Este artigo foi publicado originalmente no blog da Oakreative.
Como profissionais de comunicação, o que todos pretendemos é que os conteúdos que desenvolvemos sejam vistos pelo maior número de pessoas possível. Isto significa que temos que saber moldar a informação de forma eficaz para que a mesma seja bem classificada nos motores de busca do Google.
Com estas preocupações em mente, temos vindo a examinar várias formas de melhorar conteúdos que possam chamar a atenção no Google e aumentar, assim, a consciencialização da sua marca.
Em seguida, apresentamos-lhe as 8 dicas para fazer brilhar o seu conteúdo na Internet.
Dicas para fazer brilhar o seu Conteúdo Online
Qualidade
Leve o tempo que for preciso para que os seus conteúdos sejam mais fáceis de ler e de entender, do que os dos seus concorrentes.
Novidades “frescas”
Crie um hábito de atualizar os conteúdos regularmente. Dependendo do tipo de negócio onde atua, deve publicar novos conteúdos, pelo menos uma ou duas vezes por semana, ainda mais se o seu negócio estiver inserido em setores altamente competitivos.
Relevância
Os conteúdos que desenvolver e publicar devem ser relevantes para o setor onde atua. Se os conteúdos não tiverem nenhuma relevância, os leitores não vão estar interessados e vão procurar conteúdos aos seus concorrentes.
Para que os leitores compreendam, desde o início, o conteúdo dos artigos que publicar, existem 4 características a ter sempre em conta, por forma a criar uma perspetiva única e não gerar confusão:
- Tópico – Tenha um tema de discussão ou de conversação (título apelativo) que seja direto e simples de perceber. Por exemplo, dê ao leitor a oportunidade de identificar no título do artigo aquilo que se vai descrever. Explore este exemplo: 3 Obstáculos Do Atendimento Ao Cliente Nas Redes Sociais
- Ideia – Tenha uma frase de destaque que vai resumir o que se vai falar ao longo do artigo. Explore este exemplo:
- Ponto de vista – Desenvolver conteúdo focado com o tema do artigo, não divagar e não escrever mais do que o necessário. Mostrar o ponto de vista de quem está a escrever os conteúdos também é muito importante. Observe o exemplo que lhe mostramos de seguida:
- Conclusão – Crie um espaço de diálogo com os seus leitores, terminando sempre os seus artigos com duas ou três questões. Observe este exemplo:
A sua empresa já está a efetuar um serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais? Este atendimento é suficiente? Como tem usado as redes sociais para melhorar o serviço de atendimento? Partilhe connosco as suas dicas e feedback.
Exclusividade
Ofereça uma perspetiva diferente aos leitores, algo que eles não encontrem em mais nenhum lugar.
Imagem
Conteúdos que contenham bons elementos visuais são melhor classificados no Google. Tenha em conta que as pessoas são muito visuais. Observe o exemplo de “Como usar as Redes Sociais para Recrutamento: O Caso da Ubiwhere”:
Informação preciosa
Conteúdos repletos de boas informações são muito valiosos e populares entre os leitores, logo também serão populares nas pesquisas do Google.
Utilidade
Os seus conteúdos devem oferecer informação que os leitores possam usar por si. Deve desenvolver conteúdos que promovam o conhecimento e a informação que de outra forma os leitores não conseguiriam obter. Explore este exemplo:
Confiança
Se os seus conteúdos oferecerem informações que não podem ser encontradas em mais nenhum lugar, tem aqui uma oportunidade para se tornar um especialista na área e alguém em quem os leitores confiam.
Conclusão
Qual a estratégia que tem adotado em termos de conteúdos na sua empresa? Já adotou alguma das dicas acima apresentadas? Partilhe connosco as suas dicas e feedback.
Créditos da Imagem: Chris Dlugosz