Usar o Google Plus para Empresas

Quer saber mais sobre como usar o Google+ para o seu marketing pessoal ou da sua empresa?

Está à procura de um guia para o ajudar nos seus esforços de marketing?

Quer esteja a utilizar o Google+ a título pessoal ou como marca, este artigo irá ajudá-lo a gerir a sua presença nesta rede – indicando as melhores dicas e explicando a crescente importância em estarmos (também) nesta rede.

Usar o Google Plus para Empresas

Porquê usar o Google Plus para Empresas

O Google+ tem mais de 300 milhões de utilizadores, permite-nos pesquisar conteúdos sociais e tem quase o dobro de interações que o Twitter. Aliás, o Google+ já está logo a seguir ao Facebook em termos interações.

Mas esta plataforma ainda é muitas vezes esquecida.

Uma ideia errada que muitas pessoas têm é de que o Google Plus é uma cidade fantasma. Na realidade, o Google+ é o lar de comunidades vibrantes e ativas que fomentam um envolvimento profundo na plataforma.

O truque é aprender a encontrar e a aproveitar essas comunidades para construir relações duradouras com os seus públicos.

Adicionalmente, o Google Plus não é apenas uma rede socialé sim parte de uma plataforma social poderosa que integra os principais recursos do Google, como o Youtube, Google Drive, o Hangouts, o Gmail e muito mais.

Esta é uma rede social à qual vai querer prestar atenção, principalmente porque o motor de pesquisas Google tende a beneficiar as marcas que estão a apostar no Google+.

Google+ para Pesquisa

Tenho andado a estudar algumas das principais ferramentas e vantagens na utilização desta plataforma e, uma das principais, é a contribuição da mesma em termos de otimização dos motores de pesquisa (SEO).

No estudo feito pela MOZ sobre os principais fatores de ranking dos motores de pesquisa o número de +1’s é o 2º fator mais importante:

Usar o Google Plus para Empresas | Principais Factores de SEO
Principais fatores de ranking dos motores de pesquisa segundo a MOZ

Estratégias para usar o Google Plus para Empresas

1 – Torne a sua página fácil de encontrar

Primeiro, para garantir que a sua página no Google+ é fácil de encontrar, adicione o selo do Google+ ao seu website

Pode adicionar o selo do seu perfil pessoal ou da conta da empresa.

Usar o Google Plus para Empresas | Adicionar o selo do Google Plus ao website
Adicione o selo do Google Plus ao seu website para tornar a sua página fácil de encontrar

Os selos do Google Plus facilitam ao visitante do seu website encontrar e interagir consigo com apenas um simples clique.

2 – Use os círculos estrategicamente

Os círculos do Google+ são uma forma eficaz de gerir diferentes grupos de interesse e de organizar as comunidades em temas que lhe interessam.

Por exemplo, pode criar círculos por temas como Comida, Marketing de Conteúdos, Gestão, Motivação, Experts de Social Media, entre (muitos) outros.

Usar o Google Plus para Empresas | Criar e organizar circulos no Google Plus
Crie círculo no Google+ como base nos seus interesses, para organizar as comunidades em temas que lhe interessam

Dica: Pesquise por palavras-chave para identificar pessoas/páginas/publicações relevantes para adicionar aos seus círculos.

Usar o Google Plus para Empresas | Pesquisar por palavras-chave no Google Plus
Exemplo de pesquisa por palavras-chave no Google Plus

Usar círculos é uma ótima técnica para construir relações, assim como para melhorar as relações já existentes – tornando fácil mantermo-nos conectados com as pessoas certas.

3 – Adicione conteúdos interessantes

Existem diferentes tipos de conteúdos interessantes – principalmente os que são mais visuais. Publicar imagens, vídeos e infográficos é uma estratégia vencedora para estimular as interações e promover as partilhas.

Deixo aqui duas publicações que mostram como o fazer:

Outra boa prática é usar hashtags – o que facilita que as suas publicações sejam encontradas. E mesmo que não o faça, o Google adiciona automaticamente hashtags por si às suas publicações.

Usar o Google Plus para Empresas | Hashtags no Google Plus
Use hashtags para facilitar que as suas publicações sejam encontradas

Dica: Clique aqui para ver os hot topics do Google+ neste momento – podendo ainda pesquisar por uma hashtag específica.

4 – Faça com que os seus textos sobressaiam

Primeiro irá querer que os seus textos sobressaiam diferenciando-os pela formatação. Em vez de publicar blocos de texto aborrecidos, adicione diversas formatações à sua próxima publicação no Google+.

Ao contrário do Facebook, é geralmente aceitável ter posts mais longos no Google Plus. Se publicar um post mais longo, lembre-se que texto denso pode dificultar a leitura.

Use espaçamentos e parágrafos apropriadamente para facilitar aos seus leitores lerem o conteúdo.

Use texto negrito, itálico e rasurado para realçar partes importantes e fazer com que o seu post se destaque dos demais.

A imagem seguinte mostra-lhe como formatar o texto no Google Plus:

Usar o Google Plus para Empresas | Como formatar texto no Google Plus
Como formatar o texto no Google Plus

5 – Faça perguntas e torne a publicação pessoal

Não peça simplesmente aos seus fãs que façam +1 na publicação. Em vez disso, encoraje-os a darem a sua opinião – as pessoas adoram ver as suas ideias reconhecidas.

Crie uma comunidade de participantes ativos, deixando-os moldar os seus conteúdos.

Por exemplo, a Tripadvisor publicou 10 fotografias de restaurantes com vistas fantásticas e pediu aos seguidores que atribuíssem +1 ao restaurante onde mais gostariam de jantar.

Usa o Google Plus para Empresas | Estratégia de interação do Tripadvisor no Google Plus
Exemplo de uma comunidade de participantes ativos (Página da Tripadvisor no Google Plus)

Um bom bónus deste tipo de estratégias é que obtemos feedback da nossa audiência instantaneamente. Por exemplo, se uma imagem tem 10 vezes mais interações do que outra, pode ser interessante criarmos um artigo no blog com a mesma ou voltar a publicá-la no futuro.

Outro bom exemplo, é o da Zagat que faz um excelente trabalho de incorporação de perguntas a quase todos os posts. O resultado? Uma comunidade ativa e envolvida que responde a quase todas as publicações da marca.

Usa o Google Plus para Empresas | Estratégia de Interação da ZAGAT no Google Plus
Exemplo de como aumentar a interação no Google Plus (Páginada ZAGAT)

6 – Melhore as suas publicações no Google Plus

Quando precisar de uma abordagem aprofundada das suas publicações, recorra ao Steady Demand – uma ferramenta que oferece uma auditoria gratuita à nossa página do Google Plus.

Usar o Google Plus para Empresas | Melhorar as publicações no Google Plus
A Steady Demand faz uma auditoria gratuita à nossa página do Google Plus

Uma das minhas partes preferidas desta ferramenta é que nos alerta para problemas com as nossas publicações – se falta usarmos hashtags, se não tivermos mencionado alguém, se o número de caracteres usado é suficiente. E indica ainda o número de +1’s, comentários e partilhas de cada publicação.

Estas dicas permitem-nos melhorar a qualidade da publicação com base em páginas com boa performance.

7 – Compare a performance entre todos os canais

Se quer comparar as suas publicações e interações no Google+ com as outras redes sociais utilize a ferramenta SumAll.

Esta plataforma permite conectar pelo menos 30 ferramentas e serviços numa só conta – desde o Facebook, Twitter, Instagram, ao Bitly e a muitas outras.

Comparações destas numa só plataforma são uma forma poderosa de analisar o que de facto atrai o nosso público-alvo a cada plataforma. 

Pode usar esses dados para fazer testes A/B para ver se existem tópicos que usa em outras plataformas que possam funcionar também no Google+.

Usar o Google Plus para Empresas | Compare a performance entre todos os canais
A SumAll permite-lhe comparar as suas publicações e interações no Google+ com as outras redes sociais

Agora você…

O que é que acha? Já utilizou algumas destas estratégias ou ferramentas? Como é que tem analisado o que funciona?

Partilhe connosco em baixo a sua experiência nesta rede!