3 funcionalidades Twitter que nos podem ajudar a tirar partido desta rede social

O Twitter é uma rede social que tem andado nas bocas do mundo: quantas vezes ouvimos ou lemos na imprensa que “pessoa de tal” afirmou X ou Y na rede social Twitter? 

É uma rede de nicho e que tem conquistado e albergado os grandes players mundiais – e não só. Sabiam que o Quim Barreiros já se rendeu à rede do passarinho Larry? 

Abri conta nesta rede social em 2009 e desde aí a plataforma já mudou: conseguimos fazer tweets com o dobro dos caracteres, em comparação com 2009. Conseguimos “tuítar” com vídeos, gifs, imagens e até fazer lives. As stories estão a ser equacionadas pela rede social e chamam-se fleets.

3 funcionalidades Twitter que nos podem ajudar a tirar partido desta rede social

Neste artigo pretendo dar-vos a conhecer três funcionalidades que são características desta rede e cuja utilização permitem consolidar as tácticas que nos vão permitir implementar a estratégia pensada para a nossa marca (ou para a nossa conta pessoal).

Já conhecem as threads, os moments e as listas?

Thread – ou como escrever um artigo longo no Twitter 

As threads (sequências) são formas de criar e partilhar conteúdo longo, no Twitter. A partir de um primeiro tweet, podemos adicionar outro e outro e ainda outro. Na timeline a thread é visível pelo fio que acompanha os tweet no lado esquerdo. 

É uma funcionalidade indicada para fazer live tweeting, tal como acontece nas conferências de imprensa da WHO (World Health Organization).

Live tweeting nas conferências de imprensa da WHO (World Health Organization).

Usamos as threads para ir partilhando um conteúdo mais longo, como por exemplo um artigo de um blog. Podemos fazê-lo em momentos distantes no tempo, o que permite que o conteúdo em si, a thread, possa viver durante uma semana ou mais. Aconselha-se se o conteúdo for do tipo evergreen, ou seja, se for conteúdo que se mantém relevante ao longo do tempo. 

Moments – os melhores resumos, sem sair do Twitter 

Uma das melhores formas de fazer resumos no Twitter passa por usar o Moments. Podemos usar esta funcionalidade após um twitter chat, para reunir os melhores tweets da conversa. 

Caso nós (ou a nossa marca) marque presença num evento (seja ele online ou presencial), poderá ter interesse fazer uma curadoria dos melhores tweets à volta desse evento.

Podemos adicionar tweets feitos por nós ou por outros utilizadores do Twitter, o que permite dar-nos a conhecer a outras pessoas e marcas (os utilizadores dos tweets adicionados recebem uma notificação, o que pode convidar esses utilizadores a visitar o nosso Moments, bem como o nosso perfil). 

Twitter Moments

No final de cada edição do #TwitterChatPT crio um Twitter Moments para poder resumir o conteúdo partilhado pelos participantes. Podemos partilhar o Moments fora do Twitter, pois a sua criação gera um URL que pode ser acedido mesmo por quem não está logado na rede social Twitter.

Eis um exemplo de Twitter Moments: 

Twitter Chat

Listas – como criar timelines dentro do nosso perfil 

As listas são uma funcionalidade subvalorizada, no Twitter. Confesso que é uma das minhas funcionalidades preferidas, pois permitem-me gerir melhor os perfis que quero acompanhar, sem ter de os seguir.

Os perfis que eu sigo aparecem-me na minha timeline; são aqueles perfis que me dão informação e que me permitem estar actualizada e cujo follow, para uma marca, pode fazer parte de uma determinada táctica (exemplo: uma marca pode escolher seguir apenas os perfis que já a mencionaram). 

De forma a evitar demasiada informação e ruído na timeline, crio listas, para poder visitar outros perfis, em determinados momentos do dia. Por exemplo, pode ter interesse ter uma lista para os OCS, para os perfis que conhecemos num evento e até para a nossa concorrência. Neste último caso, recomendo que essa lista seja privada. 

As listas podem ser privadas ou públicas – estas podem ser subscritas por outros e são visíveis no nosso perfil.

Conhecer os cantos à casa 

Estar numa rede social, seja ela o Twitter ou outra qualquer, exige algum conhecimento das suas funcionalidades. Desta forma conseguimos tirar o melhor partido do conteúdo que lá partilhamos, usando tácticas adequadas à estratégia da nossa marca e, acima de tudo, ao tom de voz.

O Twitter é uma rede com um cariz bastante informal, onde as marcas e as pessoas têm a possibilidade de manter uma conversa próxima com os seus seguidores. Funcionalidades como as threads, os moments e as listas ajudam-nos a criar pontos de contacto com os nossos seguidores e também com quem ainda não nos segue. 

Se estão no Twitter e têm alguma dúvida sobre estas ou outras funcionalidades, perguntem-me. Terei todo o gosto em ajudar!

Let’s tweet & shout! 

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