SXSW Interactive- Tendências a não perder

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

O evento SXSW Interactive está na sua 22ª edição, e está a decorrer em Austin, no Texas, desde sexta-feira, 13 de março até ao próximo sábado, 21 de março.

O evento deste ano tem para oferecer a todos os profissionais de marketing (e não só) uma panóplia de apresentações e painéis de discussão que abrangem áreas como o branding, marketing, conteúdo e sua distribuição/disseminação, o futuro das tecnologias e muito mais.

Todos os profissionais de marketing e comunicação deviam estar presentes neste evento, mas…

Como para muitos de nós, uma viagem ao Texas, neste momento, está fora de questão, foram pensadas algumas alternativas que nos permitem acompanhar de longe, ficando a par das tendências de forma gratuita!

Acompanhe através do Twitter


Acompanhe através do SXSW ON

SXSW On é o serviço de live streaming do evento.

Acompanhe através do YouTube

Pode ainda assistir em baixo a algumas das sessões disponibilizadas pelo evento:

Fique ainda a par de algumas das tendências que o SXSW Interactive 2015 tem para lhe mostrar:

Marcas com uma causa

Agência de Marketing Digital em Aveiro | sxgood sxsw interactive

Foi introduzido, pela primeira vez no evento, o SXgood, um espaço onde empresários, criadores de conteúdo e entidades sem fins lucrativos podem trocar ideias para um futuro melhor.

Este formato tem a intenção de acolher mais de 30 sessões com o foco em como as novas tecnologias e as marcas que as produzem estão a ter um impacto positivo no mundo.

Notícias e relações com os OCS na era do Snapchat

Qual o maior interesse do SXSW senão o mediatismo que os jornalistas lhe dão durante esta semana? Os jornalistas de todos os cantos do mundo estão neste evento com o objetivo de serem a ponte entre o evento e quem não se pode deslocar a Austin esta semana. Este ano vão haver painéis e apresentações dedicadas aos OCS e como eles chegam até nós.

A comunidade de startups continua a crescer

O evento deste ano tem o dobro da quantidade de espaço dedicado a startups. Exemplos são a Uber e o Snapchat, startups que têm vindo a dominar o seu negócio de forma assertiva. Todas estas novas empresas vão precisar da ajuda de profissionais de RP em alguma altura (seja agora, seja daqui a uns meses).

Novas tecnologias com as quais ainda não sabemos o que fazer

Carros conectados, relógios inteligentes e a Internet of Everything (Internet de Tudo) estão em todo o lado no SXSW Interactive 2015, mas não é ainda muito claro como é que os RP poderão desenvolver conteúdos e fazer um bom uso dessas tecnologias! Ainda assim, é importante que todos se mantenham atualizados com estas tecnologias emergentes, pois é aqui que estão a ser feitos os maiores avanços e onde se começa a pensar sobre como os profissionais de RP podem fazer uso delas para comunicar de forma assertiva.

O lado escuro das redes sociais

As redes sociais ocupam uma grande parte do SXSW Interactive 2015. Este ano, o evento conta com apresentações que abordam o “lado escuro” das redes sociais, ou seja, uma forma diferente de olhar para elas. Por exemplo, o painel sobre “We Are What We Click: The Dark Side Of Sideboobs“, que decorreu no dia 14 de março, teve como intuito proporcionar um olhar sóbrio para as tendências do “clique”.

Há hashtags

As hashtags já não podem ser consideradas como uma “tendência”. Ao longo do evento vão havendo muitas hashtags (sempre relacionadas com cada uma das apresentações/painéis) e há ainda aquelas que serão sempre as mesmas, para seguir ao longo do evento, com a #SXSW (a mais óbvia) e a #SXSWi. Mesmo para o Twitter, cada sessão tem hashtags que devem ser seguidas! Para ficar em dia com as hashtags mais populares que vão saindo de Austin ao longo da semana:

© Based on Best hashtags for sxsw calculated by

Caso queira estar a par da agenda completa do evento, pode segui-la aqui!

SXSW Interactive 2015: Tendências a não perder

por Filipa Almeida tempo: 3 min
0