De acordo com um estudo realizado pela Obercom em 2013, apenas 9.0% dos internautas portugueses têm conta no Twitter. Surpreendentemente, existem mais contas abertas no Hi5 e no Google Plus.
Mas porque será que uma rede como Twitter que é tão utilizada em países como EUA, Reino Unido e Espanha ainda não cativou os portugueses?
O Twitter é uma rede social com imenso potencial tanto para uso pessoal como empresarial.
Nas próximas linhas apresentarei 7 razões para abrir conta e estar no Twitter. Apesar de os amigos não estarem no Twitter, há várias razões para nos estarmos lá.

7 razões para abrir conta e estar no Twitter
1. Excelente fonte de informação
A primeira coisa que deve saber acerca do Twitter é que só tem 140 caracteres para dar aso à sua criatividade. A informação é normalmente curta e enviada ao minuto.
Não existem muitas redes sociais onde podemos manter-nos constantemente atualizados como no Twitter, sobre o que se passa em Portugal e no mundo. Todos os Jornais estão no Twitter – pode explorar exemplos desde o Público e Ojogo até à BBC e CNN.
Exportações alemãs registam queda histórica em Agosto http://t.co/QjQWNGtI57
— Público (@Publico) 9 outubro 2014
#CristianoRonaldo Ronaldo pôs carreira em risco http://t.co/1QUNmIuFwP em http://t.co/x91pZ9WHu1
— O Jogo Online (@ojogo) 9 outubro 2014
Mantenha-se informado em 140 caracteres. Cada tweet, tem em geral o link para que possa ler a notícia completa.
2. Networking
Se no Facebook estamos sobretudo em contacto com amigos, conhecidos e familiares, no Twitter a rede de contactos é mais alargada. Podemos seguir quem quisermos e podem seguirmos quem quer que seja – sendo uma das redes com maior abertura. Parte-se do princípio, que a partilha de informação não será tão pessoal como no Facebook, mas mais virada para o conteúdo de valor. Se tem um negócio ou quer de alguma forma alargar a sua presença online, o Twitter é uma excelente plataforma. Pode seguir pessoas que partilhem conteúdo que lhe interesse e daí estabelecer contactos com possíveis parceiros.
3. Faça-se ouvir
Já alguma vez esteve mais de 10 minutos ao telefone com o seu fornecedor de Internet para fazer uma reclamação? Claro que já! Já todos passámos por essas irritações. Sabia que as empresas dão imensa importância ao que é posto no Twitter? Esta rede gera facilmente efeitos “bola de neve” através da possibilidade de re-tweets.
@MEOpt Boa tarde. Acabei de publicar no vosso fórum a minha intenção de desistir da encomenda. Espero q seja levada em consideração. Obg.
— iPhil (@iPhil) October 17, 2014
4. Procure emprego
Provavelmente já sabe que tem no LinkedIn uma excelente rede para procurar emprego, mas o Twitter é também uma ótima ferramenta para o mesmo fim. Sobretudo se está a viver fora ou a pensar emigrar, visto que este tipo de via para publicitar empregos é ainda mais usada em outros países do que em Portugal. Pode introduzir palavras-chave na barra de pesquisa, como “emprego” ou combinar “emprego” com “engenheiro” para afunilar a pesquisa. Esta pesquisa pode ser feita também com os hashtags, como explicarei no próximo ponto.
I’m looking for a #CommunityManager / #writer to come and work with me. Anyone know anyone looking for #jobs ? — mattjukes (@mattjukes) 7 outubro 2014
5. Esteja sempre atualizado com os trending topics
O Twitter foi a rede social pioneira na adopção/criação de hashtags que tem como símbolo o cardinal, #.
Este pequeno detalhe permite-nos agregar informação a tópicos que virão sobre forma de hashtags. Esta técnica fará como que haja uma contagem de tweets com determinado hashtag e a partir desse número o Twitter agrega essa contagem em tópicos, formando os Trending Topics (em português será algo como tópicos na moda).
O uso de hashtags é uma forma inteligente de levarmos a nossa informação mais além. Não abuse do número de hashtags – use no máximo dois – pois está estudado que se usar mais do que esse número, o seu tweet irá ter menos impacto.
O Twitter também conta as palavras mais mencionadas. O que significa que, por exemplo, em dias de jogos de seleção iremos ter a palavra Portugal como das mais mencionadas, aparecendo na lista dos Trending Topics.

Na imagem podemos ver tudo o que se diz acerca do #HappyColumbusDay, dia celebrado nos E.U.A., e no canto inferior esquerdo estão os Trending Topics e as palavras mais mencionadas.
6. Siga os famosos de perto
De alguma forma o Twitter tornou-se muito popular pela presença bastante ativa de vários famosos, sejam eles portugueses ou estrangeiros.
Talvez pela sua simplicidade, os famosos parecem preferir esta plataforma em prol do Facebook, por exemplo.
Com o Twitter pode seguir as suas personalidades favoritas e em vários casos até comunicar facilmente com eles.
Em Portugal são sobretudo os jogadores de futebol os mais ativos e quem mais seguidores têm no Twitter. Aliás, Cristiano Ronaldo é das personalidades que mais seguidores tem no mundo inteiro – são já mais de 30 milhões!
Mas algumas personalidades do mundo da televisão como João Manzarra , Daniela Ruah, ou Bruno Nogueira estão presentes e ativos nesta rede.
7. Excelentes ferramentas para gestão e monitorização
Na generalidade dos casos, todas as redes sociais têm interfaces relativamente básicas e simples, mas houve quem se dedicasse a desenvolver imensas ferramentas que nos oferecem outro tipo de funcionalidades.
Neste artigo, irei apenas destacar uma – o Tweetdeck – mas poderá explorar outras neste artigo que escrevi no meu blog pessoal.
O Tweetdeck é uma ferramenta de visualização extremamente simples e, em vez de utilizar o interface normal do Twitter, pode estar apenas conectado com esta ferramenta.
Esta plataforma funciona à base de colunas criadas pelo utilizador com a visualização da informação que desejar.
Assim, é possível visualizar com alguma facilidade vários tópicos que nos possam interessar de uma forma bastante mais fácil que na interface do Twitter. Veja o exemplo da imagem em baixo.

Nestas três colunas introduzi a pesquisa por #ebola, Cavaco Silva e Prémio Nobel. Desta maneira, poderei seguir com mais atenção aquilo que se diz acerca destes três temas. Podemos também ter colunas para seguir as nossas notificações ou quando nos mencionam.
Esta ferramenta é bastante útil para seguir ofertas de emprego, por exemplo, ou temas que queremos estar constantemente informados.
É a ferramenta que mais utilizo e recomendo vivamente que a experimente para se lançar no Twitter.
Notas Finais
São 7 boas razões para começar já a Twitear. São razões que podem ser aplicadas a nível pessoal, mas também a nível empresarial. Mesmo que tenha um pequeno negócio não descure esta rede. Dentro de pouco tempo Portugal seguirá seguramente a tendência mundial e a presença online nesta rede irá certamente crescer no nosso País.
Vários estudos indicam mesmo que muito do público mais jovem está já a descurar o Facebook e estar mais ativo no Twitter. Comece a ganhar seguidores e rapidamente terá vantagem sobre os seus competidores. De que está à espera?
Já está no Twitter? Então partilhe connosco a sua experiência.