Como criar anúncios no Facebook

Quer saber como criar anúncios no Facebook – ou está simplesmente à procura de como melhorar a gestão dos seus anúncios? Então este artigo é para si.

Os anúncios no Facebook (Facebook Ads) são a melhor forma de alcançarmos a nossa audiência na plataforma.

Como criar anúncios no Facebook com o Power Editor

A ferramenta que utilizo para a criação de anúncios é o Power Editor do Facebook – um plugin gratuito que nos permite criar, editar e gerir os nossos anúncios do Facebook.

Como criar anúncios no Facebook | Power Editor do Facebook

Dica: Apesar de funcionar esporadicamente noutros browsers, o melhor é utilizar o Power Editor no Google Chrome. Para testar ou instalar o plugin vá a facebook.com/powereditor.

1 – Criar uma campanha com o Power Editor

Sempre que entrar no Power Editor, carregue no botão Tranferir (Download) no canto superior esquerdo antes de começar. Isto atualiza o Power Editor com todas as atividades recentes que tivemos no Facebook, incluindo a criação de anúncios noutros lugares e a criação de publicações que podem ser promovidas ou a criação de tabs que podem servir de destino.

Como criar anúncios no Facebook - Download

Em seguida, selecione Alterados recentemente (Recently Changed) ou Ativos (Active).

Como criar anúncios no Facebook | Filtrar Campanhas

E clique em Criar Campanha (Create Campaign) em cima do painel.

Como criar anúncios no Facebook | Criar Campanha de publicidade no Facebook

Irá surgir uma janela – aí, terá de preencher pequenos detalhes pedidos.

Como criar anúncios no Facebook | Criar nova Campanha

  1. Nome da campanha: Nomeie a sua campanha com algo descritivo para tornar mais fácil encontrá-la mais tarde;
  2. Tipo de compra: Opte pela opção Leilão para poder ajustar o preço do anúncio;
  3. Objetivo: defina o objetivo da sua campanha. Existem 10 tipos, como é mostrado na imagem em baixo.

Como criar anúncios no Facebook | Definir os objetivos das campanhas do Facebook

Estes são os objetivos que pode escolher:

  • Cliques no site: Para encorajar as pessoas a visitarem o seu website;
  • Conversões no site: Para promover ações específicas no seu website. Vai precisar de um pixel de conversão para o website;
  • Interação com a publicação da Página: Para promover as publicações da Página e aumentar os gostos, comentários, partilhas, visualizações de fotos e reprodução de vídeos;
  • Gostos da Página: Para obter Gostos na Página, aumentar o público e construir a marca;
  • Instalações da aplicação para computador: Para encorajar as pessoas a instalarem uma aplicação nos computadores;
  • Instalações da aplicação móvel: Para encorajar as pessoas a instalarem uma aplicação no telemóvel;
  • Interação com a aplicação: Para encorajar as pessoas a utilizarem uma aplicação para computadores;
  • Interação com a aplicação: Para encorajar as pessoas a utilizarem uma aplicação móvel;
  • Reclamações de ofertas: Para promover ofertas que criou na sua página (ou que irá criar no Power Editor);
  • Respostas a eventos: Para promover um evento e aumentar a participação no mesmo.

E é isto! Criar uma campanha é muito muito fácil.

Dica: No final de cada alteração/definição/edição no Power Editor, carregue no botão Carregar (Upload) no canto superior esquerdo. Este não é um passo obrigatório, mas tendo em conta que serve para guardar as alterações feitas até ao momento, ao fazê-lo garantimos que ficamos com tudo guardado caso fechemos o browser, o computador fique sem bateria ou fiquemos sem ligação à internet.

Como criar anúncios no Facebook - Download

2 – Criar conjunto de anúncios com o Power Editor

Conjunto de anúncios é onde pode definir as datas de início e fim, assim como o orçamento diário ou tempo de vida de todos os anúncios que fazem parte de um conjunto de anúncios.

Como criar anúncios no Facebook | Criar conjunto de anúncios

Para aceder a esta opção clique em Definição de anúncios  e depois em Criar conjunto de anúncios.

Como criar anúncios no Facebook | Criar conjunto de anúncios

Dica: O Facebook recomenda que criemos conjuntos de anúncios discriminados por cada público-alvo.

Selecione o conjunto de anúncios criado e mais em baixo na página irá ver as opções apresentadas na imagem em baixo:

Como criar anúncios no Facebook | Editar conjunto de anúncios

Aqui terá de preencher pequenos detalhes pedidos como:

  • Orçamento: Defina um orçamento diário ou para toda a duração da campanha. Esse será o valor máximo que o Facebook irá cobrar;
  • Data de início/fim: Defina uma data e hora de início e fim. Pode ainda optar por executar continuamente, sem uma data de fim definida.

Dica: Um investimento diário de 10€ já traz bons resultados para páginas pequenas.

E é isto! Criar uma campanha é muito muito fácil – mas não se esqueça de carregar no botão Carregar (Upload) no canto superior esquerdo para guardar as suas alterações.

3 – Criar um anúncio com o Power Editor

E aqui está como criar anúncios no Facebook com o Power Editor. Primeiro, certifique-se de que selecionou a sua nova campanha à esquerda. Em seguida, clique em Anúncios no topo e Criar anúncio

Como criar anúncios no Facebook | Criar novo anúncio

Escolha o nome da Campanha e o Conjunto de Anúncios ao qual quer criar o anúncio, e atribua-lhe um nome.

Depois de clicar em Criar, o seu anúncio irá surgir dividido em 3 seções principais:

  • Material Publicitário (Creative);
  • Público (Audience);
  • Otimização & Preço (Optimizing and Pricing).

A seção Material Publicitário irá parecer-se com esta:

Como criar anúncios no Facebook | Editar anúncio

Aqui terá que preencher os seguintes campos:

  • Página / Local do Facebook;
  • Publicação de Página – Pode optar por promover uma publicação já feita ou criar um post não publicado para usar para o anúncio;

Como criar anúncios no Facebook | Criar uma publicação não publicada

  • Tags  de URL Opcionais – Para acompanharmos o tráfego gerado pelo anúncio para o nosso website;
  • Acompanhamento de Conversão – Para analisarmos as conversões fora do Facebook;
  • Local de Publicação;

Dica: A opção Todo o Facebook é a preferencial quando ainda não sabemos qual funciona melhor. Contudo, a opção Feed de Notícias (desktop e telemóvel) é o que tem melhor CTR, mas incentivo a testar outras opções, porque públicos-alvo diferentes podem responder de forma diferente.

  • Dispositivos Móveis.

A seção Público irá parecer-se com esta:

Como criar anúncios no Facebook Editar público

Quanto mais exaustivo for no preenchimento desta seção, melhores resultados irá obter. São diversos os campos a parametrizar, nomeadamente:

  • Públicos personalizados;
  • Públicos excluídos;
  • Localização (país, distrito, cidade ou código-postal) – Caso seja um negócio local, é mais eficaz colocar as cidades todas à volta da sua;
  • Idade – procure escolher faixas etárias não muito longas;
  • Sexo;
  • Idiomas – é importante preencher este campo para não gastar o seu orçamento com pessoas que não podem ler o seu anúncio. Contudo, tenha em conta que muitas pessoas em Portugal utilizam o Facebook em English (US) ou Português (BR) por isso selecione todas estas opções;
  • Interesses – adicione palavras-chave, nomeadamente de interesses diretos, concorrência e interesses segundo o Graph Search do Facebook;
  • Comportamentos;
  • Local de trabalho;
  • Educação;
  • Conexões (Fãs, Não Fãs, Amigos de Fãs) – pode optar por excluir as pessoas não conectadas à sua página;
  • Entre outros.

A seção Otimização & Preços será idêntica à imagem em baixo:

Como criar anúncios no Facebook | Editar otimização e preços

Nesta seção podemos licitar o anúncio com base no:

  • CPC (custo por clique);

Dica: Se optar pela opção CPC, sugiro que licite sempre 0,01€ acima do valor máximo sugerido pelo Facebook.

  • CPM (custo por 1000 impressões);
  • CPM otimizado (otimizado para uma ação específica).

Adicionalmente, dentro do CPM otimizado, podemos utilizar licitações predefinidas ou definir valores máximos das licitações manualmente por:

  • Cliques (máximo por clique);
  • Alcance (máximo por 1000 pessoas individuais alcançadas);
  • Social (máximo por 1000 impressões sociais);
  • Ações (máximo por ação).

O seu anúncio está pronto! Não se esqueça de clicar em Carregar as alterações!

Dica: Crie 3-4 anúncios diferentes para testar os que têm melhores resultados, variando o copy do anúncio, a imagem, a localização do anúncio, o tipo de licitação ou a segmentação.

Já criou um anúncio no Facebook?

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Como criar anúncios no Facebook com o Power Editor

por Helena Dias tempo: 5 min
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