Se és dono de uma empresa ou responsável de marketing de uma marca, sabes:
- O quão importante é encontrar a agência certa para te ajudar a alcançar os teus objetivos;
- Que nem sempre é fácil termos as nossas expectativas alinhadas;
- Que uma estratégia eficaz de marketing só acontece ao longo do tempo, e quando a qualidade e consistência estão alinhadas – por isso, mudar constantemente de agência ou de equipa não é solução.
E se estás à procura de uma agência de marketing, garante que não cometes nenhum destes erros:
1 – Não valorizar o expertise da agência
Clientes que entendem o valor e que dão mais margem de manobra para a agência pôr o seu conhecimento em prática, têm melhores resultados. Lembra-te, bons clientes sabem que o preço de um serviço é um investimento, não uma despesa!
2 – Querer que a mesma agência faça tudo
Se tens um problema no coração, vais ao médico de clínica geral ou ao cardiologista?
Bons clientes valorizam competência e especialização.
3 – Tratar a agência como um prestador de serviços (ou adversário) em vez de parceiro
Uma agência é o nitro e não o veículo.
Por muito especialistas que sejam em determinada área, és tu quem deve conhecer bem o teu sector e estratégia da tua empresa.
Ao trabalhar com uma agência, algumas marcas muitas das vezes entregam a chave para o seu castelo sem olhar para trás. Mas tu tens de trabalhar com a tua agência para serem bem sucedidos.
4 – Não alinhar as expectativas com a agência
Todos os objetivos devem ser definidos numa fase inicial de trabalho com a agência.
Alinhar as expectativas vai ajudar ambas as partes a avaliar se a parceria está ou não a trazer frutos.
5 – Não pedir referências
Falar com ex e atuais clientes ou ler testemunhos online pode revelar as forças e fraquezas das agências.
Nem sempre é a agência que não é boa, mas pode não ser a certa para a tua marca.
6 – Não dar feedback (construtivo)
Pode ser difícil dar um feedback directo e explícito, especialmente quando criou uma ligação com o gestor de conta. Mas se não se fizer ouvir, como saberão eles como melhorar?
Sê sincero em todas as oportunidades (lembre-te que és o perito no teu negócio, e precisas de partilhar esse conhecimento com a tua equipa!). Fala antes de te sentires frustrado e de terminares o compromisso.
7 – Não dar tempo suficiente à agência
Se começaste a trabalhar com uma agência no último trimestre e estiveres em pânico por causa do resultados – pára! Respira fundo, e aguenta firme. É tão fácil ignorar coisas simples como a sazonalidade e os ciclos de compra dos teus clientes.
E também é fácil esquecer que os esforços de marketing digital em quase todos os canais têm um período de expansão em que os teus especialistas estarão continuamente a testar e a optimizar o que funciona melhor. Deixa-os fazer o seu trabalho antes de te focares no retorno.