4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing

Quer usar o LinkedIn mais eficientemente?

Já pensou como o pode usar além de simplesmente listar as suas responsabilidades e trabalhos?

O LinkedIn é a rede social nº1 para profissionais, mas isso não significa que tenha de usar o seu perfil como um currículo tradicional – e aborrecido.

Neste artigo, irá descobrir 4 formas de tornar o seu perfil do LinkedIn numa ferramenta de marketing que atraia responsáveis pela tomada de decisões.

Desenvolva um Plano de Atuação no LinkedIn

Alguns estudos de 2014, indicam que 71% dos marketers de B2B afirmam que o aspecto mais importante do seu plano de marketing para o LinkedIn é a relevância da sua audiência. Isto aplica-se também a si. Quando estiver a atualizar o seu perfil do Linkedin, comece por definir como é que vai usar cada seção do seu perfil para mostrar aos potenciais clientes que é relevante para estes.

Quando alguém começa a construir um perfil, sem pensar como tirar o máximo partido deste, o mais provável é acabar em uma grande confusão.

Então, como é que pode corrigir isto?

Explore as 4 formas seguintes de como atualizar o seu perfil do LinkedIn para melhorar o seu marketing pessoal.

1 – Use títulos arrojados

É provável que já tenha visto perfis do LinkedIn com títulos que descrevem apenas a atual situação de emprego da pessoa.

E é exactamente isso que se espera de um currículo – certo? Mas você quer fugir ao currículo básico e tradicional.

O seu perfil do LinkedIn deve conter um título arrojado. Em vez de dizer aos seus potenciais clientes a sua atual posição, ofereça-lhes mais informações.

No meu perfil, uso um título forte e que faz com que as pessoas queiram continuar a ler:

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing - Título do Perfil do LinkedIn
Títulos intrigantes despertam o interesse dos potenciais clientes.

Eu estou a convidar as pessoas a aprenderem mais sobre o porquê de eu ser a melhor escolha para aquele trabalho, enquanto defino claramente qual é a minha especialidade – destacando-me no mar dos consultores desta área.

E pode fazer o mesmo. Pergunte-se a si mesmo estas questões:

  • Qual é a sua especialidade?
  • Como é que pode demonstrar/comprovar isso (p.e. Artigos Publicados)?
  • Quem é que o recomendou?
  • Que projectos demonstram o seu sucesso?

Agora, crie um título confiável que reflita as suas respostas. Vai usar o resto do seu perfil para reforçar essa afirmação.

Pode começar a reforçar essa afirmação na seção de Publicações. Inclua uma lista dos seus melhores artigos publicados em websites reconhecidos e com os quais a sua audiência está familiarizada. Por baixo de cada publicação, inclua um breve resumo e um link para o seu artigo.

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing - Publicações no LinkedIn
Ofereça aos seus potenciais clientes razões para clicarem e aprenderem mais sobre as suas especialidades.

Vá até à seção de Experiência. Para aumentar a sua credibilidade, peça a colegas de trabalho, clientes e parceiros que o recomendem para cada função que adicionou a esta seção. 

2 – Conte Histórias

A seção de Experiência têm um potencial que só alguns utilizadores tiram vantagem de. Por exemplo a maioria das seções de Experiência parecem um lista aborrecida de responsabilidades. A informação é difícil de captar e, se for como eu, vê uma seção de Experiência como esta e pergunta-se “E então?”.

Compare a sua seção de Experiência com o exemplo que apresento em baixo:

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing - Seção Experiência no LinkedIn
Diga aos seus potenciais clientes o que faz e como o faz através de exemplos e de histórias.

 

Neste exemplo, não só descrevo algumas das minhas tarefas, como explico os resultados alcançados e como os alcancei.

E porque invisto algum tempo a explicar como alcanço esses resultados, tenho sido contactada por clientes que afirmam estarem à procura de profissionais com o meu perfil e que estão dispostos a pagarem pelos meus serviços nesta área.

Quando olha para a sua seção de Experiência, como é que esta lhe parece? Se se parece com um currículo tradicional, reescreva esta seção de forma interessante e que mostre aos seus potenciais clientes como é que pode ajudar a empresa deste.

3 – Ofereça Estudos de Caso

Estudos recentes indicam que os de marketers de B2B afirmam que os estudos de caso são o tipo de conteúdo mais eficaz de em marketing de conteúdos. Ainda assim, esta forma de conteúdo não é uma prática comum no LinkedIn.

Contudo, e para reforçar o ponto anterior, tenho comecei a adicionar estudos de caso que comprovem os pontos que referi nas diversas seções que referi anteriormente.

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing - Seção de Projectos no LinkedIn
Use Estudos de Caso para reforçar e comprovar a sua especialidade

Na seção de Projetos (onde é possível clicar no título), tenho adicionado estudos de caso que partilho no blog da Agência de Marketing Digital em que estou a trabalhar neste momento, aumentando também o tráfego para o blog desta. Na seção de experiência, partilho os estudos de caso que não podem ser encontrados nos websites das empresas onde trabalhei.

4 – Inclua Conteúdos Multimédia

Os conteúdos multimédia são uma forma rápida de transmitir a sua especialidade e relevância aos potenciais clientes. Com a funcionalidade da galeria profissional do LinkedIn, pode adicionar vídeos, apresentações do SlideShare e outras ferramentas multimédia para demonstrar o seu valor. Infelizmente, são poucos os profissionais que tiram partido desta oportunidade.

Tanto da seção Sumário como na seção Experiência, tenho adicionado fotografias, vídeos, apresentações ou outros conteúdos que reforcem o meu posicionamento e especialidades que destaco ao longo do meu perfil.

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing - Adicionar conteúdos multimédia ao LinkedIn
Use conteúdos multimédia para mostrar as suas capacidades e enfatizar as suas especialidades

Se tiver um vídeo, adicione-o. Se tiver apresentações que fez em conferências, adicione-as. Se tiver artigos publicados, digitalize-os e adicione-os. Pode ainda mostrar as marcas com quem tem trabalhado e explique como contribuiu para o sucesso das mesmas.

Conclusão

São poucos os profissionais que têm tirado o máximo de proveito das funcionalidades do LinkedIn para atraírem clientes de B2B – continuando a usar o LinkedIn como um currículo aborrecido e tradicional.

Em vez de usar o LinkedIn dessa forma, faça-o sobressair criando títulos arrojados sobre as suas especialidades e reforçando-as com exemplos concretos de como pode ajudar as empresas a alcançar o sucesso, partilhando estudos de caso relevantes e adicionando conteúdos multimédia.

Nota: Todas as dicas anteriores podem também ser aplicadas a profissionais e/ou estudantes à procura de novos desafios.

O que é que acha? Tem atualizado o seu perfil regularmente? Tem usado o seu perfil como um currículo ou como ferramenta de marketing?

Partilhe os seus comentários e questões em baixo.

4 formas de usar o LinkedIn como Ferramenta de Marketing

por Helena Dias tempo: 5 min
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