Erros que as empresas cometem ao contratar uma agência

Se és dono de uma empresa ou responsável de marketing de uma marca, sabes:

  • O quão importante é encontrar a agência certa para te ajudar a alcançar os teus objetivos;
  • Que nem sempre é fácil termos as nossas expectativas alinhadas;
  • Que uma estratégia eficaz de marketing só acontece ao longo do tempo, e quando a qualidade e consistência estão alinhadas – por isso, mudar constantemente de agência ou de equipa não é solução.

E se estás à procura de uma agência de marketing, garante que não cometes nenhum destes erros:

1 – Não valorizar o expertise da agência

Clientes que entendem o valor e que dão mais margem de manobra para a agência pôr o seu conhecimento em prática, têm melhores resultados. Lembra-te, bons clientes sabem que o preço de um serviço é um investimento, não uma despesa!

2 – Querer que a mesma agência faça tudo

Se tens um problema no coração, vais ao médico de clínica geral ou ao cardiologista?

Bons clientes valorizam competência e especialização.

3 – Tratar a agência como um prestador de serviços (ou adversário) em vez de parceiro

Uma agência é o nitro e não o veículo.

Por muito especialistas que sejam em determinada área, és tu quem deve conhecer bem o teu sector e estratégia da tua empresa.

Ao trabalhar com uma agência, algumas marcas muitas das vezes entregam a chave para o seu castelo sem olhar para trás. Mas tu tens de trabalhar com a tua agência para serem bem sucedidos.

4 – Não alinhar as expectativas com a agência

Todos os objetivos devem ser definidos numa fase inicial de trabalho com a agência.

Alinhar as expectativas vai ajudar ambas as partes a avaliar se a parceria está ou não a trazer frutos.

5 – Não pedir referências

Falar com ex e atuais clientes ou ler testemunhos online pode revelar as forças e fraquezas das agências.

Nem sempre é a agência que não é boa, mas pode não ser a certa para a tua marca.

6 – Não dar feedback (construtivo)

Pode ser difícil dar um feedback directo e explícito, especialmente quando criou uma ligação com o gestor de conta. Mas se não se fizer ouvir, como saberão eles como melhorar?

Sê sincero em todas as oportunidades (lembre-te que és o perito no teu negócio, e precisas de partilhar esse conhecimento com a tua equipa!). Fala antes de te sentires frustrado e de terminares o compromisso.

7 – Não dar tempo suficiente à agência

Se começaste a trabalhar com uma agência no último trimestre e estiveres em pânico por causa do resultados – pára! Respira fundo, e aguenta firme. É tão fácil ignorar coisas simples como a sazonalidade e os ciclos de compra dos teus clientes.

E também é fácil esquecer que os esforços de marketing digital em quase todos os canais têm um período de expansão em que os teus especialistas estarão continuamente a testar e a optimizar o que funciona melhor. Deixa-os fazer o seu trabalho antes de te focares no retorno.

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