Então o que temos de fazer para vender nas redes sociais?
Como eu costumo dizer às pessoas que me tentam vender alguma coisa: Não me venda alguma coisa.. Resolva-me um problema. Por isso, a questão que nos devemos colocar antes de tentar vender um bem ou serviço a um potencial cliente é: Qual é o problema deste cliente e como o podemos ajudar a resolvê-lo? Uma parte do processo de vendas é conhecer os nossos clientes potenciais e estabelecer relações. E as redes sociais permitem-nos isto, de forma fácil e rápida. Assim, deixo-lhe as 3 estratégias mais importantes que utilizo todos os dias – e não precisa despender mais de 30-60 minutos por dia!
Pesquise
Sabia que, em média, 3-5% dos clientes potenciais estão prontos para comprar? Mas como encontrá-los?
- Identifique quem são os seus potenciais clientes;
- Pesquise a situação destes para compreender melhor as suas necessidades;
- Fique alerta a indícios de compra que indiquem uma mudança no comportamento do potencial cliente;
- Monitorize as atualizações e publicações dos colaboradores da empresa do potencial cliente – pode obter informações importantes!
Conecte
As pessoas não fazem negócios com estranhos. Mas como é que chegamos até eles?
- Monitorize as atividades online dos potenciais clientes – Quem visitou o seu perfil do LinkedIn?;
- Construa relações através de múltiplos pontos de contacto – Conecte-se com os potenciais clientes que visitaram o seu perfil do LinkedIn;
- Interaja para iniciar uma comunicação centrada no cliente – Conecte-se com os membros do LinkedIn que lêem as suas publicações;
- Tag todos os seus potenciais clientes no LinkedIn.
Eduque
Os potenciais clientes não conhecem a sua solução. Mas como é que superamos isto?
- Torne-se uma fonte credível de informação – pesquise informação para partilhar;
- Ofereça aos potenciais clientes informação importante e recursos relevantes para as suas necessidades – partilhe essa informação nas suas redes sociais e analise a interação com os seus conteúdos;
Dica: Utilize o seu telemóvel/tablet. Partilhar informação demora apenas alguns segundos!
- Desafie a visão destes sobre determinada situação e mostre-lhes uma perspetiva diferente – adira a grupos onde os seus potenciais clientes estão e inicie 5 novas conversações por semana.
Como vendedores temos de ser perspicazes e úteis para os nossos compradores – no momento e no lugar certo. Dica: Partilhe no SlideShare apresentações sobre os seus produtos.
Partilhe connosco a alguma história de sucesso de geração de vendas através das redes sociais!
Já conseguiu um cliente através das redes sociais? Ou conhece alguém que o tenha conseguido? Partilhe a sua história com os nossos leitores.