Também já se questionou sobre se deve (ou não) usar o perfil pessoal do Facebook para negócios?
O Facebook é um local para interagirmos com os amigos e a família online. É uma plataforma excelente para partilharmos fotografias e vídeos das férias com o nosso círculo social. Mas o Facebook é muito mais do que isso – e tanto as grandes marcas como os pequenos negócios locais sabem disso.
Devemos usar os perfis pessoais nas redes sociais para negócios?
Quanto tempo depois de uma reunião profissional nos devemos conectar com o potencial cliente/parceiro nas redes sociais? E se nos conectarmos logo depois – ou mesmo antes – da reunião, estamos a ser stalkers?
Tudo depende do nosso nível de conforto com as redes sociais e da plataforma que escolhemos para nos conectar – é óbvio que adicionarmos uma conexão profissional no LinkedIn é completamente diferente de quando nos tornamos amigos de alguém no Facebook.
Porquê o usar o perfil pessoal do Facebook para negócios?
A forma como usamos o Facebook atualmente é completamente diferente da que usávamos há dois anos atrás. Ao aceitarmos pedidos de amizade de colegas de trabalho, clientes e parceiros leva-nos a ter que trabalhar o nosso branding pessoal no Facebook – assim como temos feito sempre no LinkedIn.
O Facebook tem-se vindo lentamente a direcionar para um serviço mais orientado a carreiras e a contactos profissionais. A rede tem vindo a introduzir alterações aos perfis pessoais, permitindo-nos trabalhar melhor as nossas informações educacionais e profissionais. As empresas já verificam todos os candidatos no Facebook e a maioria das pessoas já nos googlam antes de uma reunião – e o mais provável é que ao o fazerem, encontrem o nosso perfil no Facebook.
A rede é ainda usada por muitos para contactos pessoais, por isso se o seu contacto não tiver um perfil público que possa seguir, eu aconselho a tentar criar alguma conexão offline – ou mesmo noutra rede como o LinkedIn – antes de lhe enviar um pedido de amizade.
Se tentar tornar algum contacto profissional seu amigo antes de o conhecer, a conexão desejada pode ser adiada (ou mesmo posta de lado).
Se já conhece a pessoa e ela se mostra recetiva a conectar-se consigo no Facebook, faça-o! Mas tenha sempre em mente que essa pessoa irá passar a ver tudo o que publicar no seu perfil – a não ser que restrinja o que eles veem.
Se estiver agora a começar a conectar-se com profissionais no Facebook, reveja todas as suas publicações e fotografias anteriores. É importante ter a certeza de que não se importa que os seus colegas de trabalho, clientes ou outros profissionais vejam tudo o que tem no seu perfil.
Se o seu círculo de social no Facebook for composto praticamente por amigos e tiver tido sempre uma política aberta quanto às suas publicações, pode valer a pena mantê-lo desta forma e não se conectar profissionalmente – a não ser que esteja disposto a alterar as suas configurações para garantir que apenas determinadas pessoas possam ver certas publicações.
Caber-lhe-á decidir se pretende manter a sua vida pessoal e profissional separadas.
Vamos diretos ao assunto – Como é que pode usar o perfil pessoal do Facebook para negócios?
O seu perfil pessoal e a página da empresa podem (e devem) trabalhar juntos.
Por um lado, é importante para uma empresa ter uma página profissional no Facebook que esteja em linha com o público-alvo e o tom de voz da marca.
Mas a forma como utiliza o seu perfil pessoal pode também desempenhar um papel importante na estratégia de redes sociais da sua empresa – e isso é muitas vezes esquecido.
Contudo, é importante ter em mente que, de acordo com a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook, não está autorizado a usar o seu perfil pessoal estritamente para negócios.
1 – Permita que sigam o seu perfil pessoal
A funcionalidade Seguir permite às pessoas ver todas as suas atualizações públicas sem que tenha de as aceitar como amigos – e sem que tenha de ver as atualizações destes no seu feed de notícias.
Depois de ativar a opção Seguir, reveja as configurações de privacidade das suas publicações no seu perfil pessoal. Quando publicar uma atualização de estado no seu perfil, pode optar por torná-la pública, visível para amigos ou para listas específicas.
Outro aspeto a ter em conta nesta funcionalidade é que qualquer pessoa que não aceite como seu amigo, torna-se automaticamente seu seguidor – permitindo que cresça rápida e facilmente o seu público com pouco esforço.
2 – Celebre momentos
Como é que pode partilhar sobre a sua empresa ou marca sem ser irritante? Celebre momentos!
Certamente já teve momentos incríveis na sua empresa que são interessantes de partilhar – um jantar de natal, a promoção de um colega ou o lançamento de um novo produto ou projeto.
A forma como falamos destas coisas é fundamental.
Aqui não me refiro a um comunicado de imprensa – esta não é a sua página da empresa no Facebook. Esta é a sua página pessoal, por isso utilize uma linguagem e tom que esteja em linha com a sua personalidade.
Verifique eventos da empresa ou publique uma fotografia divertida. Partilhe algo emocionante, engraçado ou de momentos na empresa, assim como partilha momentos em família ou com amigos.
3 – Encontre os momentos certos
Use o seu perfil pessoal no Facebook para reconhecer publicamente e felicitar um colega por uma promoção, uma mudança de carreira ou simplesmente por fazer um trabalho incrível. Quando publicar a atualização de estado, certifique-se de identificar essa pessoa.
Dependendo do contexto, poderá optar por a atualizar publicamente ou dentro de um grupo privado da empresa no Facebook. As pessoas anseiam por serem reconhecidas, e que melhor forma tem para isso do que reconhecer alguém num grupo entre os seus pares?
4 – Use o Graph Search para alcançar Influenciadores
Com a nova funcionalidade Graph Search, tem a possibilidade de expandir a sua rede e de se conectar com as pessoas que são influenciadores no seu mundo. Talvez queira chegar até alguém noutra empresa, um cliente potencial ou mesmo um jornalista.
No Graph Search, escreva: “Friends of friends who work for (company)” – não se esqueça de alterar o seu Facebook para o idioma English (US) para ter acesso a esta funcionalidade.
Aproveitar o poder dos amigos de amigos ainda está numa fase inicial no mundo das redes sociais, mas na vida real já o fazemos há muitos anos. Peça, através de uma mensagem privada, aos seus amigos e colegas para lhe apresentarem as ligações de segundo e terceiro grau.
5 – Conte a sua história
Quando o seu perfil pessoal está mais focado nos seus interesses e paixões, é natural que queira incluir algumas publicações sobre a sua empresa. É uma grande oportunidade de contar a história do que o faz levantar de manhã e ir para o trabalho!
As atualizações de estado no Facebook oferecem a oportunidade de identificarmos as pessoas e de utilizarmos as hashtags relevantes – e que hoje são pesquisáveis –, para que esta alcance um público mais amplo.
6 – Identifique pessoas nas fotografias da sua empresa
Identifique os seus amigos do Facebook nas fotografias na página da sua empresa – desta forma poderá reativar uma publicação antiga, trazendo a de volta ao feed de notícias.
Quando identifica alguém, a pessoa recebe uma notificação, a fotografia aparece na cronologia dessa pessoa e, dependendo das suas configurações, poderá também aparecer no seu feed de notícias. Isto aumenta o número de pessoas que veem a publicação, aumentando, assim, os gostos e a interação com a sua página.
Certifique-se de identificar com responsabilidade e somente as pessoas e páginas que estão de facto na fotografia.
7 – Crie listas do Facebook
Uma das coisas mais importantes para tirar partido do perfil pessoal do Facebook para negócios é criar listas personalizadas.
Recomendo que crie listas de clientes atuais e outra de potenciais.
Agora, em vez de ver as mensagens das centenas de pessoas com quem está conectado, pode ver apenas as publicações das pessoas que são mais relevantes para o seu negócio.
Isto torna mais fácil a tarefa de comentar, gostar e partilhar os conteúdos destes – o que deve acontecer a partir de seu perfil pessoal para que estes se sinta autênticos.
Integre na sua rotina diária o hábito de olhar para estas listas todos os dias. Este é o lugar onde vê as pessoas partilharem os seus altos e baixos, a sua família, as suas férias, os seus restaurantes preferidos e as coisas que os fazem mover todos os dias.
Interaja com eles. Goste, comente e partilhe – porque as relações são construídas com pequenas interações ao longo dos tempos.
Como é está a aproveitar o seu perfil pessoal do Facebook para construir o seu negócio?
Deixe o seu comentário em baixo ou envie-me uma mensagem no Facebook!
4 thoughts to “7 formas de usar o perfil pessoal do Facebook para negócios”
Não entendi nda sobre o Friends of friends who work for! Vc poderia explicar?
Olá Bárbara, Como está? O Graph Search é o motor de busca do Facebook e permite-nos obter muitas informações valiosas. No caso que referi, do “Friends of Friends who work for”, o que nos permite fazer é identificar possíveis contactos que sejam já amigos dos nossos amigos do Facebook. Por exemplo, imagine que quer contactar alguém que trabalha na empresa X. E imagine que um amigo seu do Facebook conhece essa pessoa que trabalha lá. Se pesquisar por “Friends of Friends who work for X” o Facebook irá dizer-lhe que amigo seu é que conhece uma pessoa que lá trabalha, e assim já pode perdi-lhe que lhe apresente essa pessoas.
Espero ter conseguido explicar-lhe melhor,
Obrigada,
Helena
Entendi! Obrigada Helena. Posso então pesquisar Friends of Friends who like Arquitetura?
Sim Bárbara 🙂 Mas experimente o seguinte: friends of my friends who like architecture