Como identificar quem comprou seguidores no Instagram em 4 passos

Cada vez mais recebo perguntas de clientes sobre como é que concorrentes ou outros perfis de Instagram que eles seguem, conseguem crescer tão rápido no Instagram.

Infelizmente, a minha resposta cada vez mais tem sido: é simples, compram seguidores.

Mas vamos por partes:

Comprar seguidores no Instagram: sim ou não

A minha resposta é: Nunca.

É muito fácil comprar seguidores, gostos, visualizações, enfim, tudo no Instagram. Aliás, se pesquisarem no Google por “comprar seguidores Instagram” aparece uma lista interminável de opções:

Aqui vão algumas razões para não o fazer:

  • É contra os termos de utilização do Instagram, podendo a conta ser desativada ou excluída;
  • Os seguidores serão, na maioria, perfis falsos e podemos perdê-los a qualquer momento, pois o Instagram está constantemente a eliminar contas falsas. Aliás, ainda esta semana a empresa Facebook anunciou uma ação judicial contra empresas de compra de seguidores no Instagram e no Facebook;
  • A sua taxa de interação poderá diminuir, pois seguidores falsos não interagem com as publicações;
  • Não leva a lugar algum – se quer ver o retorno do seu investimento, foque-se em conseguir fãs e clientes reais, pois os perfis falsos não vão comprar o seu produto e ainda irão prejudicar a performance do seu perfil.

Veja neste artigo mais razões para não o fazer.

Como saber se alguém comprou seguidores no Instagram?

1) Acompanhe o crescimento de seguidores

Em termos de crescimento de seguidores, o normal para quem não os compra, é ter os número de Seguidores/Followers todos a verde e mais ao menos iguais, todos os dias, como no exemplo em baixo:

Por outro lado, quando alguém compra seguidores, isso já não acontece. Em cada dia, os números irão estar a vermelho, representando os seguidores perdidos, ou seja, apesar de terem muitos seguidores, o perfil não estará a ganhar seguidores novos, pelo contrário, estará a perder.

Isso acontece porque o perfil que analisei comprou seguidores e agora, esses seguidores deixaram de seguir ou eram contas fantasma cuja conta foi apagada pelo Instagram.

Para confirmar que de facto este perfil  estava a comprar seguidores, voltei a analisá-lo dias mais tarde e consegui identificar picos muito elevados e fora da média de crescimento (algo que não é muito comum acontecer). Veja o que aconteceu:

Como identificar quem comprou seguidores no Instagram em 3 passos

Se reparar, no dia 28 de Janeiro houve um crescimento de 5.686 seguidores. Estranho, não acha?

Faça o teste. Utilize a ferramenta Social Blade e analise o crescimento dos seus seguidores e o de um perfil que desconfia que comprou seguidores.

2) Analise a interação do perfil

Outro facto que mostra que esse perfil tem comprado seguidores é a interação nas suas publicações.

Apesar de ter mais de 38.000 seguidores, tem uma média de 53.76 de interação por publicação e apenas 1.00 de média comentários, resultando numa taxa de interação de 0.14%.

3) Analise os seguidores desse perfil

Outro facto é ainda quem são os seguidores desse perfil. Veja este exemplo:

Como identificar quem comprou seguidores no Instagram em 3 passos

Numa pequeníssima amostra, conseguimos ver que de facto são contas fantasmas, pois algumas das contas não têm fotografia de perfil nem publicações e todas estas estão a seguir muitas contas e quase que não têm seguidores:

4) O tira teimas

Utilize a ferramenta Hypeauditor para tirar todas as teimas que ainda possam persistir.

Com esta ferramenta, irá conseguir analisar, entre outros factores:

1. A qualidade da audiência: 

2. O tipo de audiência:

  3. O tipo de crescimento:

No perfil em análise pode verificar que a ferramenta nos indica que existe um padrão de crescimento anormal e que a audiência pode não ser autêntica, sendo que 15.2% dos seguidores são contas suspeitas e 14.8% Mass followers (contas que utilizam ferramentas para seguir e desseguir outras contas).