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Como conseguir trabalho em Marketing Digital

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

Apesar de ter demorado algum tempo a ser considerada uma carreira levada a sério por parte das empresas em Portugal, a área de Marketing Digital está agora bem estabelecida e a tendência é que seja cada vez mais reconhecida.

É uma das áreas emergentes em Portugal e precisa, para isso, de profissionais especializados.

Trabalhar nesta área tem-se tornado uma opção cada vez mais procurada, o que faz com que seja muito competitiva. Desde Community Managers, a Bloggers e Gestores de Social Media, a diversidade de funções está em ascensão, e com isso, o número de candidatos tem vindo também a aumentar.

Marketing Digital nas Empresas

A Internet é um excelente meio de comunicação, de marketing e de relacionamento – mas não funciona apenas na mão de quem “gosta de Internet”.

As redes sociais são, atualmente, a forma mais eficaz para disseminar conteúdo, expor uma marca, apresentar ideias, interagir com o consumidor e cliente (ouvir as sugestões e críticas destes, deve-se fazer parte da rotina das empresas).

Em um estudo levado a cabo pelo IPAM, que pretende analisar o modo como as empresas utilizam as ferramentas de marketing digital em Portugal, podemos perceber que o Facebook lidera a preferência das empresas nacionais, sendo a rede social mais utilizada (33%), e o LinkedIn a par com o Youtube estão empatados a 19%.

O marketing digital é uma forma atual e melhorada do marketing tradicional, que utiliza novas plataformas, como a Internet ou o mobile. Filipe Carrera, Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital do IPAM refere que

“O consumidor, de uma maneira voluntária ou involuntária, está no digital ,e através do seu comportamento, podemos aferir as suas necessidades de uma forma mais precisa. Por conseguinte, conseguimos formular com maior precisão o melhor argumento para cada pessoa.”

Dicas para conseguir emprego no Marketing Digital

Para o ajudarmos a destacar-se no meio da multidão, deixamos algumas dicas de como conseguir trabalho nesta área.

1. Esteja atento(a) às tendências

Agência de Marketing Digital em Aveiro - Facebook

As redes sociais já estabelecidas, como o Facebook, o YouTube e o Twitter são periodicamente atualizadas com novas e melhores funcionalidades.

Se se está a candidatar a uma vaga na área de Marketing Digital, não se esqueça de estar atento às constantes mudanças e novas oportunidades que surgem todos os dias nesta área.

2. Atualize as redes sociais com conteúdos profissionais

Ter uma fotografia profissional, juntamente com conteúdo interessante, é fundamental. É recomendado ter e alimentar perfis nas seguintes redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Google +, e/ou outras.

  • Sinais de um bom perfil social:
    • Envolvimento dos seguidores/fãs – é interessante que boa parte das suas publicações tenham boas interações;
    • Publicações diárias em, pelo menos, uma das redes sociais;
    • Partilha de conteúdo profissional e/ou educacional;
    • E muito importante: manter todas as informações atualizadas (especialmente no LinkedIn).

3. Faça Networking

Conhecer, trocar ideias e manter o contacto com outros profissionais da área do Marketing Digital é fundamental. Leia toda a informação que puder: artigos publicados, publicações nas redes sociais, blogs da área, entre outros. Participe em formações e workshops, em eventos e interaja nas redes sociais. Marque a sua presença!

4. Desenvolva boas relações com o público-alvo

Um Gestor de Marketing Digital tem que saber qual é o público-alvo da empresa para a qual trabalha para que possa desenvolver boas relações com essa audiência.

Explore as diversas plataformas de análise estatística das redes sociais, incluindo as oferecidas pelas próprias plataformas, para identificar quem é o seu público-alvo e/ou se está a alcançar quem pretende.

5. Experiência anterior é valorizada (projetos pessoais)

Agência de Marketing Digital em Aveiro - Blog

Desenvolva o seu website e/ou um blog pessoal. Comece um projeto. Trabalhe conteúdo, design e técnicas de SEO. Crie contas nas redes sociais e exercite o seu pensamento criativo. Mantenha-se informado com notícias sobre o digital e mostre que sabe o que está a acontecer na Internet.

6. Pensar e agir rapidamente

Tudo muda muito (mesmo muito) rápido no Marketing Digital. Se, no seu caso, estiver a representar uma marca, reagir a uma crise o mais rapidamente possível é das coisas mais importantes. No meio digital as notícias espalham-se muito rápido, pelo que precisa ter um bom plano de ação para chegar ao seu público-alvo se alguma coisa correr mal.

7. Performance das redes sociais

Dependendo da sua função, a análise social pode ser mais ou menos importante. No entanto, não perde nada em fazer a análise de todas as redes sociais onde a sua empresa está representada, pois a maioria delas é gratuita.

O Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest fornecem dados estatísticos sobre a sua página, o que lhe dará boas indicações sobre o seu público-alvo e o seu envolvimento.

Outra ferramenta muito importante e completa é o Google Analytics que lhe fornece uma grande quantidade de informação sobre o tráfego do seu website.

Nota: Para que o público-alvo seja mais facilmente identificado, o Gestor de Marketing Digital precisa compreender como encontrar as pessoas certas para divulgar o que a empresa oferece e aumentar, assim, a audiência.

8. Saber escrever é crucial

Escrever conteúdo com qualidade é uma parte importante de um trabalho profissional, quer se trate de artigos para blogs, tweets ou publicações do Facebook. Ser capaz de ajustar o seu tom de voz a uma determinada marca é uma habilidade muito necessária do trabalho nas redes sociais. Na era do digital é ainda preciso saber escrever conteúdos que captem a atenção do consumidor, que sejam curtos e que vão diretos ao assunto.

Nota: Deve usar estratégias de publicidade, construção de vínculos e partilha, de forma a promover o conteúdo que a empresa deseja divulgar.

Concorda com as nossas dicas? Acrescentaria outras? Partilhe connosco a sua experiência e feedback.

Créditos da Imagem: mkhmarketing

Como conseguir trabalho em Marketing Digital

por Filipa Almeida tempo: 4 min
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