheiro em marketing, geram algumas vendas e depois deixam de gastar em marketing até precisarem novamente de mais vendas. É uma mentalidade de começar e parar.

O modo de prosperidade requer paciência e persistência. As tuas decisões reflectem tanto o pensamento a curto como a longo prazo. Os empresários e diretores de marketing que estão em modo de prosperidade, orçamentam o marketing das suas empresas e vêem este investimento como a única forma de atingir os objectivos a longo prazo.

Olham para o custo inicial de um plano de marketing como um custo e não percepcionam o seu valor a longo prazo

Os empresários e diretores de marketing bem sucedidos sabem que o valor de um plano de marketing eficaz vai muito além do seu custo. Ajuda o negócio a crescer e garante que todos os colaboradores estão na mesma página, trabalhando para um objetivo comum. E, muitas vezes, outras áreas da empresa que precisam de ser melhoradas são identificadas à medida que as vendas aumentam.

Todos estes benefícios têm impacto nos resultados, agora e no futuro, fazendo do marketing um investimento que vale a pena.

Embora alguns empresários olhem para o preço de um plano de marketing como o seu valor, um plano personalizado e elaborado para atingir os objectivos da empresa tem um valor muito mais elevado do que o seu custo inicial.

Têm expectativas irrealistas

Alguns empresários e diretores de marketing esperam resultados imediatos. É uma reação humana normal, especialmente porque a sua subsistência depende do sucesso da obtenção e retenção de contactos.

Mas obter resultados imediatos pode ser um desafio. Os clientes dispõem de inúmeras ferramentas na ponta dos dedos para pesquisar e comparar produtos, preços e características… e nem sempre (até mesmo raramente) compram à primeira.

Embora as empresas possam achar que os seus esforços de marketing se devem assemelhar ao sprint final de uma corrida, os planos de marketing mais eficazes são a maratona completa. A boa notícia é que… combinar uma estratégia de marketing de conteúdo de alta qualidade com outras ferramentas, como as redes sociais, pode criar uma combinação poderosa que tem um impacto duradouro.

Esforços de marketing que falharam anteriormente

Se uma empresa já foi queimada no passado por esforços de marketing que não funcionaram, pode ser difícil para essa empresa voltar a entrar no mercado.

Não é invulgar encontrar empresas que foram convencidas a gastar dinheiro em ideias de marketing que nunca foram adequadas para o seu negócio ou que se avançaram com ações de marketing geridos por agências ou colaboradores de marketing inexperientes, já para não falar das grandes empresas de marketing que as perderam no meio da confusão.

Seja como for, se uma empresa não vê resultados positivos, pode ser normal que o proprietário não queira voltar a investir em marketing.

A chave é trabalhares com uma empresa de marketing que esteja tão empenhada no teu sucesso como tu.

Qual é então o impacte de não investires em marketing?

Hoje as empresas não se podem dar ao luxo de NÃO investir em marketing – pelo menos se querem crescer. E para crescer precisas de ter um plano de marketing eficaz. Afinal, ninguém vai entrar no teu escritório e pedir o que quer que seja que estás a vender, a não ser que saibam quem és, o que fazes e que tenhas a confiança de que podes entregar o produto (bem ou serviço).

O facto de não investires em marketing mantém muitas vezes a tua empresa no ponto em que se encontra atualmente. Ou seja, preso numa rotina sem novas perspectivas, um modelo de negócio que já não funciona e despesas gerais como a renda, salários e activos depreciados que não desaparecem.

Mas isso pode levar a tua empresa à falência. Já vimos isso muitas vezes quando as empresas não se concentram no marketing e nas vendas ou que não se adaptaram ao mercado. Ainda te lembras da Blockbuster e da Blackberry?

Nunca pares de investir em marketing

As empresas bem sucedidas nunca param de fazer marketing. E encaram o marketing como um investimento… e não como uma despesa que pode ser cortada para reduzir o orçamento.

Colaborar com agências ou montar um equipa de marketing interna pode trazer-te benefícios como:

  • Trabalhar com pessoas que tenham experiência no planeamento e execução de planos de marketing
  • Ter um plano de marketing desenhado para te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa
  • Execução do teu plano de marketing
  • Vais puder concentrar-te na estratégia da tua empresa, na idealização de novos produtos e na gestão das operações.

Acredito que te possas estar a pergunta se te podes dar ao luxo de pagar a uma agência ou a uma equipa de marketing. Mas a pergunta que te deves estar a fazer é: será que me posso dar ao luxo de NÃO investir em marketing?

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