Helena Dias | Vender nas Redes Sociais
Ao longo da última década, os clientes B2B tornaram-se socialmente poderosos e os tomadores de decisão altamente informados. Embora seja do conhecimento geral que os consumidores estão a recorrer às redes sociais para encontrar ofertas, pesquisar produtos e fazer recomendações, o uso generalizado dos meios de comunicação social entre os compradores é menos apreciado. Na verdade, a Internet tem vindo a dar aos clientes B2B um poder de mercado significativo. E por isso, o Social Selling –  o uso das redes sociais pelas empresas para ouvir e interagir com os clientes – é uma consequência inevitável da compra social. Como Erik Qualman afirmou “Nós não temos escolha sobre se fazemos social media, a questão é o quão bem o fazemos”.

Então o que temos de fazer para vender nas redes sociais?

Como eu costumo dizer às pessoas que me tentam vender alguma coisa: Não me venda alguma coisa.. Resolva-me um problema. Por isso, a questão que nos devemos colocar antes de tentar vender um bem ou serviço a um potencial cliente é: Qual é o problema deste cliente e como o podemos ajudar a resolvê-lo? Uma parte do processo de vendas é conhecer os nossos clientes potenciais e estabelecer relações. E as redes sociais permitem-nos isto, de forma fácil e rápida. Assim, deixo-lhe as 3 estratégias mais importantes que utilizo todos os dias – e não precisa despender mais de 30-60 minutos por dia! Vender nas Redes Sociais

Pesquise

Sabia que, em média, 3-5% dos clientes potenciais estão prontos para comprar? Mas como encontrá-los?

  • Identifique quem são os seus potenciais clientes;
  • Pesquise a situação destes para compreender melhor as suas necessidades;
  • Fique alerta a indícios de compra que indiquem uma mudança no comportamento do potencial cliente;
  • Monitorize as atualizações e publicações dos colaboradores da empresa do potencial cliente  – pode obter informações importantes!

Conecte

As pessoas não fazem negócios com estranhos. Mas como é que chegamos até eles?

  • Monitorize as atividades online dos potenciais clientes – Quem visitou o seu perfil do LinkedIn?;
  • Construa relações através de múltiplos pontos de contacto – Conecte-se com os potenciais clientes que visitaram o seu perfil do LinkedIn;
  • Interaja para iniciar uma comunicação centrada no cliente – Conecte-se com os membros do LinkedIn que lêem as suas publicações;
  • Tag  todos os seus potenciais clientes no LinkedIn.

vender nas redes sociais - quem viu o seu perfil no linkedin

Eduque

Os potenciais clientes não conhecem a sua solução. Mas como é que superamos isto?

  • Torne-se uma fonte credível de informação – pesquise informação para partilhar;
  • Ofereça aos potenciais clientes informação importante e recursos relevantes para as suas necessidades – partilhe essa informação nas suas redes sociais e analise a interação com os seus conteúdos;

Dica: Utilize o seu telemóvel/tablet. Partilhar informação demora apenas alguns segundos!

  • Desafie a visão destes sobre determinada situação e mostre-lhes uma perspetiva diferente – adira a grupos onde os seus potenciais clientes estão e inicie 5 novas conversações por semana.

Como vendedores temos de ser perspicazes e úteis para os nossos compradores – no momento e no lugar certo. Dica: Partilhe no SlideShare apresentações sobre os seus produtos.

 vender nas redes sociais | apresentações de produtos no slideshare

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