Escolher Cores

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

A cor influencia a nossa perceção e é determinante nas escolhas que fazemos diariamente. Quer esteja a começar um novo projeto web, a criar um novo logo ou mesmo a desenhar uma brochura, a escolha de um esquema de cores deve ser parte fundamental deste processo.

Como escolher cores

Se já dispõem de algum elemento visual, como o logo, parta dessa(s) cor(es) como base e adicione novas ou crie diferentes tons da(s) mesma(s) cor(es).

Caso não saiba por onde começar, tente guiar-se, por exemplo, por um tema (por exemplo, viagens, casamentos, desportos radicais ou outro), um público-alvo (crianças, empresários, grávidas) ou arranje uma foto que represente o conceito do projeto e tente extrair 4 ou 5 cores da própria foto. 

Com a lista de ferramentas gratuitas que preparámos, vai ainda poder aceder a um vasto leque de paletas pré-definidas que vão com certeza ser uma mais-valia, quando estiver com falta de inspiração ou de tempo.

5 dicas para escolher a melhor paleta

Antes de começar, siga os seguintes passos:

  • Avalie bem a mensagem que pretende transmitir e o público-alvo a que se destina;
  • Escolha no máximo 5 cores;
  • Garanta que estas são harmoniosas entre si;
  • Assegure-se que as cores escolhidas estão de acordo com os restantes elementos de comunicação;
  • Quando estiver satisfeito, guarde os códigos das cores para quando voltar a precisar.

5 ferramentas para escolher cores

1. Adobe Color CC

O Adobe Color CC é uma ferramenta da Adobe, proprietária de programas como o Photoshop ou Illustrator, o que lhe irá permitir integrar as paletas criadas nesses softwares. Com esta ferramenta, pode obter combinações de cores análogas, complementares, compostas, sombras, entre outros. Existe também a opção de upload de fotografias, a partir da qual será extraída uma paleta de cores correspondente.

2. Colour Lovers

Comunidade criativa onde pessoas de todo o mundo podem criar e partilhar cores, paletas e padrões e ainda debater sobre as últimas tendências.

3. Coolors

Esta ferramenta permite a criação de paletas, de forma aleatória ou introduzindo o seu próprio código hex. Se sentir que acertou em cheio numa das cores, mas não gosta das restantes, pode trancá-la e continuar a sua procura pela paleta perfeita. Para achar novas cores, basta pressionar a tecla de espaço.

4. Palleton

Funciona de forma semelhante às restantes plataformas, permitindo a criação de diferentes tipos de paletas.

5. 0to255

É a ferramenta mais simples, mas também uma das melhores para a criação de vários tons a partir da cor principal.

Com a ajuda desta lista, designers e não designers vão poder criar os esquemas de cores certos para cada trabalho.

Das dicas para a ação

As cores têm um papel crítico em quase todos os elementos de comunicação – desde Imagens para o Facebook a capas de álbuns de música.

Experimente estas dicas – elas vão ajudá-lo a criar designs que vai poder partilhar com o mundo todo – mesmo que não tenha qualquer experiência anterior na criação destes elementos.

Com apenas alguns conhecimentos básicos e vontade de experimentar, vai ver que se vai surpreender com a forma como estas ferramentas para escolher cores podem melhorar os seus elementos de marketing e comunicação.