O relógio está a contar para a entrada em 2023! E com ela, novas tendências de marketing digital vão impor-se. Se estás a ler este artigo, provavelmente estás a construir a estratégia para a tua marca. E numa estratégia, estar a par das tendências pode dar-te vantagem em relação aos teus concorrentes.

Por isso, não vais querer perder estas 6 tendências de marketing digital para 2023. Nem mesmo a tendência extra que promete revolucionar o futuro.

Prepara o teu bloco de notas: começa agora a pensar o futuro da tua marca de forma estratégica.

#1 – Os vídeos curtos vieram para ficar

Esta tendência de marketing digital vai migrar de 2022 para 2023.

Se ainda não utilizas o formato de vídeo curto na tua estratégia de conteúdo, 2023 é o ano para o implementar. Cerca de 21% dos marketeers planeiam fazer o mesmo. Então, não esperes até ser tarde demais!

Se este não é motivo suficiente, deixamos-te outro: estes pequenos vídeos de até 60 segundos apresentam o maior retorno de investimento (ROI) comparativamente aos restantes formatos de conteúdo.

Presente no TikTok, Instagram Reels e estando a migrar para outras redes sociais, não há dúvida que é um formato de sucesso. E 90% dos responsáveis de marketing irão manter ou até mesmo aumentar os seus investimentos neste formato em 2023. Há lá maior prova que esta?

#2 – Tic Tac Tic Tac: o TikTok vai continuar a crescer

Se os vídeos curtos serão uma tendência de marketing digital para 2023, o TikTok, o rei deste formato, não poderá faltar nesta lista! 

E esta não é apenas uma rede social para os mais novos: 50% dos Millenials afirma ter entrado na plataforma nos últimos 3 meses, assim como 38% da Geração X. Até se prevê-se que mesmo empresas de tecnologia e outras dedicadas a B2B irão apostar no TikTok em 2023.

Por isso, independentemente do teu público, o TikTok pode (e deve) fazer parte da tua estratégia para o próximo ano.

#3 – Influenciadores digitais continuam a ser uma aposta

Influenciadores digitais são mais que meras pessoas famosas: são verdadeiros publicitários.

Apesar dos influenciadores não serem um assunto recente, eles continuarão a ser uma tendência de marketing digital para 2023. Em especial, os micro influenciadores, por apresentarem taxas de interação (ou engagement rates) mais altas.

Mas mesmo nesta categoria, desde influencers humanos ou virtual influencers, que abordam temas desde sustentabilidade a inovações tecnológica, há muita variedade de escolha. Encontrar aquele que irá impulsionar o teu negócio só depende dos teus objetivos. E da estratégia que defines para os atingir.

Os micro influencers serão mais uma forma de chegares ao teu público e perceber o que este pensa sobre os seus produtos/serviços. Tudo isto enquanto lhe entregas conteúdo de valor (falaremos deste tópico na tendência #5). E com a vantagem do custo ser inferior quando comparado ao de influenciadores com mais seguidores.

#4 – Employee Advocacy: envolva os seus colaboradores

O sucesso de uma estratégia de marketing digital passa também pelo que acontece dentro da tua empresa. E é cada vez mais importante para os consumidores perceber qual a experiência dos colaboradores. Em média, mais de 80% das pessoas entre os 18-54 anos afirma que é mais provável comprar de uma empresa que trata bem os seus funcionários.

Ainda, esta experiência contribui para a construção do employer branding: a forma como apresenta a sua empresa a potenciais novos talentos. 

Por isso, investir no employee advocacy é uma das tendências para 2023. Este termo refere-se à promoção de uma empresa através das experiências dos colaboradores que nela trabalham.

É um win-win para a tua estratégia: tanto comunicas aos teus clientes que, para ti, é importante a opinião dos teus colaboradores, como mostras aos teus futuros talentos que a opinião dos teus colaboradores tem impacto.

Então, trabalha a tua cultura empresarial, percebe quais os pontos fortes e fracos da tua empresa para quem nela trabalha e envolve os teus colaboradores na criação de conteúdos.

Torna a tua empresa num motivo de orgulho e de partilha para os teus colaboradores.

#5 – “Conteúdo é Rei” e continuará a ser!

Sabias que as pessoas pesquisam cada vez menos por produtos e marcas diretamente? Na lista de razões para utilizar a internet, esta é apenas a 7ª razão mais votada em 2022. Em 2018, era a 6ª.

Enquanto isso, “Encontrar inspiração” passou do 9º lugar para o 6º. E “Encontrar informação” ocupa o primeiro lugar desta lista.

Assim sendo, não basta ser regular nas tuas publicações, usar as keywords certas e falar da tua empresa para chegar aos teus clientes. Terá, então, de tornar-se nesse “relevante”: e a chave está no marketing de conteúdo! Ainda mais tendo em conta a crescente aposta nas redes sociais e motores de pesquisa para entregar aos utilizadores conteúdos que lhe sejam relevantes.

Uma estratégia de marketing de conteúdo dará aos teus clientes a informação que eles procuram, focando-se em inspirá-los e em tornar as suas experiências online ricas em conhecimento. É sobre colocares-te no lugar do teu cliente, sentires as suas dores e receios e transformar isso em conteúdo de valor. E, ao mesmo tempo, dizer-lhes que os produtos/serviços da tua empresa são a solução para os seus problemas.

#6 – Chatbots e inteligência artificial: os grandes amigos do apoio ao cliente

Queres manter a coerência entre o teu apoio ao cliente no digital e no offline? Ou, simplesmente, reduzir os custos associados a esta tarefa? Há uma solução: os chatbots!

Em 2023, prevê-se que os chatbots, aliados à inteligência artificial, continuarão a fazer parte das estratégias das empresas. E porquê?

A verdade é que a pandemia veio revolucionar o apoio ao cliente. Os teus clientes procuram respostas mais rápidas às questões. E sabemos que muitas dessas questões se repetem de cliente para cliente.

Os chatbots permitem a programação de respostas-tipo a essas questões. Com o apoio da inteligência artificial, consegues manter o teu cliente informado, reduzindo tempo e custos da tua equipa de apoio ao cliente.

A equipa poderá passar a focar-se em outras tarefas, deixando que o chatbot fique com as questões mais comuns.

Tendência extra: os primeiros passos da Web 3.0

Se leste o artigo até aqui, a pesquisa de tendências é mesmo importante para ti!

Então deixamos-te esta mesmo hot: a web 3.0 promete revolucionar o mundo como o conhecemos. Um sistema descentralizado, com novas oportunidades para as marcas, utilizando por exemplo NFT’s, criptomoedas e Metaversos.

Este último tópico, trazido para os trending tops pela aposta este ano da Meta (dona do Facebook, Instagram, etc.) na construção do seu Metaverso, é apenas uma pequena parte de tudo o que está por vir.

Já existem empresas a fazer investimentos de marketing digital nestas áreas. Por exemplo, na criação de cartas digitais colecionáveis de jogadores de futebol. Ou mesmo na venda de skines de marcas conhecidas para os avatares nos metaversos, que se convertem em peças de roupa na vida real. O mundo de oportunidades é gigante!

Por isso, a Web 3.0 é um tópico de futuro que convém estar no teu radar. Analisa as potencialidades que podem aplicar-se ao teu negócio. Estuda as tendências de crescimento a ela associadas.

E prepara-te para abraçar o futuro da web!

No final, tudo se reúne na tua estratégia de sucesso

Todas estas tendências de marketing digital para 2023 serão parte da estratégia de marcas de sucesso. Não fiques para trás!

Na Social Ninjas podemos ajudar-te a construir a tua estratégia e a atingir os resultados que pretendes. Pede-nos uma proposta!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇