Na semana passada, tive o enorme prazer de ter a Joana Rita Sousa como minha convidada na aula do curso de Comunicação Digital no ISCIA.
Eu e a Joana já nos conhecemos digitalmente há alguns anos e este ano tivemos a oportunidade de nos conhecer presencialmente numa formação à medida sobre Twitter que a Joana veio dar à minha agência de marketing, a Social Ninjas.
Desta vez, lancei o desafio à Joana de vir falar sobre Twitter (afinal, haverá alguém melhor do que a Joana do Twitter para falar sobre o Twitter?)
Foi uma tarde muito bem passada e onde se falou de Twitter, Twitter Chats, comunidades, entre muitos outros temas.
O Twitter explicado pela Joana
O Twitter é uma rede pouco utilizada em Portugal, quando comparada com o Facebook e Instagram. Mas na verdade, é uma rede cheia de potencialidades para as marcas.
Mas deixo para a Joana essa apresentação:
O que são Twitter chats e o exemplo do #twitterchatpt
O #twitterchatpt é um projeto dinamizado pela Joana (é um dois 2 únicos Twitter Chats em Portugal) que é descrito pela própria como:
… um twitter chat que fala em português e que anima a comunidade Twitter em Portugal, duas vezes por mês, sobre marketing e cultura digital.
Joana Rita Sousa em #twitterchatpt: 1 ano depois
Interessado em saber mais? Leia estes artigos da Joana:
Veja também os resumos de edições passadas do #twitterchatpt.
Alguns (bons) exemplos de marcas no Twitter em Portugal
Oh Joana e o que é que as marcas andam a fazer no Twitter?
- O Cinema São Jorge anda a fazer filmes;
- A Via Verde anda a prestar apoio ao cliente;
- A Dr. Bayard anda a consolidar a sua hashtag;
- E a Câmara de Lisboa anda a partilhar nudes.
Conselhos para quem está (ou quer) entrar nesta rede social
Na verdade, são conselhos que são super úteis também para quem já tem conta há muito tempo mas, na verdade, não tem andado por lá:
- 4 passos essenciais para quem acabou de criar um perfil no twitter;
- Twitter: 10 TO DO’s & 10 TO DON’Ts;
- Defining the Twitter terms you need to know.
Depois disso, é garantir a presença por lá. Comece por 15 minutos por dia:
O que é que o Twitter tem de tão fixe?
Podíamos referir as boas conversas. Mas podemos também falar de:
- Funcionalidades como as Threads, os moments e as listas.
- Abrir as portas de eventos (e não só) ao mundo através de Live Tweeting, como neste exemplo do Social Now 2019;
- É uma excelente oportunidade para as marcas se humanizarem através de, por exemplo, apoio ao cliente.
Encontramo-nos no Twitter (para seguir a @JoanaRSSousa e mim @CommunityPT)? Ou, como diria a Joana: Let’s tweet and shout!