10-Ferramentas-de-Social-Media-Listening

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.

O termo social media listening (mais propriamente a “escuta” das redes sociais), é também conhecido como a “monitorização das redes sociais”, sendo o processo de identificar e avaliar o que está a ser falado sobre uma empresa, marca, produto ou pessoa na Internet.

A chave para o sucesso das suas redes sociais está em ouvir o que os seus seguidores dizem sobre si, analisando todos os dados extraídos e percebendo quais as mensagens com mais impacto, por forma a melhorar a sua estratégia de marketing.

As melhores ferramentas de monitorização gratuita

Sempre que procurar uma ferramenta online para monitorizar o que está a ser falado sobre a sua empresa/marca, aconselhamos a que experimente várias e que escolha a que melhor se adequar às suas necessidades.

Em primeiro lugar, deve ter em conta o que vai monitorizar, ou seja, quais os alertas que vai criar para a sua empresa/marca. Recomendamos que coloque nos alertas automáticos (para o Google Alerts, TweetDeck, Topsy, e/ou Hootsuite):

  • O nome da sua empresa/marca;
  • Slogans, mensagens-chave, mottos;
  • Palavras-chave que sejam relevantes para a sua área de negócio.

De seguida, apresentamos-lhe as melhores ferramentas gratuitas que pode usar:

1. Social Mention

Muito popular entre os entusiastas das redes sociais, monitoriza mais de cem sites de redes sociais. É uma das melhores ferramentas de “escuta” gratuitas no mercado, uma vez que analisa os dados com mais profundidade e mede a influência em 4 categorias: Força, Sentimento, Paixão e Alcance.

2. TweetDeck

Gere as necessidades básicas dos utilizadores do Twitter, daí ser uma boa opção para quem se está a iniciar nesta atividade. É uma excelente ferramenta para agendar tweets e monitorizar interações e mensagens, bem como fazer um acompanhamento de hashtags e gerir várias contas.

3. Reachli

Tendo em conta que tanto as imagens como os vídeos são, nos dias de hoje, indispensáveis para muitas empresas, recomendamos esta ferramenta que mede e otimiza os conteúdos dos vídeos e imagens.

4. IceRocket

Esta ferramenta tem como objetivo monitorizar blogs, contas no Twitter e Facebook. Permite que escolha os períodos de tempo que está interessado(a) em monitorizar. Pode ser ainda uma ferramenta muito útil em termos de pesquisa de blogs que falem sobre as tendências que lhe interessam para o seu negócio.

5. Klout

Mede a influência relacionada com o envolvimento no Twitter e é um bom meio para saber o que as pessoas pensam sobre a sua empresa/marca, e ver o que os influencia mais e menos. Pode assim ajustar as suas mensagens de acordo com os interesses do seu público-alvo e aumentar a sua taxa de envolvimento.

6. Twazzup

Esta ferramenta é excelente para quem está a iniciar a sua atividade nas redes sociais, mais concretamente para a monitorização do Twitter. A única coisa que tem que fazer é escrever o nome que deseja acompanhar e vai obter atualizações em tempo real – desde os influenciadores mais ativos, as melhores fotografias e links, e as 10 melhores palavras-chave relacionadas com a pesquisa.

7. Addictomatic

Se o seu objetivo é o de obter uma visão geral sobre uma empresa/marca ou até sobre palavras-chave para ver quais as maiores tendências, esta ferramenta pode ser muito útil. Analisa uma variedade de plataformas, tais como: Bing, Twitter, Flickr, WordPress, YouTube, Delicious, Google, Ask.com, entre outras.

8. TweetReach

A ferramenta certa para o seu negócio, se estiver interessado(a) em monitorizar o alcance dos seus tweets, medindo o impacto real e as implicações das discussões nas redes sociais. Ajuda-o(a) ainda a saber quem são os seus seguidores mais influentes.

9. HowSociable

Ferramenta útil para medir a sua presença nas redes sociais, bem como a dos seus concorrentes. A conta gratuita permite-lhe acompanhar até 12 sites de redes sociais, incluindo o WordPress e o Tumblr. No entanto, se estiver interessado(a) em acompanhar 36 sites, como o Facebook, Pinterest, Twitter, entre outros, vai precisar de ter uma conta pro. Consegue ainda ver quais as plataformas que funcionam melhor e quais as que necessitam de um maior desenvolvimento e acompanhamento.

10. Hootsuite

Hootsuite é uma das melhores ferramentas de gestão das redes sociais, que inclui o Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+. Os relatórios de análise semanais e a excelente facilidade de gestão de equipa pode ser muito útil quando há mais que uma pessoa a lidar com as várias contas das redes sociais.

Conclusão

As ferramentas de “escuta” não são usadas apenas por vaidade! Nelas vai encontrar maneiras de interagir com as pessoas que falam sobre a sua marca, criando assim um maior envolvimento.

É mais fácil ir mantendo a casa limpa, se for limpando um pouco por dia, do que esperar até que ela fique muito suja e muito desorganizada, certo? O mesmo se passa com as redes sociais e as ferramentas que se usam para a sua monitorização/”escuta”. O que pretendemos dizer com isto é que deve verificar as suas redes sociais e o que está a ser dito sobre si online de forma regular, como faz com o seu email todos os dias!

O Google e os Alertas do Google já foram as ferramentas mais usadas para as pesquisas. Nos dias de hoje, eles ainda fazem parte da experiência, mas são apenas uma parte dela, se quiserem – o início! Comece por experimentar a lista das 10 ferramentas que apresentamos em cima e “escute” o que estão a dizer sobre si e de que forma pode melhorar as suas comunicações!

Já usa alguma destas ferramentas para o social media listening? Têm sido úteis para o seu trabalho? Conhece mais alguma que não seja mencionada acima? Partilhe connosco a sua experiência e feedback.

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