Ideias de Concursos e Passatempos na Timeline da Página do Facebook

Como muitos de nós já sabemos, organizar concursos e passatempos no Facebook é uma excelente forma de aumentar a interação com os fãs.

Provavelmente, já está a pensar na sua próxima campanha e já deve ter alguns destes objetivos em mente:

  • Alcançar e recrutar novos fãs;
  • Aumentar a interação com os fãs atuais;
  • Lançar novos produtos e serviços;
  • Premiar os seus fãs;
  • Receber feedback da sua comunidade sobre um produto que está prestes a lançar;
  • Construir uma base de dados de emails;
  • Aumentar a consciencialização e manter-se na mente dos consumidores.

Agora, que ideias já tem em mente para os alcançar? Está sem inspiração?

Neste artigo, vou ajudá-lo a quebrar o seu bloqueio criativo com 14 exemplos de concursos e passatempos na timeline da página do Facebook para criar em 2015.

Antes de começarmos, aqui estão algumas questões que deve colocar a si mesmo:

  • Que tipo de concursos irei criar e porquê?
  • Que prémios irei atribuir e qual a importância destes para o meu negócio?
  • Devo criar parcerias com outros negócios para alcançar uma maior audiência?
  • Como irei atrair os participantes certos e com interesse genuíno na minha marca?

14 Ideias Criativas para o seu próximo passatempo da Timeline da Página do Facebook

Desde 2013 que é possível organizar concursos na timeline da sua página do Facebook, sem ter de recorrer a aplicações de terceiros. Mas antes de considerar esta opção, recomendo que leia este artigo primeiro para saber o que deve ter em conta antes de criar um concurso na sua timeline.

Depois de decidir que esta é a melhor opção, terá de encontrar aquela ideia divertida e o suficiente interessante para a sua comunidade.

Não se esqueça de publicar o Regulamento do Concurso/Passatempo (através da aplicação Notas ou publicando o link para um documento público na sua Dropbox ou Google Drive), onde deve incluir os seguintes elementos:

  • Mecânica do Passatempo (como se participa);
  • Critérios de seleção dos vencedores (introduza pelo menos 2, como por exemplo votação de outros fãs e seleção por um júri);
  • Descrição detalhada do prémio;
  • Periodicidade (data de participação e de seleção dos vencedores);
  • Como será feita a notificação dos vencedores (por exemplo, no mural do Facebook, no seu Website ou por email);
  • Local, data e hora em que será divulgado o vencedor;
  • Requisitos específicos de elegibilidade dos participantes (por exemplo, idade ou local de residência);
  • Indicação expressa da “Exoneração completa do Facebook da responsabilidade por cada inscrição ou participante”;
  • Inclusão da frase “a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Facebook”.

Pode (e deve) consultar todas as regras de gestão de concursos e passatempos no Facebook na alínea E das directrizes das páginas do Facebook e nas directrizes dos concursos no Facebook.

Atenção: O Facebook proíbe o incentivo à partilha no perfil pessoal ou de terceiros sobre o passatempo como mecanismo de participação.

Neste momento, deve estar a questionar-se sobre a minha chamada de atenção anterior. A verdade é que se vê esta prática muitas vezes e continuamente. Mas tudo irá depender do número de pessoas que reportem esta situação ao Facebook. Vai querer arriscar?

1 – Gostar para ganhar

“Novo Concurso! Clique “Gosto” para ter a hipótese de ganhar (adicione o seu prémio)! Os vencedores serão selecionados aleatoriamente às (adicione a hora e dia) e os seus nomes serão publicados na nossa Página do Facebook e nos comentários dessa publicação (isto irá permitir que consiga fazer tag aos vencedores e garantir que estes fiquem a saber que ganharam)!”

Depois, terá de selecionar os vencedores de entre as pessoas que gostaram da publicação.

Pros: forma fácil de obter muitos gostos numa publicação.

Dica: Garanta que o seu prémio tem interesse para o seu público-alvo. Oferecer prémios que interessem a uma audiência muito vasta irá diminuir o seu alcance a longo prazo e não ajudará o seu negócio.

2 – Preencha o espaço em branco

Adicione uma frase com um espaço em branco para os seus fãs preencherem. Depois selecione aleatoriamente entre quem comentou. Por exemplo: “Nas minhas próximas férias, vou para __________”. Não existe uma resposta certa ou errada neste tipo de concurso.

Pros: esta é uma forma fácil de obter muitos comentários numa publicação – e é mais interativo do que um concurso de “gostos”.

Dica: Garanta que o seu prémio tem interesse para o seu público-alvo. E garanta também que a palavra que está a pedir à sua audiência está relacionada com o seu negócio. O exemplo em cima seria bom para o marca relacionada com viagens, mas se fosse na página do Community Manager Portugal eu iria perguntar: “A rede social em que mais irei investir em 2015 será _________”.

3 – Conte a sua história

“Conte-nos a sua última experiência com (adicione a sua marca) e nós selecionaremos um vencedor aleatoriamente de entre os comentários”. Depois terá de selecionar aleatoriamente o(s) vencedor(es) de entre os que comentaram a sua publicação.

Uma boa forma de selecionar o vencedor neste tipo de concursos é através da ferramenta que a Agorapulse disponibiliza gratuitamente (e que mais em baixo irei explicar como utilizar).

Pros: esta é uma ótima forma de obter testemunhos valiosos que pode usar mais tarde.

Dica: Utilize a ferramenta da Agorapulse para gestão de concursos na timeline do Facebook para marcar os melhores comentários para referência futura.

4 – O que devemos fazer a seguir?

“Diga-nos que (produto/funcionalidade/serviço) gostaria que a (adicione a sua marca) fornecesse e escolheremos aleatoriamente X vencedores de entre os comentários”. Depois terá de selecionar aleatoriamente o(s) vencedor(es) de entre os que comentaram a sua publicação. Também aqui, a ferramenta para gestão de concursos na timeline do Facebook da Agorapulse é muito útil pois inclui uma opção que apenas permite aceitar um comentário por utilizador.

Pros: esta é uma ótima forma de obter testemunhos valiosos que pode usar mais tarde.

Dica: Utilize a ferramenta da Agorapulse para gestão de concursos na timeline do Facebook para marcar os melhores comentários para referência futura.

5 – Goste é conte-nos porque é que deve ganhar

Novo concurso! Clique “Gosto” para ter a hipótese de ganhar (adicione o seu prémio) e diga-nos nos comentários porque é que o devemos selecionar. Os vencedores serão selecionados aleatoriamente (adicione a hora e dia) e os seus nomes serão publicados na nossa Página do Facebook e nos comentários dessa publicação (isto irá permitir que consiga fazer tag aos vencedores e garantir que estes fiquem a saber que ganharam)!”

Depois terá de selecionar aleatoriamente os vencedores de entre as pessoas que gostaram e comentaram a sua publicação.

Pros: Mas interativo do que os concursos de Gostos ou comentários sozinhos.

Dica: Esta é uma excelente tática para promover um evento. Tendo em conta que os utilizadores têm de escrever comentários com significado sobre o seu evento para os amigos verem, irá ter um bom impacto viral. Deverá definitivamente adicionar um link rastreável na publicação para garantir que consegue medir o impacto dos resultados. Esta tática também funciona bem para a promoção de produtos e serviços que podem ser comprados online.

6 – Quão bem conhece o(a) nosso(a) produto/empresa?

Um quiz é uma boa forma de entretenimento e de testar o conhecimento dos seus (potenciais) clientes sobre os seus produtos. Ou, para os educar sobre uma funcionalidade do seu produto que eles desconheçam!

Pros: Esta é uma boa forma de fazer com que os utilizadores que conhecem e usam os seus produtos interajam com a sua empresa.

Dica: Utilize este tipo de concursos para demonstrar as funcionalidades menos conhecidas e educar os seus clientes.

7 – Qual é o nome do último produto/funcionalidade?

Esta é uma variação interessante do concurso anterior.

Pros: Uma boa forma de aumentar a consciencialização para a sua funcionalidade mais recente.

Dica: Como o objetivo aqui é garantir que o máximo possível de utilizadores fique a conhecer a sua nova funcionalidade/produto, não hesite em promover essa publicação no Facebook através dos anúncios. Pode ainda criar variações do concurso como: “Qual foi o último produto lançado por (o nome da sua empresa)” ou “qual é o nome do nosso último produto” ou “O nosso último produto é: A) Opção X; B) Opção Y ou C) Opção Z”.

8 – Quão bem conhece a nossa indústria?

Pode ser uma boa ideia fazer um passatempo cujo foco é a sua indústria em vez de ser sobre a sua empresa ou produto. Isto vai lhe dar mais ideias criativas para considerar! Por exemplo, eu posso querer testar os conhecimentos dos meus fãs sobre Facebook: “Pode criar públicos personalizados no Facebook usando A) Número de telefone, B) Códigos postais ou C) Visitantes do website”.

Pros: Isto irá abrir-lhe um novo mundo criativo de possibilidades enquanto se mantém na mente dos seus consumidores – sem os cansar de ouvir falar sobre a sua marca.

9 – O que é que vamos lançar a seguir?

Preparar o lançamento de um novo produto ou serviço é uma excelente oportunidade para criar um concurso, enquanto cria algum buzz em torno do mesmo!

Se é um restaurante que está a lançar um novo prato, pode colocar a seguinte questão: “Estamos a lançar um novo prato no nosso restaurante este fim-de-semana! Responda correctamente para ganhar um vale de 10€ para o jantar. O vencedor será anunciado aqui na Quinta às 15h. O novo prato é de A) Peixe, B) Frango, C) Bife ou D) Peru?”

Pros: É uma boa forma de deixar os seus fãs entusiasmados sobre o novo produto, enquanto ganha tração e feedback antecipadamente.

Dica: Garante que a sua publicação propõe 3 ou 4 possibilidades de respostas. De outra forma, os resultados do concurso podem não ser os mais correctos (os filtros para selecionar o vencedor fazem a correspondência com as palavras-chave exactas.

10 – Partilhe uma fotografia sua na nossa loja (hotel, restaurante ou outro)

Se tem uma loja, peça aos seus visitantes que tirem uma fotografia deles próprias na próxima visita. Depois, peça-lhes para se marcarem na foto (só têm de aparecer na mesma!). Esta pode seu uma forma muito eficiente de espalhar a palavra sobre a sua localização – sem custos!

Pros: É uma ótima forma de conseguir conteúdos visuais de pessoas nas suas lojas e de publicidade gratuita.

Dica: Este tipo de passatempos é excelente para hotéis e restaurantes! Definitivamente, peça aos participantes para se marcarem na fotografia para que apareça no perfil destes e dar-lhe publicidade gratuita. De acordo com as regras do Facebook, estes têm apenas de estar presentas na fotografia e esta não pode ser uma condição para concorrer, apenas uma opção.

11 – Partilhe uma fotografia sua com o nosso produto

Esta é uma variação do passatempo de fotografias anterior – e pode se uma excelente opção para as empresas que não possuem uma localização física. Pode ainda ajudar a quem tem uma loja física a conseguir mais participantes – dado que as pessoas não precisam de se apresentar fisicamente na loja.

Pros: Ótima forma de as marcas que vendem os seus produtos (não tanto para distribuidores que vendem produtos de terceiros). Excelente para aumentar a participação, tendo em conta que os participantes não precisam deslocar-se a uma loja física.

Dica: Também aqui, peça que os participantes se marquem na fotografia para que esta apareça no perfil deles para lhe dar publicidade gratuita. De acordo com as regras do Facebook, estes têm apenas de estar presentas na fotografia e esta não pode ser uma condição para concorrer, apenas uma opção. Pode ainda pedir-lhes que partilhem uma história pessoal sobre como é que os seus produtos os ajudaram/divertiram para que possa ainda recolher conteúdos para testemunhos!

12 – Mostre-nos como utiliza o nosso produto

Se tem um produto que pode ser utilizado de diversas formas, este tipo de conteúdos podem ser uma ótima ideia de descobrir formas criativas de como as pessoas os estão a usar – e que nem lhe tinham ocorrido. Pode ainda ser uma ótima forma de educar outros clientes e a convencer potenciais das diversas utilizações que podem dar aos seus produtos.

Pros: Ótimo para criar conteúdos educativos de como os seus produtos podem ser usados e de como os seus clientes são criativos com este.

Dica: Recorra apenas a este tipo de passatempos se tem um produto que pode ser usado criativamente!

13 – Mostre-nos a sua funcionalidade preferida do nosso produto (com uma screenshot)

Se vende software, este é o passatempo ideal para si. Peça aos seus utilizadores que tirem uma imagem do seu ecrã ou funcionalidade favorita do seu produto e que expliquem como a usam.

Pros: Uma ótima forma de conseguir feedback do que é que os seus utilizadores atuais gostam e para criar conteúdos de marketing em que pode mostrar o que é que os seus utilizadores mais gostam e o porquê – com conteúdos reais.

Dica: Peça, definitivamente, que façam o upload de uma imagem e que adicionem uma descrição de como utilizam a funcionalidade que mostram na imagem.

14 – Mostre-nos qual a funcionalidade do nosso produto que menos gosta (com uma screenshot)

Esta é uma variação do passatempo anterior. Pode parecer contra intuitivo pedir feedback negativo aos clientes, mas saber o que é que estes gostariam que pudesse melhorar é, provavelmente, tão (se não mais) importante do que saber do que é que estes gostam.

Pros: A única forma de aprender as falhas dos seus produtos e de corrigi-los. Os utilizadores também apreciam transparência e a sua vontade de corrigir o que não está a funcionar. Esta é uma ótima estratégia de relações públicas para uma marca que está a sofrer.

Dica: Peça aos participantes que sejam o mais descritivos que possam quando referirem aquilo que gostariam que fose corrigido e recompense aquelas que submeteram o feedback mais construtivo ou que encontraram a maior falha no seu software.

Conclusão

Conhece mais alguma ideia criativa (e orientada para os negócios) que queira partilhar nos comentários em baixo? É a sua vez!

Ideias de Concursos e Passatempos na Timeline da Página do Facebook

por Helena Dias tempo: 10 min
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