17 ferramentas para um dia-a-dia mais produtivo

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

A produtividade é, sem dúvida, aquilo que mais nos ajuda no dia-a-dia! Se formos produtivos, conseguimos fazer mais em menos tempo e, com as ferramentas que temos hoje em dia, sem falhas (ou quase nenhumas).

A quantidade de livros de auto-ajuda que “tínhamos” que ler para sabermos como melhor organizar/gerir o tempo ajudava bastante! Mas cada vez aparece mais e mais informação e nem sempre conseguimos estar 100% atualizados e com 100% do tempo diário organizado.

Então, se tempo é dinheiro, quanto mais precisos e organizados formos, melhor, certo?
Algumas das ferramentas abaixo vão ajudá-lo(a) a organizar melhor o seu tempo, pelo menos no que diz respeito ao seu trabalho e ao que pretende gerir. Pode não vir a fazer uso de todas, mas as que usar, vai ver que vão ajudar. Vão-lhe poupar tempo e dinheiro!

Ferramentas mais produtivas para o seu dia-a-dia

Para os amantes do Google

Google Drive

Partilhe e edite, de forma fácil, um conjunto de ficheiros, com esta ferramenta. Os membros da equipa podem até conversar e partilhar anotações nos documento. Pode ainda guardar fotografias, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e muito mais. É gratuito e bastante intuitivo!

Google Analytics e Google Webmaster Tools

Estas ferramentas fornecem uma visão valiosa sobre o desempenho do seu website, o tráfego, referências e conversões. Em conjunto, irão ajudá-lo(a) a monitorizar e a manter o seu website para garantir que ele é otimizado corretamente.

Para quem gosta de monitorizar o tempo

Toggl

Ferramenta simples para a gestão do seu tempo – basta clicar no botão Toggl e o seu temporizador começa a trabalhar! É uma maneira simples e fácil de controlar o tempo que leva para completar várias tarefas. Permite-lhe ainda olhar para os relatórios e ver quanto tempo gasta em diferentes projetos ao longo da semana.

Outra ferramenta para gestão de tempo: Rescue Time

Para utilizadores do Chrome

StayFocused

Extensão gratuita do Chrome que restringe a quantidade de tempo que tem permissão para gastar em páginas como o Facebook. A ferramenta pode ser customizada – escolher quais as páginas/sites pretende bloquear, ao fim de quanto tempo pretende que sejam bloqueadas, entre outras.

Outra ferramenta para o Chrome: Chrome to Mobile

Para quem gosta de ferramentas de organização “tudo em 1”

Asana

Ferramenta de produtividade para equipas, que as ajudam a estar organizadas. Ajuda a manter todos os projetos e tarefas em um único local. A ferramenta é gratuita ao início. Depois terá que pagar 20,00€/mês por 5 membros (aumentando o valor consoante o número de membros também for aumentando).

Outra ferramenta para organização: Freedcamp

Para quem usa dispositivos móveis

Evernote

App prática e versátil, que pode guardar notas (áudio e texto), organizar fotos, definir lembretes, e enviar anexos, todos sincronizados tanto nos computadores como nos dispositivos móveis.

Para os amantes do Copywriting

ODesk/ELance

Nem sempre é fácil desenvolver os conteúdos que se pretende (quer seja para o blog, para os conteúdos do website, para as publicações nas redes sociais, entre outras). Muitas vezes não se tem essa sensibilidade ou, simplesmente, não se tem tempo para chegar a todo o lado.

Estas ferramentas ajudam a encontrar as pessoas certas (freelancers) para o(a) ajudarem com os seus conteúdos. O registo nos sites são gratuitos, mas após contratar os serviços de que necessita, terá que pagar um pequeno valor por projeto! Faz sentido que assim seja, pois vai ter profissionais a trabalhar para si, e raramente estes trabalhos são gratuitos. Uma outra forma de procurar freelancers é através do LinkedIn. Seja qual for o caminho que decidir tomar, lembre-se que o copywriting não pode/deve ser feito sem experiência, por isso não tenha medo de contratar alguma ajuda.

Hemingway

Esta ferramenta é muito simples de usar – a sua funcionalidade é de verificar a gramática dos textos e destaca as potenciais zonas onde as frases não estão escritas da forma mais correta.

Para gestores de redes sociais

HootSuite

Uma das melhores ferramentas de gestão das redes sociais, que inclui o Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+. Os relatórios de análise semanais e a excelente facilidade de gestão de equipa pode ser muito útil quando há mais que uma pessoa a lidar com as várias contas das redes sociais.

Buffer

Com esta ferramenta torna-se muito fácil partilhar artigos da web via redes sociais. Basta conectar-se no Buffer, fazer a ligação para as redes sociais que pretende gerir e agende horários específicos para a partilha dos conteúdos.

Outra ferramenta para gestão das redes sociais: IFTTT

Para assuntos relacionados com Relações Públicas

Google Alerts

Com esta ferramenta pode receber notificações por e-mail sempre que o Google encontrar novos resultados sobre um assunto no qual esteja interessado(a). Por exemplo, é possível receber atualizações sobre um produto que goste, descobrir quando as pessoas publicam conteúdo sobre a sua empresa/marca na web ou manter-se informado com as notícias.

Para quem está sobrecarregado com passwords

LastPass

Esta ferramenta tem como funcionalidade ajudar aqueles utilizadores que estão constantemente a tentar lembrar-se das passwords para cada conta que têm na web. A LastPass lembra-se de todas as passwords por si. Pode ser usado em vários dispositivos, armazenar várias passwords e auditá-las para que saiba se são seguras e fortes o suficiente ou se precisa de as melhorar.

Nota: Vai conseguir ter boas funcionalidades com a versão gratuita (e sim, a versão gratuita é ultra segura), mas as melhores características (adição de funcionários para determinadas pastas, sincronização móvel, entre outras) são para clientes que pagam.

Para quem continuar a usar o email no dia-a-dia

SaneBox

Esta ferramenta ajuda a analisar a atividade dos emails (passados e atuais) a fim de deduzir quais os que importam e não! O que faz em seguida é enviar os emails menos importantes para uma pasta que é criada automaticamente (“SaneLater) e que vai aparecer na sua inbox, armazenando-as para ver mais tarde (quando tiver oportunidade).

Outra ferramenta para email: Unroll.Me

Para quem gosta de organização visual

Trello

Ferramenta relativamente simples e útil para se manter organizado(a). Permite adicionar listas, rótulos e tarefas que pode arrastar, soltar de acordo com a sua necessidade. É uma excelente alternativa aos post-its e é a ferramenta que lhe permite ver tudo sobre os seus projetos.

Para os “viciados” em blogs e notícias

Podkicker

Se é um viciado(a) em podcasts, precisa de uma app podcast para o(a) ajudar a organizar as suas subscrições. A interface da app é simples e fácil de usar. É gratuita.

Pocket

App que permite salvar conteúdos (artigos, imagens, vídeos, entre outros) para mais tarde ver/rever. Experimente!

Conclusão

Seja realista sobre a gestão que faz do seu tempo. Estruturar os seus dias de trabalho com as ferramentas que lhe apresentamos em cima, vão ajudá-lo(a) a ser mais confiante e a conseguir ter uma visão geral sobre a presença da sua empresa/marca na web.

Esperamos que, com esta ajuda, possa concluir as suas tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Já usa alguma destas ferramentas no seu dia-a-dia? Têm sido úteis para o seu trabalho? Conhece mais alguma que não seja mencionada acima? Partilhe connosco a sua experiência e feedback.

Créditos da imagem: Wesley Fryer