Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos

Desde que os social media foram adoptados rapidamente por diversas organizações, uma pergunta persistente tem preocupado tanto utilizadores individuais como marcas: Sobre o que é que devemos falar online?

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos

Uma das regras mais comummente adoptadas pelas marcas é a regra dos terços.

Essa regra, diz que as publicações, quer no Facebook quer no Twitter, devem-se enquadrar numa destas 3 categorias:

  • 1/3 das publicações devem ser sobre si e a sua marca;
  • 1/3 devem ser sobre a sua indústria – e o conteúdo de terceiros;
  • 1/3 das publicações devem ser interações pessoais.

Enquanto esta fórmula funciona para a maioria das empresas e marcas, é, curiosa e unicamente inadequada para as organizações sem fins lucrativos.

Em vez disso, estas organizações devem focar-se em três categorias: apreciação, advocacia e apelo – os três As.

Explore em baixo, como é que pode aplicar cada um destes três As às publicações da sua organização.

A Regra dos Três As para os Social Media das Organizações Sem Fins Lucrativos

Apreciação

O primeiro foco da sua marca nos social media deve ser a apreciação dos doadores.

Antigamente, os doadores só podiam ser reconhecidos através de meios offline: um telefonema, uma carta de agradecimento ou um reconhecimento num evento.

Os social media permitem-nos reconhece-los publicamente com maior impacto e a um preço baixo e, quando feito estrategicamente, pode estabelecer laços mais fortes entre a sua organização e os seus apoiantes, enquanto aumenta a sua exposição. Esta é também uma excelente forma de divulgar a sua missão e aumentar a interação.

Ao expor os seus doadores, está a permitir que estes publicitem a sua filantropia. Os doadores sentem-se bem quando apoiam uma causa na qual acreditam, e sentem-se ainda melhor quando toda a gente sabe disso. Ao identificar os utilizadores nas suas fotos e publicações está a explorar a inclinação natural dos utilizadores dos social media para o exibicionismo (no bom sentido). Não só está a mostrar a sua apreciação, como está a aumentar as chances de que estes irão partilhar informação sobre a sua organização.

Em plataformas como o Facebook, na qual deverá publicar 1 ou 2 vezes por dia, considere criar a rubrica “doador do dia” ou o “doador da semana” numa publicação em que destaca um apoiante e o que é que este deu.

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Doador da Semana
Os doadores sentem-se bem quando apoiam uma causa na qual acreditam, e sentem-se ainda melhor quando toda a gente sabe disso.

Alguns dos seus doadores, especialmente os pertencentes à geração Milénio, podem até preferir os social media como canal de comunicação. Logo, inclua os social media como opção quando pergunta sobre as suas preferências em termos de meios de comunicação. Não receie pedir os usernames do Twitter ou de outras redes sociais e guarde-os na sua base de dados de doadores.

Mas os doadores não são os únicos apoiantes que pode reconhecer publicamente nos social media. Colaboradores, voluntários e parceiros são também ótimos candidatos para reconhecer e apreciar publicamente. Afinal, a sua organização não funciona sem estes.

Dica: Se tem um website, escreva um artigo sobre o “doador da semana” onde destaca esse apoiante e publique, posteriormente, nas redes sociais onde tem uma página. Isto irá ajudar a aumentar as visitas ao seu website e e a subir no ranking de pesquisas do Google.

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Doador da Semana
Incentive os seus fãs a visitarem o seu website e a conhecerem melhor a sua organização, missão e causa.

Advocacia

Todas as Organizações Sem Fins Lucrativos têm uma missão e uma causa que têm de defender. Os social media são uma excelente forma de partilhar informação que sensibilize e eduque, fora do contexto de angariação de fundos.

Siga outras Organizações Sem Fins Lucrativos que defendam ou investigam tópicos que são relevantes para a sua organização e partilhe esses conteúdos.

Dica: Clique aqui para seguir esta lista que criei com diversas organizações sem fins lucrativos e veja as melhores práticas, procure conteúdos que possa partilhar e interaja com essas organizações.

Envolver-se com os conteúdos destas – seja interagindo em debates, fazendo perguntas ou partilhando histórias – pode ajudar bastante a aumentar a consciencialização para a sua causa e organização.

Enquanto existem inúmeros conteúdos externos que pode partilhar, a sua causa representa de certeza uma oportunidade para criar conteúdo interno. Publique artigos e vídeos que mostrem o conhecimento que os seus colaboradores e voluntários possuem sobre a sua causa e partilhe-os nas diversas redes sociais.

Apelo

Ninguém pode negar que os social media têm sido decisivos para a angariação de fundos online. Não existe uma razão para não solicitar doações diretamente no Facebook. Twitter ou em outra rede, desde que os seus apelos ocorram proporcionalmente aos outros tipos de conteúdo em cima mencionados.

Quanto mais especifico for no apelo, melhor. Por exemplo, fazer uma publicação no Facebook a pedir uma doação para uma ação específica, funciona muito melhor do que um genérico: “por favor, considere fazer uma doação hoje”.

E não se esqueça que não precisa de o fazer sozinho. Ao mobilizar influenciadores pode aumentar exponencialmente o seu alcance promocional. Inclua os principais doadores no planeamento e implementação de campanhas nos social media. Peça a membros, voluntários e colaboradores para incluírem  a sua organização nos seus perfis e biografias. Faça a sua marca parte da marca pessoal deles!

Não é por acaso que este é o terceiro ponto desta lista. Os utilizadores de Internet estão a ficar cada vez mais conscientes de quando estão a ser solicitados ou promovidos. Simultaneamente, os marketers e as instituições que angariam fundos estão sempre à procura de novos métodos digitais para angariarem novos clientes ou angariarem novas doações. Isto é uma combinação volátil.  Deixar de ter como estratégia principal de estar nos social media a angariação de fundos, pode começar a construir uma comunidade autêntica em torno da sua marca.

Dicas extra

Para os administrados de Organizações Sem Fins Lucrativos que não têm tempo para pesquisar regularmente as tendências dos social media, pode ser muito difícil estar à frente na curva de aprendizagem.

A par do tempo necessário para criar conteúdos para os social media e para gerir as redes sociais, são sempre precisas pelo menos duas horas semanalmente para pesquisar as tendências e melhores práticas.

Por isso, deixo aqui algumas dicas rápidas e simples para o ajudar a tirar melhor partido dos social media para a sua organização.

Adicione uma morada completa à sua página do Facebook para ativar a sua localização

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Localizações no Facebook
Adicione uma morada completa à sua página do Facebook….
Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Localizações no Facebook
… e permita que os seus fãs façam check-in na sua página e avaliem a sua organização.

Crie um álbum com mapa no Pinterest que mostre as suas ações em locais específicos

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Albuns com mapas no Pinterest
A UNESCO World Heritage Sites in the UK criou um álbum no Pinterest onde promove os locais no Reino Unido que são património mundial.

Promova o seu merchandising Online

Crie um álbum no Pinterest especificamente para o seu merchandising.

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Albuns de merchandising no Pinterest
O Trevor Project dedica um álbum à venda de merchandising – incluindo T-shirts e pulseiras, tudo com o branding da organização.

E procure também outros canais de distribuição. Em Portugal, existe um website especificamente para a venda de merchandising de diversas Organizações Sem Fins Lucrativos. Para que os seus produtos sejam adicionados a este website, escreva para o divulgar@comprasolidaria.pt ou contacte através do número 918955646.

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Merchandising de Organizações Sem Fins Lucrativos
O Compra Solidária é um website dedicado à venda de produtos cujo valor reverte em parte (ou mesmo na totalidade) para ajudar uma dada causa!

Crie um álbum do Pinterest para agradecer aos seus doadores e voluntários

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Agradecer aos doadores
A ASPCA dedicou um álbum aos seus doadores. Esta é uma forma fenomenal de mostrar a sua apreciação aqueles que apoiam a sua organização – e dá-lhes algo que partilhar nas suas redes, aumentando o seu alcance.

Crie uma Showcase Page no LinkedIn

Social Media para Organizações Sem Fins Lucrativos - Showcase Pages do LinkedIn
As páginas do LinkedIn permitem que sejam criadas Showcase Pages. Crie uma para cada campanha ou programa que esteja a desenvolver.

Últimos Comentários…

Já há algum tempo que não escrevia aqui. Mas hoje decidi roubar um bocadinho de tempo a mim mesma para escrever este artigo muito especial para mim.

Esta semana fui contactada por uma instituição muito especial a pedir-me dicas de como podem aumentar a interação nas redes sociais e outras dicas que eu ache úteis e que eles pudessem implementar.

Por isso, aqui ficam as melhores práticas que encontrei. Espero que vos ajude a vocês e, especialmente, às pessoas que vocês ajudam.

Que tipo de abordagem tem adoptado a sua organização nos social media? Partilhe connosco nos comentários em baixo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

14 soluções para ultrapassares os principais desafios de um Social Media Manager sem dores de cabeça.👇