Trabalhar em agência – será o certo para ti?
Qualquer pessoa consegue fazer o trabalho. Mas nem todos vão ser capazes de progredir.
Pode ser bom:
- Pela diversidade de clientes e trabalho
- Para melhorares as tuas competências
- Para trabalhares com profissionais de outras áreas
Mas trabalhar em agência pode não ser o certo para ti.
A curva de aprendizagem é praticamente vertical, mas eu não o trocaria por nada.
Quando comecei a trabalhar em agência, em 2014, não fazia ideia de como seria o meu percurso profissional.
Mas estas foram as coisas principais que aprendi até hoje ao trabalhar em (e a gerir) agências de marketing digital.
1. Não há espaço para passageiros
Em agência, a nossa contribuição é genuinamente necessária – e exigida – desde o início.
2. Ter mente aberta é essencial – não uma opção
A beleza do trabalho em agência está na diversidade de funções que podemos desempenhar e de marcas com que vamos trabalhar. É essencial termos uma visão ampla de tudo.
3. Trabalhar em equipa permite-nos alcançar tudo o que quisermos
Ter mentalidade de lobo solitário não te leva a lado nenhum. Escuta e partilha. Dá e recebe. Tão simples quanto isso.
4. Nunca é demasiado [insere uma característica aqui] para aprender
O que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. A mudança constante é a única certeza com que podemos contar.
5. Conhecimento é uma coisa, perspicácia é outra
É impossível sabermos tudo. Mas termos de ter perspicácia e entrega para nos mantermos a par das tendências, usar as ferramentas certas e compreendermos verdadeiramente os nossos clientes.
6. Vais crescer entre projetos cansativos (e erros cometidos)
Há sempre algum projeto com o qual não nos identificamos tanto. Aproveita a experiência. Como se costuma dizer: antes de ensinar, faz.
7. A criatividade floresce em solo nutrido
Respeita as tuas ideias. Não estás aqui para te sentares e estares em silêncio. Expõe as tuas ideias, desafios e opiniões.