Dicas para Aumentar a Interação no Facebook

Está à procura de novas formas de aumentar a interação com os seus fãs no Facebook?

Acha que as suas táticas atuais precisam um pouco mais de potência?

A sua visibilidade no feed de notícias depende cada vez mais da interação. Por isso, neste artigo partilho 10 dicas para aumentar a interação no Facebook.

O Poder do Facebook para Empresas

O Facebook é a rede social mais utilizada e importante para as marcas – aqui acho que não há dúvidas, até porque os números não mentem:

  • Uma publicação que inclui um álbum ou fotografias recebe mais 120 a 180% interações dos fãs do que um post só de texto1;

[Tweet “Um post no Facebook que inclui um álbum ou fotografias recebe mais 120 a 180% interações. “]

  • Apenas 1 mês depois da introdução da cronologia do Facebook para as marcas, os conteúdos visuais – fotografias e vídeos – viram um aumento de 65% nas interações2;

[Tweet “A cronologia do Facebook fez com que a interação com imagens e vídeos aumentasse em 65%.”]

  • 52% dos marketers encontraram um cliente através do Facebook, em 2013 3;

[Tweet “52% dos marketers encontraram um cliente através do Facebook em 2013.”]

  • 85% dos fãs de marcas no Facebook recomenda marcas a outros, comparado com a média de 60% de utilizadores4;

[Tweet “85% dos fãs de marcas no Facebook recomenda marcas a outros.”]

  • A média de likes no Facebook é 2.7 milhões por dia5.

[Tweet “Existem 2.7 milhões de likes por dia no Facebook.”]

10 Dicas para aumentar a interação no Facebook

10 Dicas para Aumentar a Interação no Facebook

  •  Não use fotografias de marketing genéricas no Facebook. Crie fotografas especificamente para gerar conversação;

Dica: Explore aqui como criar conteúdos visuais para as redes sociais.

  • Pense como é que pode comunicar visualmente – os fãs estão mais predispostos a comentar, gostar e partilhar imagens;
Aumentar a Interação no Facebook - Intel
A Intel aproveitou o sucesso do Gangnam Style para se conectar com os fãs no Facebook.
  • Peça aos seus fãs para partilharem as suas próprias imagens, para lhe dar uma perspetiva de como usam os seus produtos no seu dia-a-dia;
Aumentar a Interação no Facebook - Whats in your Bag da Moleskine
A Moleskine convidou os fãs a partilharem o que é que traziam dentro das seus malas (além de um Moleskine claro).
  • Crie conteúdos específicos para o Facebook nas quais os seus fãs possam participar;
Aumentar a Interação no Facebook - Chili’s Grill & Bar
O Chili’s Grill & Bar costuma colocar questões ao fãs criando uma oportunidade para que estes interajam com as publicações.
  • Fotografias e vídeos funcionam muito bem no Facebook e geram interação com os fãs;
A GoPro publica regularmente vídeos com Dicas e Truques de como os fãs podem usar os seus produtos.
A GoPro publica regularmente vídeos com Dicas e Truques de como os fãs podem usar os seus produtos.
  • Seja criativo com a capa da sua página e escolha elementos cativantes e inspiradores. Altera-a regularmente (eu aconselho de 3 em 3 semanas) para a manter atual;
A HubSpot utiliza o espaço da capa do Facebook para promover ebooks, eventos e outros recursos de marketing da empresa.
A HubSpot utiliza o espaço da capa do Facebook para promover ebooks, eventos e outros recursos de marketing da empresa.
  • Integre as suas estratégias regulares de marketing no Facebook, mas deixe o Facebook levá-lo mais longe. Por exemplo, mostre imagens dos bastidores da sua empresa e deixe os fãs decidirem o que acontece depois;
Aumentar a Interação no Facebook - Deixar os fãs decidir o que vem a seguir
O Parlamento Europeu partilha imagens da sua mascote, pedindo aos fãs que decidam o que acontece depois.
  • Marcas globais podem tirar partido das páginas regionais para segmentar a informação baseada na localização dos seus fãs de diferentes países. Considere as diferenças culturais que possam existir quando cria imagens ou vídeos para uma região em particular;
Aumentar a Interação no Facebook - Harlem Globetrotters
A Harlem Globetrotters aumentou o tráfego do Facebook para o website em 230% com uma campanha segmentada por localização geográfica.
  • Não se preocupe em demasia com a utilização de fotógrafos profissionais – uma fotografia tirada num smartphone por um fã, conta muitas vezes melhor a história do que uma fotografia profissional;
Aumentar a Interação no Facebook - A Walmart usa fotos dos fãs na capa do Facebook
A Walmart usa fotos dos fãs na capa do Facebook.
  • Ofereça concursos visuais criativos para interagir com os seus fãs numa forma sustentável.
Aumentar a Interação no Facebook - Glenisk
A Glenisk lançou um concurso no Facebook para que os fãs decidissem qual seria a banda sonora do próximo anúncio de televisão.

 De volta a si..

O que é que acha? Que outras dicas para aumentar a interação no Facebook tem usado?
Partilhe os seus comentários em baixo.

2 thoughts to “10 Dicas para Aumentar a Interação no Facebook

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