17 Ferramentas e Aplicações para Marketers

Entre as aulas no curso de Comunicação Digital na Aveiro Digital School/ISCIA, a gestão e trabalho na Social Ninjas, a agência de marketing da qual sou co-fundadora e o aqui o blog – como me consigo manter produtiva?

Não tenho 1, mas 17 respostas:

1. Clickup

Há um ano atrás, para gerir os projetos na agência e as minhas tarefas diárias, usava o Asana. Mas, para gerir o tempo gasto numa tarefa, tinha de complementar com a utilização de outra ferramenta. Além disso, para criar notas tinha de usar uma 3ª ferramenta (neste caso o Evernote).

No final de 2018 encontrei o Clickup e nunca mais deixei de o usar, pois reúne todas essas funcionalidades (e muito mais) numa só aplicação – e tudo isso no plano gratuito. 

2. Slack

Numa área em que o trabalho remoto é cada vez mais uma realidade, é muito importante usarmos ferramentas que nos permitam comunicar rapidamente com a nossa equipa.

O Slack permite-nos comunicar por chat, voz e videoconferência, partilhar ficheiros e integrar outras ferramentas como o Clickup (para partilhar tarefas de forma rápida), o Google Drive (para partilhar documentos de forma rápida) e o Kipwise (para enviar mensagens de voz).

3. Fireflies.ai

O Fireflies.ai tira notas das nossas reuniões virtuais ao gravar e transcrever o áudio. Depois de conectar a ferramenta ao seu calendário, vai poder gravar as reuniões feitas através de ferramentas como o Skype, Google Meet, Zoom ou GoToMeeting, entre outros. Quando a reunião começa, a ferramenta pede autorização para participar da reunião e começa a gravar. 

Existe uma versão gratuita que permite gravar reuniões ilimitadas, mas apenas até 60 minutos e que nos permite apenas armazenar as transcrições durante 30 dias. 

4. Hubspot CRM

O CRM da HubSpot tem tudo o que precisamos para organizar, controlar e nutrir as relações com as nossas leads e clientes. Além disso, permite integrar no nosso website uma ferramenta de chat, integrar com a inbox da nossa página de Facebook, criar bots, entre outros. E é 100% gratuito.

5. Franz

O Franz é uma aplicação grátis que nos permite centralizar numa só interface diversos serviços de chat, incluindo WhatsApp, Facebook Messenger, Slack, LinkedIn, Hangout e muito mais.

6. Airtable

O Airtable é uma base de dados web, gratuita, e que nos permite recolher informações gerais, como links que utilizamos com frequência, pesquisas, feriados, eventos da empresa, informações de membros da equipa e documentos.

Esta ferramenta permite-nos ainda armazenar recursos como imagens ou documentos num único local, conveniente, interligado e colaborativo. Se costuma usar o excel ou o Google Sheets para armazenar e organizar informações da sua empresa, tem mesmo de experimentar esta ferramenta.

7. Stories Creator

Criar múltiplas stories diretamente no telemóvel não é eficiente. É por isso que tenho vindo a procurar diversas ferramentas para me ajudarem a usar o Instagram Stories como um Pro.

Uma das minhas últimas descobertas foi o Stories Creator, uma ferramenta para desktop, desenvolvida pela Buffer, que nos permite criar rapidamente stories apelativas para o Instagram e Facebook. 

8. Snapseed

O Snapseed é um editor de fotografias grátis, completo e profissional desenvolvido pela Google. Permite fazer ajustes rápidos através do telemóvel (seja iOS ou Android). 

9. Instaspacer

O Instaspacer permite-nos adicionar quebras de linha e espaços em branco às legendas de imagens no Instagram. A aplicação é gratuita (iOS e Android) e é uma ótima alternativa aos pontos, traços e outros caracteres. 

10. WP Link Bio

Se costuma usar ferramentas como o Linktr.ee para ter mais do que um link na biografia do Instagram da sua marca, experimente o WP Link Bio. Este plugin para WordPress permite-nos usar o nosso próprio domínio para criar um link com múltiplos links. 

11. ColorPick Eyedropper

Se precisa saber o código de cores que viu numa página web, logo, imagem ou outro, instale o ColorPick Eyedropper, uma extensão do Chrome onde basta clicarmos e seleccionar a cor pretendida para obtermos o código Hex, RGB ou HSL de uma cor. 

12. Google Analytics URL Builder

O Google Analytics URL Builder é uma extensão de Chrome que nos permite adicionar rapidamente parâmetros de campanha a URLs para acompanharmos no Google Analytics

13. Scrola

A Scrola é uma ferramenta de captura de ecrã em movimento – basicamente permite-nos gravar em vídeo o nosso monitor do computador enquanto fazemos scroll.

Estes vídeos podem ser especialmente úteis para mostrar novos produtos ou novas funcionalidades e áreas especiais do nosso website. A ferramenta tem uma versão gratuita e outra paga, que nos dá acesso ilimitado por mês e nos permite remover a marca de água.

14. Removebg

Apesar de existirem diversos programas de edição de imagem que nos permitem remover os fundos de imagens, esse processo pode ser super demorado, além de que nem todos sabemos trabalhar com esses programas.

A removebg permite-nos remover o fundo de qualquer imagem automaticamente em 5 segundos e gratuitamente.

15. Teleprompt.me

O Teleprompt.me é uma ferramenta gratuita para pode usar como teleponto enquanto grava um vídeo ou áudio. 

Como as palavras vão ficando acizentadas, sabemos sempre onde estamos e, como as palavras progridem à medida que nós progredimos, é fácil de acompanhar, mesmo que precisemos de fazer uma pausa (nem que seja para espirrar 😊).

16. Password Checkup

A Password Checkup é uma extensão desenvolvida pela Google para o Chrome e que nos ajuda a proteger novamente as contas em websites que foram afetados recentemente por uma violação de dados. Ou seja, quando entramos num website através do Chrome, esta extensão alerta-nos se o website teve alguma fuga de dados e aconselha-nos a alterar a nossa password. 

17. Google Results Previewer

O Google Results Previewer é uma extensão gratuita do Google Chrome e que nos permite pré-visualizar o resultado das pesquisas passando apenas o rato por cima dos links – logo, não precisamos abrir link a link para determinar qual deles tem ou não a resposta para o que procuramos. 

Já usa alguma destas ferramentas? Qual a sua preferida? E que outra ferramenta usa regularmente? Deixe as suas sugestões nos comentários em baixo.