Usar o Pinterest para Empresas

Está à procura de dicas para usar o Pinterest para empresas? Ou quer apenas saber se esta rede é essencial para o seu negócio?

O Pinterest é uma rede que se foca nos interesses do consumidor. Além disso, é uma ferramenta essencial e eficiente para qualquer empresa – independentemente do seu tamanho e sector.

Desde B2B a B2C, existem diversos objetivos que pode alcançar com esta rede social – desde aumentar o tráfego para o seu website a aumentar a notoriedade da marca junto dos influenciadores e consumidores.

O Pinterest já ultrapassou os 70 milhões de utilizadores e, de acordo com o estudo da Shareaholic, é a segunda rede social que gera mais tráfego para os websites – apenas ultrapassada pelo Facebook. Adicionalmente, é a rede que gera a compra média mais elevada em comércio electrónico.

Neste artigo vai encontrar 14 dicas para usar o Pinterest para empresas – e fazer com que resulte para a sua empresa.

Como usar o Pinterest para empresas

1 – Adicione o botão Pin It às suas imagens

Para aumentar o tráfego para o seu website as imagens têm de ter o botão Pin It sobre as imagens – tornando mais fácil que os utilizadores partilhem os seus conteúdos através do seu website.

O botão é de fácil configuração, e o Pinterest dá indicações de como o fazer.
Se utilizar o WordPress, sugiro este plugin.

Usar o Pinterest para Empresas - Adicione o botão Pin It às suas imagens

Nota: O botão Pin It nas imagens, não funciona em ecrãs táteis, logo se está essencialmente a interagir com pessoas em dispositivos móveis, este botão não lhe será útil.

2 – Crie álbuns que representem a sua empresa

É fácil entrarmos no espírito casual do Pinterest e perder o foco na oportunidade de criarmos álbuns que representem a nossa empresa.

Um bom exemplo disto é a Ben & Jerry’s, com 23 álbuns, 789 pins e 5119 seguidores (um número bastante modesto para uma marca tão conhecida e “amada”).

A marca criou álbuns como o The People Behind the Pints Board (As pessoas por de trás dos álbuns do Pinterest) e o History Board (Álbum de história da empresa) – uma forma eficiente de deixar os fãs conhecer o que está por de trás da marca e oferecer uma conexão pessoal que estes poderiam não conseguir através de outro canal de comunicação.

Usar o Pinterest para Empresas | Crie álbuns que representem a sua empresa

Da mesma forma que partilha conteúdos noutras redes sociais, estabeleça um equilíbrio no Pinterest. Crie álbuns que com informação de interesse para o seu público-alvo e álbuns que sejam sobre a sua empresa.

Dica: Analise o que outras marcas estão a fazer – veja aqui que marcas estão no Pinterest, por sector de atividade.

3 – Explore os Rich Pins

Quer adicionar mais informação aos seus pins? Utilize os rich pins para oferecer aos utilizadores informação mais relevante sobre os pins que lhes interessam.

O Pinterest oferece 5 tipos de rich pins que permitem que adicionemos detalhes específicos aos pins:

  • Os pins de artigos incluem o título, autor, descrição e link;
  • Os pins de produtos incluem o preço em tempo real, disponibilidade e informação de onde comprar;
  • Os pins de receitas incluem ingredientes, tempos de cozedura e informação de como servir;
  • Os pins de filmes incluem classificações, elenco e opiniões/críticas;
  • Os pins de lugares incluem morada, número de telefone e mapa.

Usar o Pinterest para Empresas | Explore os Rich Pins

Defina que a tipo de rich pin se quer candidatar, adicione as metatags necessárias ao seu website e valide os seus rich pins.

4 – Siga outras empresas

Muitas empresas partilham conteúdos no Pinterest que não partilham em mais lado nenhum.

Conecte-se com os fornecedores de conteúdos em quem confia para ver o que mais estão a oferecer.

Procure se as empresas dos blogues que segue estão no Pinterest, pesquisando tanto no próprio Pinterest como no Google (p.e. General Electric no Pinterest).

5 – Tenha especial atenção à dimensão das imagens

Para garantir que os seus álbuns e pins sejam convidativos, tenha em conta a dimensão das suas imagens.

Consulte as dimensões das imagens do Pinterest para o ajudar a tirar o máximo de partido das suas imagens.

Dica: Recorra a ferramentas como a canva.com que oferecem templates predefinidos e com as dimensões corretas para criar as suas imagens.

6 – Convide outros para um álbum de grupo

Se está à procura de formas de colaborar com os seus clientes e potenciais clientes – use o Pinterest.

Uma das formas é criar um álbum de grupo e convidar utilizadores a adicionarem pins ao seu álbum.

Enquanto outros contribuem para o álbum, como o criador, você será o único a poder alterar e título e a descrição. Poderá ainda remover os pinners e qualquer conteúdo inapropriado.

Dica: Explore o Pinterest do Top Group Boards que tem mais de 1000 álbuns.

7 – Otimize o Pinterest para os motores de pesquisa

Os conteúdos e a otimização de motores de pesquisa (SEO) andam de mãos dadas – independentemente da plataforma. E o Pinterest não é exceção.

A Hubspot apontou diversas dicas para otimização da presença no Pinterest para os motores de pesquisa, nomeadamente:

  • Escolher um nome de utilizador otimizado;
  • Otimizar a seção “Sobre” com palavras-chave;
  • Incluir links para o website;
  • Diferenciar os álbuns;
  • Falar a língua dos clientes;
  • Adicionar palavras-chave na descrição dos pins;
  • Garantir que as imagens que adicionamos têm palavras-chave no nome do ficheiro e alt tags;
  • Incorporar hashtags (#);
  • Tirar partido das palavras-chave longas.

De forma geral, devemos garantir que os nossos pins são facilmente encontrados e que incluem uma referência de volta para o nosso website.

Usar o Pinterest para Empresas | Otimize o Pinterest para os motores de pesquisa

8 – Cite comentários de eventos

Uma boa forma para promover eventos é adicionar pins com comentários dos oradores para um álbum do evento.

O design do Pinterest torna fácil que um utilizador faça scroll pelo álbum de citações dos oradores do ano anterior. Por sua vez, o álbum ajuda a promover o evento do presente ano.

Utilize ferramentas como a Canva e a Quozio para formatar as citações e criar excelentes pins.

Usar o Pinterest para Empresas | Cite comentários de eventos

9 – Tire partido das diversas plataformas

Ainda está a tentar decidir se consegue gerir outra plataforma? O Facebook e LinkedIn estão a ser suficientes?

O Pinterest é uma plataforma visual que oferece uma experiência aos utilizadores que as outras não conseguem.

Combinado com outras plataformas, o Pinterest pode oferecer o balanço de conteúdos que tanto procura.

Crie álbuns que inspirem os utilizadores com pins relacionados com o título do álbum.

Assim que estiver pronto para promover os seus pins, use o Pinvolve para partilhar os seus pins no Facebook e comunicar aos seus fãs que está no Pinterest.

10 – Utilize palavras-chave nos títulos dos álbuns

Os álbuns do Pinterest são mais facilmente encontrados na pesquisa quando contêm as palavras-chave no título.

Nos álbuns encontrados nos resultados de pesquisa para Pinterest para empresas, os que aparecem nos primeiros lugares têm a palavra-chave diretamente no nome do álbum. Otimize os seus álbuns do Pinterest e irá alcançar melhores resultados na pesquisa (mesmo no próprio Google).

Usar o Pinterest para Empresas | Utilize palavras-chave nos títulos dos álbuns

11 – Adicione diferentes tipos de conteúdos

Quer se destacar da concorrência?

Uma das melhores formas, e talvez a menos utilizada, de criar a presença de uma empresa no Pinterest é publicar diferentes tipos de conteúdo – vídeo do Youtube, apresentações do Slideshare e áudio do Soundcloud.

O Pinterest é uma excelente forma de reunir todas as nossas mensagens de marketing num só lugar:

12 – Escreva uma boa descrição da empresa

Tem até 200 caracteres para descrever a sua empresa na secção Sobre – mas utilize-os cuidadosamente.

Quando não tiver a certeza de que palavras-chave deve utilizar, não se esqueça de consultar no Google Analytics quais as palavras-chave que levam as pessoas até ao seu website. Mas torne a leitura fácil e não demasiadamente cheia de palavras-chave.

Usar o Pinterest para Empresas | Escreva uma boa descrição da empresa

Adicione uma descrição clara e relevante sobre a sua empresa para tirar partido das opções de otimização dos motores de pesquisa do Pinterest.

13 – Analise as estatísticas

Será que o Pinterest é a ferramenta certa para a sua empresa?

Não tenho dúvidas de que o Pinterest entrou com o pé direito no mundo das plataformas de social media.

Crie conteúdos. Teste. Analise. Teste. Analise.

Dica: Faça a verificação do seu website no Pinterest para ter acesso às estatísticas.

14 – Partilhe os valores da sua empresa e a responsabilidade social

O Pinterest pode ajudá-lo a comunicar o que importa sobre a sua empresa.

Se a sua empresa tem diversas iniciativas de responsabilidade social, crie um álbum que mostre o trabalho que está a fazer.

O principal ponto aqui é ter um álbum que reflita os valores da sua empresa e permanecer visualmente interessante junto dos seus seguidores.

Dica: Explore o caso de estudo da Constant Contact para saber como uma empresa B2B tem utilizado o Pinterest para alcançar o seu público-alvo.

Partilhe comigo…

Neste artigo já partilhei uma serie de dicas que tenho vindo a implementar nas empresas com quem trabalho e casos de estudo relevantes. E estas são apenas algumas das formas que pode usar o Pinterest estrategicamente e fazê-lo funcionar para a sua empresa.

Explore as dicas que dei e experimente algumas. Veja quais funcionam melhor para o seu público-alvo e ajuste a sua estratégia no Pinterest de acordo com o mesmo.

O que é que acha? Que dicas está a pensar implementar brevemente? Que outras dicas pode partilhar?

Deixe os seus comentários em baixo.

14 dicas para usar o Pinterest para Empresas

por Helena Dias tempo: 7 min
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