COMO CONSEGUIR TRABALHO EM MARKETING DIGITAL

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

Apesar de ter demorado algum tempo a ser considerada uma carreira levada a sério por parte das empresas em Portugal, a área de Marketing Digital está agora bem estabelecida e a tendência é que seja cada vez mais reconhecida.

[Tweet “O #marketingdigital é área emergente em Portugal e precisa de profissionais especializados.”]

É uma das áreas emergentes em Portugal e precisa, para isso, de profissionais especializados.

Trabalhar nesta área tem-se tornado uma opção cada vez mais procurada, o que faz com que seja muito competitiva. Desde Community Managers, a Bloggers e Gestores de Social Media, a diversidade de funções está em ascensão, e com isso, o número de candidatos tem vindo também a aumentar.

Marketing Digital nas Empresas

A Internet é um excelente meio de comunicação, de marketing e de relacionamento – mas não funciona apenas na mão de quem “gosta de Internet”.

As redes sociais são, atualmente, a forma mais eficaz para disseminar conteúdo, expor uma marca, apresentar ideias, interagir com o consumidor e cliente (ouvir as sugestões e críticas destes, deve-se fazer parte da rotina das empresas).

Em um estudo levado a cabo pelo IPAM, que pretende analisar o modo como as empresas utilizam as ferramentas de marketing digital em Portugal, podemos perceber que o Facebook lidera a preferência das empresas nacionais, sendo a rede social mais utilizada (33%), e o LinkedIn a par com o Youtube estão empatados a 19%.

O marketing digital é uma forma atual e melhorada do marketing tradicional, que utiliza novas plataformas, como a Internet ou o mobile. Filipe Carrera, Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital do IPAM refere que

“O consumidor, de uma maneira voluntária ou involuntária, está no digital, e através do seu comportamento, podemos aferir as suas necessidades de uma forma mais precisa. Por conseguinte, conseguimos formular com maior precisão o melhor argumento para cada pessoa.”

Dicas para conseguir emprego no Marketing Digital

Para o ajudarmos a destacar-se no meio da multidão, deixamos algumas dicas de como conseguir trabalho nesta área.

1. Esteja atento(a) às tendências

As redes sociais já estabelecidas, como o Facebook, o YouTube e o Twitter são periodicamente atualizadas com novas e melhores funcionalidades.

Se se está a candidatar a uma vaga na área de Marketing Digital, não se esqueça de estar atento às constantes mudanças e novas oportunidades que surgem todos os dias nesta área.

2. Atualize as redes sociais com conteúdos profissionais

Ter uma fotografia profissional, juntamente com conteúdo interessante, é fundamental. É recomendado ter e alimentar perfis nas seguintes redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Google +, e/ou outras.

  • Sinais de um bom perfil social:
    • Envolvimento dos seguidores/fãs – é interessante que boa parte das suas publicações tenham boas interações;
    • Publicações diárias em, pelo menos, uma das redes sociais;
    • Partilha de conteúdo profissional e/ou educacional;
    • E muito importante: manter todas as informações atualizadas (especialmente no LinkedIn).

3. Faça Networking

Conhecer, trocar ideias e manter o contacto com outros profissionais da área do Marketing Digital é fundamental. Leia toda a informação que puder: artigos publicados, publicações nas redes sociais, blogs da área, entre outros. Participe em formações e workshops, em eventos e interaja nas redes sociais. Marque a sua presença!

4. Desenvolva boas relações com o público-alvo

Um Gestor de Marketing Digital tem que saber qual é o público-alvo da empresa para a qual trabalha para que possa desenvolver boas relações com essa audiência.

Explore as diversas plataformas de análise estatística das redes sociais, incluindo as oferecidas pelas próprias plataformas, para identificar quem é o seu público-alvo e/ou se está a alcançar quem pretende.

5. Experiência anterior é valorizada (projetos pessoais)

Desenvolva o seu website e/ou um blog pessoal. Comece um projeto. Trabalhe conteúdo, design e técnicas de SEO. Crie contas nas redes sociais e exercite o seu pensamento criativo. Mantenha-se informado com notícias sobre o digital e mostre que sabe o que está a acontecer na Internet.

6. Pensar e agir rapidamente

Tudo muda muito (mesmo muito) rápido no Marketing Digital. Se, no seu caso, estiver a representar uma marca, reagir a uma crise o mais rapidamente possível é das coisas mais importantes. No meio digital as notícias espalham-se muito rápido, pelo que precisa ter um bom plano de ação para chegar ao seu público-alvo se alguma coisa correr mal.

7. Performance das redes sociais

Dependendo da sua função, a análise social pode ser mais ou menos importante. No entanto, não perde nada em fazer a análise de todas as redes sociais onde a sua empresa está representada, pois a maioria delas é gratuita.

O Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest fornecem dados estatísticos sobre a sua página, o que lhe dará boas indicações sobre o seu público-alvo e o seu envolvimento.

Outra ferramenta muito importante e completa é o Google Analytics que lhe fornece uma grande quantidade de informação sobre o tráfego do seu website.

Nota: Para que o público-alvo seja mais facilmente identificado, o Gestor de Marketing Digital precisa compreender como encontrar as pessoas certas para divulgar o que a empresa oferece e aumentar, assim, a audiência.

8. Saber escrever é crucial

Escrever conteúdo com qualidade é uma parte importante de um trabalho profissional, quer se trate de artigos para blogs, tweets ou publicações do Facebook. Ser capaz de ajustar o seu tom de voz a uma determinada marca é uma habilidade muito necessária do trabalho nas redes sociais. Na era do digital é ainda preciso saber escrever conteúdos que captem a atenção do consumidor, que sejam curtos e que vão diretos ao assunto.

Nota: Deve usar estratégias de publicidade, construção de vínculos e partilha, de forma a promover o conteúdo que a empresa deseja divulgar.

Concorda com as nossas dicas? Acrescentaria outras? Partilhe connosco a sua experiência e feedback.

Créditos da Imagem: mkhmarketing

3 thoughts to “Como conseguir trabalho em Marketing Digital

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