Uma buyer persona (ou persona de marketing ou audience persona), quando bem elaborada, permite-nos personalizar a nossa comunicação em grande escala, humanizando os principais segmentos-alvo da nossa base de clientes.
Desde criar a mensagem certa para o consumidor certo a segmentar os anúncios para o público certo, a personalização é cada vez mais uma necessidade (diria até já uma obrigatoriedade) no mundo do marketing digital.
Provavelmente já está familiarizado com o termo ou até mesmo já criou personas para a sua marca. Por isso, decidi partilhar consigo não simplesmente como criar buyer personas, mas sim como pode usar a ferramenta gratuita Audience Insights do Facebook como ponto de partida, para criar buyer personas com base em dados.
O que é uma Buyer Persona
Buyer persona é uma representação semifictícia do nosso cliente ideal. Ou seja, uma descrição um pouco mais detalhada do nosso público alvo.
O objetivo é criar um perfil do nosso cliente ideal, como se fosse uma pessoa real, para criarmos mensagens de marketing mais direccionadas e para nos ajudar a partilhar conteúdo mais relevante e útil para o nosso público.
Como pessoas diferentes compram o mesmo produto por razões diferentes, o mais provável é que tenha de criar mais do que uma buyer persona para o mesmo produto. Cada persona deve incluir dados demográficas detalhados, assim como informações sobre os seus interesses, comportamento, objetivos, problemas e hábitos de consumo.
Isto faz com que seja mais fácil pensarmos nos nossos clientes como pessoas reais e considerar os seus desejos e necessidades à medida que criamos a nossa estratégia.
É claro que podemos conhecer cada cliente ou potencial cliente, individualmente. Mas podemos criar uma buyer persona para representar cada segmento geral da nossa base de clientes.
O que é o Audience Insights do Facebook
O Audience Insights do Facebook é uma ferramenta gratuita, criada para ajudar os profissionais de marketing a saberem mais sobre os seus públicos-alvo, incluindo informações agregadas sobre geografia, dados demográficos, comportamento de compra e muito mais.
A ferramenta dá-nos informações agregadas sobre dois grupos: pessoas conectadas à nossa Página e pessoas no Facebook.
Como utilizar o Audience Insight do Facebook para criar Buyer Personas
1. Aceda ao Audience Insights do Facebook
- Vá a https://www.facebook.com/business/insights/tools/audience-insights
- Se não tiver a sua conta de Facebook ligada, clique em “log in” e insira os seus dados de acesso.
- Depois de ligar a sua conta de Facebook, seleccione “Acesse o Audience Insights”.
2. Use o Audience Insights do Facebook para recolher informação
- Dados demográficos;
- Nível académico;
- Interesses;
- Dispositivos utilizados;
- Atividade.
Deixo aqui um exemplo de informação recolhida com o Facebook Audience Insights:
Nota: Os filtros que usei para esta pesquisa foram: Gerontologia (nos Interesses) e Portugal (na Localização).
- Demografia:
- Género: Mulher (86%)
- Idade: 35 (28%)
- Estado civil: Casado/a (49%)
- Nível académico: Faculdade (77%)
- Localização: Lisboa
- Agregado:
- Ocupação: Comunidade e assistência social (27%):
- Interesses: Serviço social, organizações sem fins lucrativos e comunitárias, medicina e saúde:
- Dispositivos utilizados:
- Computador e telemóvel (55%)
- Atividade:
- Comenta 16 vezes por mês;
- Gosta de 39 publicações por mês;
- Partilha 4 vezes por mês;
- Resgata ofertas 1 vez por mês;
- Clica em 35 anúncios por mês.
3. Com a informação recolhida, crie a sua persona
Resumindo, a minha persona é: Uma mulher casada 25 anos, chamada Teresa Marques. Concluiu um curso universitário numa universidade em Lisboa e é assistente social. Os seus interesses incluem serviço social, organizações sem fins lucrativos e comunitárias, medicina e saúde. No dia a dia, utiliza computador e telemóvel para aceder a informação.
Mas, para tornar a persona mais visual e de fácil consulta e compreensão:
- Vá a https://www.hubspot.com/make-my-persona e seleccione “Build My Persona”
- Preencha ao detalhe os campos sobre a sua persona, seguindo o passo a passo da ferramenta. Nota: se houver algum campo para o qual (ainda) não tem resposta ou não se aplica à realidade da sua marca, não entre em pânico! Pode perfeitamente saltar essa parte e editar (ou apagar) mais tarde.
- Quando terminar o passo a passo, vai entrar no editor do documento da persona. Nesta fase, pode personalizar o estilo e formato do seu documento para o alinhar às necessidades e identidade da sua empresa. Pode ainda adicionar campos extra e remover os que não se adequam às suas necessidades.
- Faça download da sua buyer persona em PDF ou partilhe o link para colaborar com os seus colegas.
Atividade para a Sala de Aula
A criação de buyer personas é um exercício que já tenho integrado nas minhas aulas no curso de Comunicação Digital na Aveiro Digital School/ISCIA, mas que atualizei agora para integrar a utilização da Audience Insights do Facebook. Para a criação desta atividade usei como base um exercício do livro Teach Social Media: A Plan for Creating a Course Your Students Will Love de Matthew J. Kushin.
Faça o download da atividade de criação de buyer personas aqui.
Pode ainda aceder à seção de materiais de ensino para consultar outras atividades para cursos de marketing digital.
Resumo do Artigo
Buyer persona é uma representação semifictícia do nosso cliente ideal. Ou seja, uma descrição um pouco mais detalhada do nosso público alvo.
O Audience Insights do Facebook é uma ferramenta gratuita, criada para ajudar os profissionais de marketing a saberem mais sobre os seus públicos-alvo, incluindo informações agregadas sobre geografia, dados demográficos, comportamento de compra e muito mais.
Depois de recolher toda a informação necessária sobre a sua persona, vá a https://www.hubspot.com/make-my-persona e siga o passo a passo, adicionando ao detalhe as informações sobre a sua buyer persona. No final, pode optar por fazer download ou por partilhar o link com a sua equipa.