Como criar um Calendário Editorial para o Facebook?

Aproxima-se o final do ano e surge a necessidade de planear as atividades para 2014. Estabelecer objetivos, metas, planos de ação.

No último ano assisti a dezenas de webinars, segui centenas de páginas no Facebook, Twitter e Linkedin. Percebi que existem aquelas empresas – ou pessoas – de quem nunca ouvi falar que publicam em excesso (e muitas das vezes, conteúdos que não acrescentam qualquer valor e os quais deixo de ler passado algum tempo). E existem aqueles cuja informação é consistentemente útil e importante. Muitas vezes não tenho o tempo para ler tudo o que publicam mas, sempre que o faço, sou premiada.

Voltamos sempre à questão central de qualquer estratégia digital – e não digital – de qualquer empresa – Conteúdos! Conteúdos úteis que são interessantes por si só ou que, pelo menos, me ajudam. Tenho de acreditar que estas empresas que nos dão conteúdos interessantes planeiam (e muito) todos os conteúdos que publicam. Planeiam e criam um calendário editorial.

Atualmente, estou a gerir 5 páginas do Facebook e a iniciar outra – fora as páginas do Linkedin, Twitter, e Youtube. O meu maior desafio é aumentar o engagement, aumentar o número de fãs e criar conteúdo altamente partilhável – para todas elas.

O propósito de criar um calendário editorial é partilhar conteúdo temático – permitindo que os fãs antecipem as publicações semanais.

Acabei de definir a estratégia para o Facebook da página Community Manager e decidi partilhar convosco:

1º dica – Recorrer a tecnologia, como o Google Calendar para programar as publicações e partilhar com outros colegas de trabalho (ou chefes).

2º dica – Criar conteúdos temáticos

Para começar bem a semana decidi publicar fases inspiradoras e motivadoras sobres comunidades, liderança, motivação. Tornando as visuais e marcando-as com a frase  o logo Community Manager Portugal – para que o nome Community Manager Portugal vá onde a publicação for.

Por vezes, torna-se muito difícil superar o excesso de informação para conseguirmos passar a melhor mensagem. A solução que encontrei para isto são os infographics – uma arma secreta para esse problema! Por isso as Terças e Quintas são Infographic days! Muitos apresentam dicas, estatísticas, entre outros sobre a indústria – o que me permite dar ideias de forma original, permitindo que os meus seguidores possam compreender e agir rapidamente!

As Quartas costumam ser aquele dia que precisamos de motivação para chegar ao final da semana – e como adoro fazer as pessoas (pelo menos) sorrirem, publico anedotas ou bandas-desenhada sobre Marketing no Funny Wednesdays. Assim, também consigo mostrar aos meus seguidores o meu lado humorístico.

Calendário Editorial para o Facebook | Helena Dias| Funny Wednesdays

Às Sextas é dia de Marketing Campaign Fridays. Aqui, faço uma selecção da campanha de marketing que maior atenção captou durante a semana nos diversos canais de comunicação. Como muitas das vezes não conseguimos estar a par de tudo o que se passa neste meio, procuro inspirar outros profissionais de marketing e dar algumas ideias para pensarem no fim-de-semana.

Calendário Editorial para o Facebook | Helena Dias| Marketing Campaign Fridays

Diariamente – mas principalmente aos Sábados – partilho artigos de outros líderes da indústria, coloco questões não relacionadas com o tema do dia e faço recomendações de livros.  Ver o que os outros andam a fazer, torna-se sempre tudo muito mais interessante!

Community Manager Portugal - Off-topic

E por fim, os Domingos são o dia do Blog Post! E, como neste post, procuro dar dicas e partilhar as minhas estratégias de como criar valor para as suas comunidades! Este post é repetido em diferentes horários e dias – esta é uma excelente maneira de aproveitar ao máximo os conteúdo e de obter mais gostos, partilhas e visitas ao blog!

Calendário Editorial para o Facebook | Helena Dias| Blog Post Sundays

Para alguns pode parecer um bocado absurdo – mas não se esqueçam que os vossos clientes não estão no Facebook para comprar, principalmente em B2B. Entretenham-nos, contem-lhes histórias, dêem-lhes algo para partilhar, ajudem-nos – quando chegar a hora de comprar, será a vossa empresa e produtos de quem eles se vão lembrar.