As redes sociais (e os social media em geral) continuam a ser uma parte predominante da nossa vida. E cada vez mais empresas estão à procura de como podem incorporar estas plataformas nos seus esforços de marketing.
Quando trabalhamos com social media, é necessário termos conhecimentos sólidos de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras plataformas de social media, como o Youtube, WhatsApp e os blogs. Mas também de copywriting, design, gestão de projeto e de clientes.
Quer sejas uma pessoa mais criativa ou mais estratégica, existe de certeza uma profissão na área de social media que se adequa às tuas competências e interesses.
Diferentes funções em social media
Existem diversas áreas de atuação para quem quer trabalhar em social media – uns completamente diferentes uns dos outros.
Existem trabalhos analíticos, onde se analisam os resultados e o progresso das campanhas nos social media. Existem trabalhos criativos e estratégicos, onde se planeia e cria conteúdos e campanhas.
Em algumas indústrias, as empresas usam títulos diferentes para posições semelhantes. Ou os títulos errados para as funções da pessoa.
Enquanto profissionais da área, é fundamental compreendermos as diferenças entre os títulos e as funções. Tu sabes qual é a diferença entre um gestor, um coordenador e um diretor, por exemplo?
Saberes as diferenças entre estas funções vai ajudar-te:
- Se és profissional da área: a escolher a que melhor se adequa às tuas competências, interesses, objetivos e nível de experiência;
- Enquanto empresa: definir e selecionar o candidato ideal e as funções que de facto precisa que sejam desenvolvidas.
1. Estagiário(a) de Social Media / Social Media Trainee
O papel de um estagiário de social media é aprender as noções básicas da utilização dos social media para empresas.
Sob a orientação de um gestor ou especialista em social media, é responsável por tarefas básicas, tais como agendar publicações, pesquisar tendências do sector, fazer curadoria de conteúdo, dar respostas a mensagens e comentários. Pode ainda criar conteúdos escritos e visuais.
O objetivo é, ao longo do estágio, ficar a compreender melhor como é trabalhar na área de social media em geral e como poderá ser a progressão de carreira nesta área.
2. Criador de Conteúdos Escritos / Content Writer
Um criador de conteúdos escritos (ou content writer em inglês) tem como objetivo informar, educar e entreter. Este profissional tem como missão levar os leitores a interagirem com o conteúdo, usando técnicas como o storytelling.
E ao escrever conteúdos de interesse para a audiência, o content writer vai ainda ajudar a marca a melhorar a sua posição nos motores de pesquisa (usando técnicas de SEO).
Um criador de conteúdos escritos é responsável por fazer pesquisa, escrever, editar e, por vezes, até publicar nos blogues.
Este profissional tem de ser capaz de escrever seguindo um guia de estilos da marca.
Entre os conteúdos a serem produzidos por este profissional podes encontrar:
- Artigos de blogs
- E-books
- Newsletters
- Peças de jornal/revista
- Comunicados de imprensa
- Livros
3. Copywriter
Um copywriter tem como objetivo escrever conteúdo para convencer e persuadir a audiência e levá-los à conversão. Este profissional tem como missão convencer os leitores a comprar, através de técnicas de persuasão.
Entre os conteúdos a serem produzidos por este profissional podes encontrar:
- Posts para as redes sociais
- Anúncios
- Slogans
- Campanhas de email
- Guiões promocionais/publicitários
- Scripts de vídeo
- Catálogos
- Outdoors
- Cartas/postais corporativos
4. Criador de Conteúdos Visuais para Social Media / Social Media Designer
Um designer de social media é a pessoa responsável pela criação de conteúdos visuais para os social media, entre outras tarefas, como:
- Desenvolver conceitos de comunicação / campanhas;
- Planear e produzir conteúdos para as redes sociais e artigos de blogs, seguindo um guia de estilos da marca;
- Testar diferentes formatos de conteúdos e em diferentes dispositivos;
- Garantir que o conteúdo cumpre as diretrizes e melhores práticas da indústria e de cada social media;
- Sugerir ideias para os calendários editoriais para manter a coerência da imagem e dos conteúdos e reforçar a notoriedade da marca.
5. Coordenador de Social Media / Social Media Coordinator
Um coordenador de social media:
- Assegura que todas as operações relacionadas com uma campanha de social media estão a decorrer sem problemas;
- Planeia, implementa e monitoriza a presença de uma marca nos social media.
- Tem como objetivo melhorar a notoriedade e reputação da marca enquanto se envolve com a comunidade da marca online.
É muitas das vezes confundida com a função de gestor de social media (o número 6 deste artigo).
A diferença entre o coordenador e o gestor reside em:
- Nível de experiência: esta é uma função para principiantes;
- Funções: esta função tem responsabilidades mais gerais e de apoio a diferentes membros da equipa;
- Competências: requer competências de comunicação escrita e verbal, de organização e técnicas.
6. Especialista em Social Media ou Gestor de Redes Sociais / Social Media Specialist ou Social Media Manager
A função de Social Media Manager tem sido utilizada de forma ampla ao longo dos anos e muitas das vezes menosprezada e desvalorizada. Há pessoas com o nível de estagiário que já se intitulam Social Media Managers. Há pessoas que têm a função, sem nunca se responsabilizarem pelo todo. E a culpa não é de nenhuma delas, mas de todos nós que menosprezamos a origem dos termos.
Manager em português significa gestor/gerente – que é um cargo de grande responsabilidade e de máxima autoridade nas empresas. Há o gestor de uma empresa, gestor de conta, gestor do banco, gestor de projeto – que são cargos que requerem sempre pessoas com diversos anos de experiência.
Um social media manager deve estar sempre atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias relacionados com os diversos social media.
Pode ter como funções como:
- Criação de estratégias para novas campanhas e ações de social media;
- Redacção de copy para publicações nas redes sociais;
- Produção de conteúdos visuais;
- Análise de dados;
- Agendamento de publicações;
- Criação de campanhas de publicidade nos social media.
A diferença entre o gestor e o coordenador reside em:
- Nível de experiência: esta é uma função para quem já tem experiência;
- Funções: esta função é de supervisão e gestão, havendo necessidade de conhecimento especializado (por exemplo, conhecimento especializado em determinada rede social);
- Competências: além das requeridas para a função de coordenador, requer competências de análise de dados, gestão de projeto e liderança.
É muitas das vezes confundida com a função de Community Manager (o número 9 deste artigo).
7. Especialista em Publicidade para os Social Media / Social Media Ads Specialist
A publicidade no social media tem-se tornado vital para qualquer empresa – daí a importância cada vez maior de termos alguém especializado na área.
A função de especialista em publicidade nos social media inclui:
- Criação e implementação da estratégia de anúncios nas diversas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, Pinterest) e a gestão dessas campanhas;
- Definição de KPIs de acordo com os objetivos de negócio;
- Análise das estatísticas e otimização das campanhas.
8. Diretor de Social Media / Head of Social Media
O Head of Social Media é o profissional que supervisiona todo o departamento de social media de uma empresa, assim como todas as operações relacionadas com uma campanha de social media. Este deve certificar-se de que tudo o que uma marca partilha nas redes sociais e blog está alinhado com a identidade visual, tom de voz e personas da marca. É quem delega e distribui o trabalho pelos criadores de conteúdo escrito e visual e social media managers.
Difere da função de social media manager na medida em que este profissional é o responsável por:
- Supervisionar as responsabilidades diárias da equipa;
- Formar e mentorar a equipa;
- Avaliar os membros da equipa;
- Definir objetivos.
9. Gestor de Comunidades / Community Manager
Um gestor de comunidade é o responsável por supervisionar o crescimento e a manutenção das comunidades da marca nos social media (redes sociais, fóruns, blogs e outras plataformas).
Atua, geralmente, como moderador, procurando sempre que os utilizadores partilhem apenas comentários apropriados.
O seu objectivo é assegurar que os membros da comunidade sintam que pertencem e são valorizados pela marca. O objectivo deste papel é construir a lealdade à marca e interagir com os clientes de uma forma mais pessoal. Podem fazê-lo respondendo aos comentários ou respondendo às perguntas dos utilizadores – mesmo quando estes não estão a falar diretamente com a marca.
Vê neste artigo qual a diferença entre um Social Media Manager e um Community Manager.
10. Estratega Digital / Digital Strategist
Um estratega digital é o responsável por supervisionar todos os canais de marketing digital de uma marca e encontrar formas de lançar campanhas multicanal bem sucedidas. É uma função que envolve não só os social media mas outros meios como publicidade online, SEO, email marketing e outros para construir uma presença online para uma marca.
Precisam ter conhecimentos sólidos do sector, indústria onde atuam e do comportamento do consumidor online. Trabalham para criar um plano de marketing digital acionável que possa aumentar as vendas de uma empresa
11. Gestor de Marca / Brand Manager
Um gestor de marca é o responsável pela construção de uma marca, com base no público-alvo da empresa.
É o responsável por assegurar que o conteúdo e as mensagens criadas pela sua equipa de marketing estão alinhados com os valores, objetivos e identidade da marca. Tem como função garantir a integridade de uma marca em todos os canais, incluindo o e-mail, a publicidade online, meios offline e social media.
Ajuda a marca a contar uma história consistente e a manter a mesma voz e imagem em todas as plataformas.
12. Gestor de Projetos Digitais / Digital Project Manager
Um gestor de projectos digital é quem deve assegurar que a equipa implementa todas as ações de marketing digital, dentro do prazo e do orçamento pré-estabelecido.
É um cargo mais procurado por agências, sendo este o profissional que vai trabalhar em estreita colaboração com os clientes para criar confiança, orientar as suas decisões e reforçar a reputação da marca. Tem como função garantir que a equipa tem uma quantidade adequada de trabalho e que os seus clientes estão satisfeitos.
13. Analista de Dados / Data Analyst
Um analista de dados recolhe e analisa os dados de campanhas de marketing digital, incluindo dos social media. É quem avalia se as ações de marketing de uma marca estão a alcançar o público pretendido e os objetivos da empresa.
14. Estratega de Conteúdo / Content Strategist
Um estratega de conteúdo é quem planeia todo o conteúdo que uma marca vai partilhar. Deve estar sempre a par das tendências de marketing de conteúdo para garantir que o conteúdo criado é o mais adequado para o público, plataforma e período de tempo.
Para além da criação de vídeos, blogs e infográficos para o website da marca, é também responsável pela criação de conteúdos de interesse para as redes sociais.
O seu objetivo é compreender quais são e planear conteúdos de interesse para o público-alvo da marca.
15. Diretor Criativo / Creative Director / Head of Content
Um diretor criativo é o responsável por gerir todo o departamento criativo de uma empresa.
É quem delega o trabalho à equipa de criação de conteúdo escrito e visual. Tem como função criar campanhas de marketing que ajudem a empresa a alcançar os seus objetivos, independentemente do canal.
É um cargo mais procurado por agências.
Juntamente com os líderes da sua equipa, reúne com os clientes para compreender melhor os seus desejos e necessidades. É da sua responsabilidade certificar-se de que a sua equipa produz os produtos dentro dos parâmetros do cliente.