Comunicação Interna- Não se esqueça de arrumar a casa!!!

Está na hora de encarar o ambiente digital como um espaço importante de gerir informações e conhecimento, que podem ser orientados para políticas e tomadas de decisões dentro de uma organização.

A era digital revolucionou as nossas vidas. Já ninguém tem dúvidas disso. Agora, somos obrigados a adaptar-nos constantemente a estas mudanças sociais, económicas, ambientais e tecnológicas que nos transforma diariamente.

As empresas/ organizações como seres sociais também foram obrigadas a adaptar-se a essas transformações ou melhor, na minha opinião, ainda estão a ter grandes dificuldades nesta adaptação.

Essas dificuldades devem-se a diversos factores mas hoje vou apenas focar-me naquele que considero ser um dos pilares mais importantes, em qualquer estratégia organizacional: a Comunicação.

Os maiores desafios das organizações estão relacionados com o facto de não convivermos da melhor forma com aquilo que devíamos fazer de melhor: comunicar.

O processo de comunicação é bastante básico.

Este acontece quando existe um emissor, um receptor, um meio e uma mensagem a transmitir para um dos interlocutores. Parece simples?

Na verdade, não o é. E talvez seja dos processos mais complexos. Quando pensamos nele num ambiente digital ainda mais se torna complicado de o analisarmos. Estamos rodeados de ruído, portanto, passar uma mensagem é um desafio.

Hoje decidi partilhar com vocês uma simples brincadeira de sábado à tarde, quando decidi escolher 10 hotéis aleatoriamente, no distrito de Aveiro que tivessem lançado uma campanha promocional, de um dos seus serviços complementares, no Facebook.

O meu objectivo era perceber de que forma é que as organizações envolvem o público interno na estratégia que definiram para a sua presença online. Após contactar os dez hotéis, fiquei com a sensação que provavelmente tinha sonhado com aquelas campanhas! Nenhum dos funcionários sabia daquilo que eu estava a falar, ou seja a campanha promocional que estava online nunca existiu para aqueles funcionários.

É importante estar online sim, mas antes de o fazer não se esqueça de arrumar a casa!!

Quero com isto dizer que a comunicação interna da sua organização é algo que não pode ser ignorado, nem deixado ao acaso.

O objectivo deste artigo é fazer com que cada um de nós perceba a importância da comunicação integrada entre os dois mundos (online e offline).

Não basta ter apenas uma boa estratégia definida no digital, nem mesmo estar presente em todas as ferramentas da Web 2.0, nem ter o melhor website do mundo! Vai ser preciso muito mais do que isso para que consiga tirar proveito de todas as potencialidades da comunicação. Está na altura de redefinir estruturas organizacionais e implementar uma nova filosofia já conhecida por muitos como a empresa 2.0 (Aqui).

É fundamental envolver toda a sua organização neste processo de transição para o ambiente digital, os seus colaboradores tem um papel bastante importância, não os ignores. Envolva-os nas estratégias que vai definir, solicite opiniões, partilhe ideias e impulsione a inovação.

Não se esqueça, actualmente a experiência é um factor diferenciador e neste caso que vos falei, os funcionários são os emissores, o meio é o hotel, o serviço prestado é a mensagem e o receptor é o cliente. O feedback desta experiência vai ser, certamente o mais importante no fim de contas. Este pode ser partilhado nos dois mundos.

Por isso, não deve ignore a comunicação offline.

One thought to “Comunicação Interna: Não se esqueça de arrumar a casa!!!”

  • João Ferreira

    Parabéns pelo artigo Susana!
    Sem dúvida que a falta de comunicação é um problema recorrente no nosso tecido empresarial, essencialmente nas PME.
    Sente-se que falta que se perceba que realmente é necessário “arrumar a casa”, envolver os colaboradores e fazer deles os melhores e maiores embaixadores da marca. É necessário que os estes se sintam orgulhosos da organização à qual pertencem e ajudam a construir todos os dias, e para que tal aconteça, é necessário comunicar. Nenhum colaborador que se sinta excluído irá desenvolver um sentimento (ou sentido) de pertença. Pior ainda, um colaborador que passe por incompetente (por não ter tido acesso à informação que passou para o exterior, mas que não foi comunicada internamente), irá certamente desmotivar e sentir que está a remar contra a maré!

    Keep them coming Susana! 😉

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