Pessoa no computador a mostrar o que não fazer nas redes sociais

Há anos que se houve falar da importância das redes sociais para as empresas. E de como as empresas devem estar nas redes sociais. Mas hoje, quero falar-lhe dos erro que não deve cometer nas redes sociais.

Mas antes disso, vamos falar de alguns factos:

  • Em janeiro de 2022, só em Portugal, existiam 8.5 milhões de utilizadores de redes sociais. Isso equivale a cerca de 85% da população portuguesa.
  • O marketing tradicional já não funciona tão bem quanto antes – os consumidores estão sobrecarregados de anúncios e de informação, tanto online como offline. E é cada vez mais difícil para nós marcas competirmos pela atenção dos consumidores.
  • Os negócios bem sucedidos estão cada vez mais centrados na relação e não no produto, serviço ou cliente.
  • Social media é sobre experiências e não plataformas

Vamos lá falar então sobre os principais erros que as empresas devem evitar nas redes sociais:

1 – A falta de planeamento das Redes Sociais

Este é daqueles erros que pode mesmo afetar a imagem e os resultados da sua empresa. Isto porque sem planeamento, como é que vai saber qual caminho seguir? Afinal, todos os caminhos vão dar a Roma.

Planear vai ajudar a evitar erros simples, como tratar o seu cliente por “tu” numa publicação e a seguir já o tratar por “você” – isto só mostra falta de cuidado e incoerência.

Ou por erros mais graves que podem destruir completamente a credibilidade da sua marca, como partilhar um conteúdo que vai contra com os valores da sua empresa. Ou pior, contra os valores do seu público-alvo.

Por isso, para estar nas redes sociais, é necessário investir tempo no planeamento, incluindo:

  • Os objetivos que pretende alcançar
  • O seu público-alvo
  • As redes sociais a utilizar
  • A linha editorial

2 – Falta de interação com o público

Ainda vejo muitas empresas tratarem as redes sociais como “canais de distribuição”. Como mais uma forma de sobrecarregar o consumidor com informação inútil.

E esquecem-se que as redes sociais são as primeiras plataformas que foram criadas de facto para diálogos de duas vias. É o equivalente a atender um telefone ou conversar com o seu cliente em loja ou numa visita comercial.

E esta interação é importante para que o público se sinta ouvido. As pessoas precisam das comunidades para pertencerem a algo e as marcas precisam das comunidades para se destacarem no meio de tanto ruído. 

3 – Toda a comunicação ser pouco humana

Lembra-se quando as redes sociais começaram a ser mais usadas, e quando o papel de “Gestor de Redes Sociais” foi inventado? Durante algum tempo tudo girava em torno da criação de comunidades em páginas de Facebook, gestão de comentários e de gestão de debates em fóruns.

Mas depois as coisas mudaram – os algoritmos mudaram e as redes adicionaram funcionalidades para criação de anúncios em massa.

As redes sociais tornaram-se algo automatizado, algorítmico e impessoal. O conteúdo tornou-se algo que transmitimos às pessoas, em vez de aceitarmos os seus feedbacks e ideias.

E as empresas começaram a esquecer-se que, do outro lado, estão sempre pessoas. Mesmo em B2B. Criam conteúdos sem qualquer humanização, focados nos seus produtos e nas vantagens que estes trazem.

Esquecem-se que é para elas que a sua marca existe e é com elas que querem comunicar. Usam palavras que ninguém usa, uma linguagem nada próxima e sem emoção (ainda mais agora com ferramentas como o ChatGPT).

E mostram que não percebem bem quais são as dores e receios dos seus clientes.

Por isso, para tornar a sua marca mais humana nas redes sociais, comunique de forma natural e autêntica, sem tentar parecer superior. “Calce os sapatos” dos seus clientes, tente perceber o que eles realmente procuram e transforme isso numa comunicação próxima. 

E mostre os rostos por detrás da sua empresa, quem dá vida e faz acontecer todos os dias.

As redes sociais são importantes para a sua empresa porque é onde o seu público está.

Mas não chega apenas estar. Apenas ter uma conta e publicar conteúdo. É preciso evitar estes erros, definir estratégias e táticas.

E acredite: evitando estes erros, a comunicação da sua empresa trará os resultados que pretende.
Mas sei bem que estar atento a todas estas questões requer tempo, que muitas vezes as empresas não têm. Por isso, na Social Ninjas, somos o braço direito de equipas de marketing. Ajudamos a resolver estas questões de redes sociais (e muitas mais) e libertamos o seu tempo. Para juntos fazermos crescer o seu negócio.

Por isso, se este é o seu caso, comece hoje a ganhar tempo: peça-nos uma proposta.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇