Gerir redes sociais não é só publicar conteúdo e esperar uma chuva milagrosa de gostos, comentários, reações e partilhas. Infelizmente.
Gerir redes sociais é algo muito mais complexo, onde não existe nenhuma regra de ouro. É necessário definir objetivos que guiarão as nossas táticas, planear ao pormenor cada ação, ter espírito crítico e criativo para criar conteúdo, testar vezes sem conta, analisar os resultados alcançados e melhorar e repetir tudo de novo.

Definir Objetivos
O primeiro passo passa por definir todos os objetivos que pretendemos atingir. Estes objetivos devem adotar uma estrutura SMART (Specific, Mensurable, Achievable, Relevant, Timebound, ou seja, Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e baseados no Tempo).
A par disso, é fundamental ainda identificarmos o nosso público-alvo, ou seja, com quem queremos comunicar
Planear
Em seguida, devemos:
- Planear todas as ações que pretendemos desenvolver;
- Em que canais queremos estar presentes;
- Que conteúdos pretendemos partilhar;
- Com que frequência iremos publicar.
Criar Conteúdo
O terceiro passo, e talvez um dos mais importantes, é criar um conteúdo. Este deve ser interessante, relevante, educativo e apelativo para o nosso público-alvo (e não só para nós).
Testar
A quarta etapa diz respeito aos testes. Aqui devemos testar diferentes tipos de conteúdos, diferentes táticas, os canais, as horas e dias de publicações, entre outros, de forma a analisar a reação do público-alvo.
Analisar, melhorar e repetir
Nesta fase está então na hora de analisar os resultados e decidir se realmente a estratégia adotada está a surtir o efeito pretendido. Caso contrário, é necessário redefinir e melhorar a nossa estratégia.
Terminadas todas estas etapas, está na hora repetir todo o processo, de forma a garantir que a nossa estratégia está atual e ajustada às nossas necessidades e objetivos.
A gestão de redes sociais é um processo complexo e que precisa do seu tempo para ser trabalhado e produzir resultados.
Conheça aqui alguns trabalhos que temos desenvolvido na área de gestão de redes sociais.