Escolher um Social Media Manager é quase como escolher a escola dos nossos filhos: queremos que eles tenham o acompanhamento devido, que sejam percebidos e, acima de tudo, concretizem os seus objetivos.
E assim como nessa árdua tarefa, por vezes, dizem-nos o que queremos ouvir, mas quando chegamos à hora da verdade… As coisas não são bem assim.
“Mas porquê?” Porque nem todos os Social Media Managers te contam toda a verdade!
Sim, leste bem!
Todos os Social Media Managers tendem a esconder pequenos segredos. Sejam eles freelancers, estejam a trabalhar numa empresa mais tradicional ou numa agência.
Não é porque te querem enganar, atenção! Mas porque se torna mais fácil esconder alguns detalhes do trabalho. Só que no final quem paga és tu, porque não tens as tuas expectativas satisfeitas.
Por isso, neste artigo, reuni 6 coisas que nenhum Social Media Manager te vai dizer. Assim, quando contratares o teu Social Media Manager, ou agência de social media, vais saber identificar aquele que não te esconde nada (por muito dura que seja a verdade).
#1 – As ideias surgem de ver os outros fazer
Nas áreas de Social Media, em especial nas agências, há o estigma de que somos todos muito criativos e fora da caixa. Que passamos o dia inteiro em brainstormings e a colar post-its na parede, com ideias originais e imperdíveis que surgiram do ar.
Não é inteiramente mentira, mas isto é apenas uma pequena parte do processo de “ter ideias”. E sei do que falo: trabalho numa!
Na verdade, aquilo que a maioria dos Social Media Managers não te conta é que as ideias surgem de ver os outros fazer. Isso mesmo!
Por muito que custe admitir, o benchmarking já existe (como costumamos dizer na Social Ninjas, “a roda já foi inventada”). Se vemos um exemplo que resulta noutra marca, porque não tentar adaptá-lo e replicá-lo à nossa também?
E por incrível que pareça, é deste processo que surgem as verdadeiras ideias originais. Porque não podemos querer ser originais se não sabemos o que os outros fazem.
#2 – Tudo muda num piscar de olhos (e escapam-nos algumas coisas de vez em quando)
Quem se lembra da época em que eram tendência os flashmobs e as paródias de músicas conhecidas? Ou quando o TikTok ainda era o Musical.ly? No primeiro caso, essa tendência surgiu há cerca de 10 anos. E o Musical.ly deixou de existir em 2018.
No digital, aquilo que temos a certeza hoje, amanhã já não se aplica. Plataformas deixam de existir, métricas deixam de fazer sentido, porque surgem outras mais precisas. E mesmo as tendências de conteúdo deixam de se enquadrar (imagina agora surgir uma marca a fazer um flashmob. Não seria um pouco estranho?).
E os Social Media Managers tentam sempre estar atentos a todas as mudanças. Mas ninguém está acordado 24h por dia e há coisas que escapam.
Daqui surge uma das maiores vantagens de trabalhar com um Social Media Manager que está numa agência: há sempre mais pessoas por dentro do assunto das redes sociais com quem trocam novidades, ideias e perspetivas todos os dias. E nestes casos são bem-vindos os momentos de brainstorming e os post-its na parede.
#3 – Nem tudo pode ser diretamente medido
Sim, eu sei: parece um contrasenso.
Se hoje vivemos numa sociedade cada vez mais data driven, em que cada passo que damos é medido e estudado, como posso dizer que nem tudo pode ser diretamente medido?
Imagina o seguinte cenário: propões ao teu Social Media Manager o objetivo para redes sociais de tornar a tua marca top of mind no teu setor.
O teu Social Media Manager não vai contrariar o teu objetivo. Mas a questão é: ainda não é possível medir que publicações estão a contribuir diretamente para este objetivo.
E este é só um pequeno exemplo! Por isso, e por muito que não se gostem de admitir, nem tudo o que os Social Media Managers fazem pode ser diretamente medido.
#4 – Estamos sempre a testar tudo
Se não se consegue medir tudo e se tudo muda de um dia para o outro, já é de prever que também se tem de testar tudo.
Por muito experiente que seja um Social Media Manager, ele não consegue afirmar com 100% de certeza que a solução que propõe é o que funciona melhor. Não sem antes testar, claro!
Há casos que mudar o tom de um copy ou mesmo a cor de uma imagem muda totalmente os resultados obtidos.
Aliás, a própria Google conseguiu lucrar mais 200 milhões de dólares mudando apenas o tom de azul de um botão!
Por isso, os bons Social Media Managers nunca param de testar. E nunca têm certezas absolutas, por muito que não o admitam.
#5 – Uma estratégia de Social Media não é a resposta para os teus problemas de marketing
Os Social Media Managers são profissionais bem intencionados. Eles tentarão sempre que tenhas os melhores resultados possíveis e farão um esforço para atender todas as tuas expectativas.
Aquilo que eles não te dizem é que os social media não fazem milagres quando a tua empresa não tem uma estratégia claramente definida.
Isto porque (e reforço mesmo este ponto): não existe uma “estratégia de social media” – tem de existir “A” estratégia da tua empresa, e nela serem contemplados os social media.
Se já de si não há uma linha condutora para a ação da marca, não serão os Social Media Managers a conseguir alavancá-la (por muito que tentem e te escondam esta verdade).
#6 – Nem todos os Social Media vão funcionar para a tua marca
Ainda existe o estigma de que para se conseguir vender é preciso estar em todos os social media.
E os Social Media Managers querem, acima de tudo, vender o maior número de serviços possível – como é óbvio.
Mas a verdade é uma: a tua marca não precisa estar em todos os social media para ter sucesso. E os Social Media Managers sabem disso. Tudo vai depender da tua estratégia.
Damos um exemplo: o relatório anual da Data Reportal (baseado em dados da GWI) indica-nos que 19,1% da população entre os 45-54 anos considera o Whatsapp o seu social media favorito. E apenas 4,2% considera o Facebook Messenger.
Se este for o teu público, poderias tentar investir o teu budget nos dois social media?
Claro que sim! Aliás, testar é importante, porque o público da tua marca é único.
Mas estes dados mostram-nos que há uma clara preferência entre um e outro, apesar de serem conceitos similares de Social Media. E investir nos dois de forma igual pode não ser o mais lucrativo.
Então cabe aos Social Media Managers estudarem inicialmente estas estatísticas. Ou outras que já possas ter dos teus próprios Social Media.
Depois devem apresentar-te as melhores soluções, focando nesses dados.
E, acima de tudo, escolher!
Estas são apenas 6 das coisas que nenhum Social Media Manager te vai dizer. Mas há muitas mais! Esta profissão está cheia de estigmas e pequenas coisas que levam a esconder grandes problemas.
Na Social Ninjas, a transparência é uma das palavras chave da nossa atuação. Procuramos ouvir as dores dos nossos clientes e apresentar as melhores soluções possíveis – sem esconder nada!
Os nossos Social Media Managers são incentivados a pensar e expressar as suas opiniões, sempre data driven, sem receios.
Por isso, se procuras uma agência de Social Media que não te vai enrolar nem enganar, pede-nos uma proposta!